Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pré-sal ou pré-escola?

A participação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi uma das mais ricas até o momento no Fórum Nacional de TVs Públicas, que está sendo realizado em Brasília desde terça-feira (26/5). Com seu jeito manso de falar e num tom didático de um bom conselheiro falou sobre as impressões que tem da televisão como espectador que é.

Cobrou da TV pública o debate sobre grandes temas e lembrou de algo comentado aqui ontem sobre o esvaziamento das sessões do Senado e Câmara.

– Não existe debate lá. A gente fala e ninguém responde, e eu me incluo nisso. A gente escuta e vai embora, ou melhor, nem escuta. Os discursos são para a TV, pois o Senado está sempre vazio – disse Buarque.

O Senador questionou o motivo de alguns temas não terem espaço para debate: a persistência da pobreza num país tão rico como o Brasil, a fragilidade tecnológica diante da Índia e China, e a baixa qualidade da educação.

– Para fazer uma CPI do Apagão Intelectual, consegui as assinaturas necessárias e depois o Governo retirou. Agora, para se fazer uma CPI da Petrobrás é bem mais fácil.

Cristovam Buarque pediu também mais diversidade e alegria na TV Pública brasileira e como sempre defende a educação como alavanca para o desenvolvimento jogou no ar uma última pergunta:

– O futuro do Brasil está no pré-sal ou na pré-escola?

Ele mesmo tratou de responder.

– O pré-sal vai dar dinheiro como deu o ouro, o café em outras épocas. Mas com educação vamos ganhar muito mais.

LEIA MAIS EM:
Câmara vazia e Senado com protestos e homenagens

A escorregada que vira piada

Infelizmente, não adianta negar, mas o estereótipo da classe política é a de que todo político é ladrão. Pois o Senador Cristovam Buarque (PDT-DT) transformou esta história em piada hoje à tarde.

Em meio a tumultuada tarde do Senado Federal, que definiu os nomes da CPI da Petrobrás, Burque arrumou tempo para cumprir a agenda que tinha no Fórum Nacional de TVs Públicas. Sentado ao lado da diretora-presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV Brasil, Tereza Cruvinel, o Senador hipnotizou a todos com sua fala. Encerrou e como já havia informado que teria de se retirar para voltar ao Senado foi logo recolhendo seus pertences.

Tereza pediu um à parte para responder alguns pontos da fala de Buarque, mas não encontrava os óculos para ler as anotações. Foi quando o Senador percebeu que tinha guardado não somente os próprios óculos, mas também os de Tereza. Saiu-se com essa:

"Hoje em dia pega muito mal um político fazer isso", e colheu risos da audiência.

Julgamento de Luiz Henrique atrai atenções

O julgamento do processo de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) pelo TSE em Brasília atrai a atenção dos catarinenses, dos parlamentares em Brasília e dos aliados políticos.

O Secretário de Articulação Nacional Geraldo Althoff (DEM) adia o seu retorno a Tubarão nesta quinta-feira para acompanhar de perto o julgamento. Ele acredita num resultado tranquilo, o que neste caso significa a absolvição, mas não arrisca um placar. "Pode ser 5x1 ou 4x3", palpita.

LEIA MAIS EM:
Todo mundo à espera do TSE!

ABTU lança campanha para garantir espaço na TV Digital

A ABTU, Associação Brasileira de Televisão Universitária, lançou uma campanha durante o segundo Fórum de TVs Públicas para que as emissoras de TVs Universitárias tenham 6 Mhz na TV Digital. A iniciativa foi feita ontem (26/5) durante a abertura do Fórum, onde 20 representantes da Associação participam do evento em Brasília. A Unisul TV é uma das integrantes da entidade.

O nome da campanha faz referência ao espaço de banda de 6 MHz para trafegar as informações transmitidas pela TV Digital. O Sistema Brasileiro de Televisão Digital possibilita a ampliação no número de canais e a distribuição deles pelo espectro digital, promovendo a inclusão de novos segmentos sociais na produção e distribuição de conteúdos audiovisuais através da multiprogramação.

A ABTU representa mais de 40 instituições de ensino superior, emissoras responsáveis pela produção de 240 horas semanais de programação inédita voltada à promoção da educação, da cultura, das artes, da ciência e tecnologia, da valorização humana.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Câmara vazia e Senado com protestos e homenagens

O tal do ti-ti-ti sobre o voto em lista não foi possível descobrir neste primeiro dia em Brasília. Por onde circulei não ouvi nada. A sessão da Câmara estava vazia, com aqueles tradicionais discursos de deputados apenas para aparecerem na TV Câmara.

Eu nunca tinha visto de perto, mas é impressionante. Um deputado lá no microfone discursando com uma vontade só e o plenário vazio. Nem o presidente da casa estava por lá. A sessão foi presidida pelo deputado ACM Neto (DEM-BA). Já nas reuniões das comissões a situação era bem agitada. O corredor que abriga os encontros estava lotado e em certos momentos era difícil circular. Negócios com o Japão, Amazônia e Comissão de Ética foram alguns dos assuntos que eu passei perto.

Já no Senado estava disputado para arrumar uma vaga para acompanhar a sessão. A galeria estava tomada por manifestantes. E também ouvi parte da homenagem ao falecido senador Jefferson Péres (PDT-AM)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

BR-101 e os relatórios

Será mesmo que é preciso fazer um relatório para se verificar que as obras da BR-101 estão atrasadas? A Fiesc divulgou um destes relatórios na semana passada e que acabou causando polêmica.

Você leitor que trafega pelo trecho Sul da BR-101 já percebeu isso sem fazer nenhum relatório. De Jaguaruna até Maracajá a situação até que é boa. Somente nos trevos é que não temos pista dupla.

Agora em Tubarão, Laguna e Morro dos Cavalos nenhuma previsão já feita foi cumprida o que nos leva a desconfiar das próximas.

Eu tinha grandes esperanças de ver a duplicação concluida em 2010, pois será um ano de eleições e uma boa oportunidade para inaugurar uma obra deste tamanho. Não será mais e isso é visível, não precisamos de relatório.

A lista e o ti-ti-ti

Dizem que não se fala de outra coisa em Brasília, senão da lista fechada para as eleições proporcionais.

Deputado Edinho Bez (PMDB) defendeu hoje de manhã em entrevista na Unisul TV o sistema. Disse que a tendência é a aprovação da PEC e que o financiamento público de campanhas é a melhor maneira para acabar com a eleição de corruptos.

Bom, viajo nesta terça-feira para lá para participar do segundo Fórum Nacional de TVs Públicas, mas quem sabe sobre tempo para sentir este ti-ti-ti.

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta segunda-feira, 25 de maio de 2009, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária, em seu horário regimental das 19 horas. Os Vereadores irão apreciar e deliberar, na Ordem do Dia os seguintes projetos:

PROJETO DE LEI Nº 009/2009, de autoria do Ver. André Fretta May, que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de alimentos orgânicos na merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino e dá outras providências. Este Projeto em sua Redação Final

PROJETO DE LEI Nº 028/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a semana do empreendedor no Município de Tubarão. Este Projeto em sua Redação Final

PROJETO DE LEI Nº 049/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que cria cadastro municipal de pessoas que rejeitam ligações de empresas de telemarketing. Este Projeto em sua Redação Final

PROJETO DE LEI Nº 023/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que autoriza a instituição do Programa de Recuperação e Proteção das Matas Ciliares no Município de Tubarão. Este Projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 040/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que dispõe sobre o Programa de Apoio ao Aluno Portador de Distúrbios específicos de aprendizagem diagnosticado como Dislexia e dá outras providências. Este Projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 045/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a afixação nas paradas de ônibus de placas com a indicação do itinerário das linhas de ônibus e adota outras providências. Este Projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 051/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de coleta e destinação de gorduras e óleos vegetais utilizados na fritura de alimentos e dá outras providências. Este Projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 056/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que dispõe sobre a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas advindas de recursos públicos do Município de Tubarão. Este Projeto em sua primeira votação.
PROJETO DE LEI Nº 057/2009, de autoria do Ver. Edson José Firmino, que institui a política municipal de prevenção e atendimento à gravidez na adolescência. Este Projeto em sua primeira votação.

domingo, 24 de maio de 2009

Audiência discute obras da duplicação do trecho Sul da BR-101

Por sugestão do deputado Valmir Comin (PP), será realizada na próxima segunda-feira (25), às 14h, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, a audiência pública que irá discutir as questões relativas à duplicação da BR 101, trecho Sul. O tema da audiência foi incluído em uma “Agenda Positiva”, que inclui além da BR-101, a BR-470, a Translitorânea, a Ferrovia do Frango e outras questões que incluem até a crise financeira mundial.

Convidados para participar do encontro o superintendente do DNIT, João José dos Santos, o superintendente da Polícia Federal em Santa Catarina, Luiz Ademar Paes, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o presidente da Fiesc, Alcântaro Corrêa, o presidente da Fecam, Ronério Heiderscheidt (PMDB), entre outras autoridades.

Com informações da AI/Alesc

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Luiz Henrique, a visita ao Sul e a cassação

A passagem do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) pelo Sul do Estado nesta sexta-feira (22/5) foi marcada sempre por muita agitação, assinatura de convênios, repasse de recursos para os municípios e conhecimentos de projetos.

Em Tubarão, mais de 300 pessoas aguardavam por sua chegada no restaurante Ataliba. Na hora prometida ele chegou, recebeu as saudações de sempre, cumpriu a agenda prevista e somente por alguns segundos foi questionado sobre o processo de cassação no TSE, que deverá ser julgado na próxima terça-feira, dia 26.

– A cassação só está na cabeça do meu adversário, que já perdeu quatro vezes e agora vai perder mais um turno – disse em breves palavras.

MPF/SC quer reprimir cartel na revenda de gasolina

O Ministério Público Federal em Santa Catarina propôs Ação Civil Pública para reprimir cartel na venda de gasolina, no sul do Estado. Assinada pelo procurador da República em Tubarão, Celso Antonio Tres, a ação é contra 22 postos que atuam na área central da cidade. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a União também integram o pólo passivo da ação.

Segundo Tres, o MPF se embasa em dados objetivos, como, por exemplo, os preços nas distribuidoras e os praticados pelos revendedores, a margem de lucro e a quantidade de gasolina vendida. Conforme os dados levantados, o cartel atua desde 2001 e a base geográfica delimitada atesta que eles sitiam o centro da cidade, num raio de 2 km.

Dos 34 revendedores em funcionamento em Tubarão, somente 12 não constam da ação. Segundo o procurador, a decisão de retirá-los do pólo passivo deve-se, em princípio, pelo histórico de preços diferenciados. Em outros casos, por apresentarem mercado mais restrito que os demais, localizados em pontos mais distantes do centro ou em regiões com menor densidade populacional.

Os dados são oficiais, colhidos pela ANP, que dispõe dos preços praticados em todo o Estado e, inclusive, no Brasil. Foram anexados 7 CD's na ação, com todas as informações colhidas na ANP. Ao se fazer uma comparação com os preços de Itajaí e Chapecó, por exemplo, o município de Tubarão apresenta, nos oito anos de existência do cartel, o mais uniforme (menor desvio-padrão) e o maior preço de revenda da gasolina comum.

A desculpa do frete não exerce grande influência no preço final do combustível, garante o procurador, visto que Chapecó, por exemplo, fica a 450Km do município de Araucária/PR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas) e a 440Km do município de Canoas/RS (Refinaria Alberto Pasqualini), que são os dois pólos produtores de gasolina comum mais próximos de SC. Já a refinaria mais próxima de Tubarão fica a, aproximadamente, 330km.

Os preços da gasolina comum no município são superiores, em média, ao preço observado em Criciúma e Araranguá, municípios que também estão situadas na região sul. Conforme Celso Tres, com uma "média em torno de 25 milhões de litros/gasolina/ano revendidos em Tubarão, cada um centavo significa impacto de R$ 250 mil na economia popular".

Segundo ele, ao realizarem a compra do combustível por preços menores e revenderem a preços superiores, os postos de Tubarão ostentam maior margem de lucro bruto, calculada pela diferença entre o preço de aquisição na distribuidora e o da venda ao consumidor, nela contempladas as despesas (encargos sociais, tributos, custo operacional - energia elétrica, telefonia e água, amortização do capital investido, etc.) e lucro líquido.

Pedidos - Entre os pedidos da ação, o MPF requer que o preço da gasolina comum seja mantido na margem bruta de lucro (margem de revenda) no limite máximo de 15% sobre o valor de compra do combustível (já acrescidas despesas com frete e seguro - percentual esse razoável, apregoado pela ANP), pelo prazo de cinco anos.

O MPF requer, ainda, a restituição aos consumidores lesados dos valores cobrados acima da margem bruta de lucro, a partir de 2001 e até o trânsito em julgado da ação. As formas de restituição e de como se dará a comprovação serão ainda definidas.

Caso a ação seja julgada procedente, a ANP deverá, no correr dos próximos cinco anos, monitorar os preços da gasolina comum de todos os revendedores do Município de Tubarão. Além disso, constatado o abuso, deverá exercer sua competência de reprimi-lo, fixando valor máximo a ser cobrado. A União também deverá ser obrigada, nos próximos cinco anos, a monitorar os preços da gasolina comum. Constatada a cartelização, através da Secretaria de Direito Econômico, a União deverá instaurar a apuração, enviando-a ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O MPF requer também a convocação de audiência judicial pública de tentativa de conciliação, a fim de se buscar um acordo para a questão, sem se distanciar dos pedidos principais. Segundo Tres, o MPF proporá a adoção de uma margem bruta de lucro máxima de 15% sobre o preço de compra do combustível (já acrescidas despesas com frete e seguro), pelo prazo de cinco anos. Os dados deverão ser aferidos pela ANP.

Fazem parte da ação os seguintes postos: Ipiranga e Pit-Stop, Andrino, Ducão, Ap. Disney, Auto Posto União, Golfinho, Premier, Santo Anjo, São Geraldo, Canário, Cardoso, Auto Posto 2001, Stupp, Fera, Estação, Universitário, Antunes, Pegasus, Michells, SC de Sena e Cardeal.

Com informações da AI/MPF

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Discurso afinado entre os aliados

Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) disse esta semana em entrevista ao Diário Catarinense que quer vencer as próximas eleições seja com candidato do PMDB ou não. Ele falou que quer manter a poli-aliança e para isso o partido poderá ter que abrir mão da cabeça de chapa caso não tenha o melhor nome.

Pois o discurso de que quem estiver melhor nas pesquisas deve ser o candidato está bem afinado com os aliados políticos. O senador Raimundo Colombo (DEM) que também quer ser candidato repetiu este pensamento hoje durante a gravação do programa Grandes Temas na Unisul TV. Ele confirmou que pode abrir mão da disputa caso outro nome esteja em melhor situação.

Resta saber se os outros interessados também pensam igual.

Ainda sobre a entrevista para a TV, Colombo estava acompanhado do prefeito de Chapecó João Rodrigues (DEM) que é pré-candidato ao Senado.

Governador Luiz Henrique estará em Tubarão nesta sexta-feira

O governador Luis Henrique da Silveira (PMDB) e o secretário regional, Jairo Cascaes (DEM)assinam nesta sexta-feira (22) o lançamento dos processos licitatórios para a construção das escolas EEB Bertoldo Zimmerman, em Tubarão; da EEB Campos Verdes, em Jaguaruna, da EEB Osvaldo Pinto da Veiga, em Capivari de Baixo e construção da cobertura da quadra da EEB João Batista Becker, em Azambuja, Pedras Grandes, às 12h45min, no restaurante Ataliba, em Tubarão.

A construção de uma nova escola, no caso a EEB Bertoldo Zimmerman, atende um antigo sonho desta escola, localizada em Mato Alto, que atende 170 alunos do ensino fundamental. Esta unidade escolar foi fundada em 1935, sofreu várias reformas, na década de 1970 foi ampliada. E, em 1979 foi incluído na grade escolar o ensino para as 5ª a 8ª série.

A nova escola terá dois pavimentos, com área de 1.230,84 metros quadrados, construção de um pátio coberto. Esta obra está orçada pela SDR Tubarão em torno de R$ 1.896.031,93.

Na EEB João Batista Becker, o governo estadual atenderá uma antiga reivindicação desta comunidade escolar que é a cobertura da quadra esportiva, que custará em torno de R$ 226.458,76. Esta escola atende 76 alunos do ensino fundamental, e fica localizada em Azambuja, principal berço da imigração italiana no sul.

Em Capivari de baixo, uma nova escola surgirá com a construção da EEB Osvaldo Pinto da Veiga. Esta escola atende 350 alunos atualmente e foi fundada em 1968, e hoje atende alunos do ensino fundamental. Esta obra será em torno de R$ 1,5 milhão.

Em Jaguaruna, na localidade praiana de Campo Bom o governo também investirá numa nova escola: a EEB Campos Verdes, que custará R$ 1.481.475,75, num prédio novo com quadra coberta. Terá uma área construída em torno de 1.694,16 metros quadrados.

Arena Multiuso: O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) e a Unisul entregarão para ao governador Luiz Henrique o projeto da construção de uma Arena Multiuso em Tubarão, com parceria do governo estadual, da prefeitura municipal e da Unisul.

Numa área de 11 mil metros quadrados, a arena Multiuso será construída no terreno do antigo Aeroporto Municipal, na parte que pertence a Unisul.

- O layout do projeto será entregue ao governador do estado para acenar na possibilidade de garantir recursos em torno de R$ 5 milhões para a sua construção. Também vamos buscar a parceira do governo federal, além de contar com o governo municipal - afirmou o secretário regional Jairo Cascaes.

A Arena Multiuso terá na parte esportiva arquibancada para 3.500 lugares, teatro para 800 pessoas sentadas, palco reversível externo, quatro salas para eventos, lanchonetes e restaurante, estacionamento, banheiros. O custo do projeto é de R$ 10 milhões.

Com informações da AI/SDR

Líderes decidem votar urgência para reforma política

Os líderes partidários decidiram votar na próxima semana um requerimento de urgência para os projetos de lei 4636/09, que prevê a adoção do sistema de listas fechadas nas eleições proporcionais; e 4634/09, que institui o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais. O acordo foi fechado nesta quinta-feira, durante reunião com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB). SAIBA MAIS EM...

Pauta da Assembleia Legislativa, 21 de maio

1 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9h

2 – Audiência pública "Por que precisamos da Conferência Nacional de Comunicação?"
Local: Plenarinho
Horário: 9h

3 – Audiência pública para debater as alterações da Lei Federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet
Local: Plenarinho
Horário: 14h

4 – Audiência pública para debater a infraestrutura turística do Morro da Igreja de Urubici
Local: Câmara de Vereadores de Urubici
Horário: 15h

5 – Audiência pública referente à terceirização do setor do vestuário e a organização faccionista
Local: Câmara de Vereadores de Rio do Sul
Horário: 19h

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Laboratórios de Tubarão precisam de credibilidade

Qual é a credibilidade dos laboratórios de exames clínicos de Tubarão? Quem é responsável por fiscalizar tais estabelecimentos? Se for feita uma consulta com os médicos, logo já vai se saber que só existem dois. Mas após reportagem de capa do Diário do Sul percebe-se que um deles pode não ser tão confiável assim.

Assim como a senhora que conta sua história no Diário do Sul, eu também passo a desconfiar do Laboratório Santa Catarina. Esta semana fiquei internado no hospital por uma noite por conta do resultados de exames laboratoriais. Diante do resultado ruim, o médico me segurou uma noite por lá, para refazer todos os exames no dia seguinte. Uma noite mal dormida, algumas bolsas de soro e agulhadas a mais (ninguém gosta de injeção, não é verdade?), chegam os novos resultados. Para surpresa do médico e alívio meu, estava tudo bem. Resultado: ganhei um almoço, alta e uma nova consulta daqui a 15 dias para refazer tudo novamente, mas com a recomendação de usar outro laboratório.

No ano passado, em outra consulta médica, já havia sido orientado a utilizar os serviços somente do Laboratório Santa Catarina e do Laboratório da Unisul. Naquela época até pensei que poderia ser preciosismo, ou uma preferência exagerada dos médicos por apenas dois estabelecimentos. Mas agora, diante de tantas coincidências, o problema parece ser bem maior.

LEIA MAIS EM:
Cliente reclama de atendimento em laboratório

Pauta da Assembleia Legislativa, 20 de maio de 2009

1 – Reunião da Comissão de Finanças
Local: Sala das Comissões
Horário: 9h

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14h

terça-feira, 19 de maio de 2009

Aeroporto de Laguna deve ir para a iniciativa privada

Enquanto o Aeroporto Regional não fica pronto outras alternativas, ou até mesmo empecilhos, vão surgindo. O prefeito de Laguna Célio Antônio (PT), informou hoje, por meio de sua assessoria, que o aeroporto Anita Garibaldi será oferecido para a iniciativa privada.

A pista para aeronaves de 48.600 mil metros quadrados a 3 quilômetros da BR-101 está sem uso. O aeroporto Anita Garibaldi, situado na antiga área da indústria Catarinense de Adubos e Mineração, num total de 351 mil metros quadrados, pertence ao município desde a década de 80. A área fica no loteamento Paulista, na entrada da Praia do Sol, acesso norte do município.

Um projeto de lei esta com o procurador jurídico municipal Adriano Massih para avaliação em seguida ser encaminhado para consulta pública.

Será que é este o motivo que leva o município de Laguna a não ter contribuido com a devida parcela nas obras do Aeroporto Regional de Jaguaruna?

HNSC sofre com a ação de vândalos

Mesmo com os constantes investimentos visando disponibilizar uma boa estrutura para a internação e recuperação dos pacientes, a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) diz ser quase impossível mantê-los. Quase que diariamente, o setor de manutenção é convocado para a reposição e conserto de inúmeras peças e utensílios que são depredados e até mesmo furtados por seus usuários (pacientes, visitantes, acompanhantes). Além de escritos e rabiscos feitos através de ranhuras nas cabines de aço dos elevadores, quebra de mobiliário, de botões de saída de gases medicinais, rabiscos em portas e paredes, entre outros, muitos objetos têm sido furtados. Nada tem sido poupado: utensílios dos sanitários, tais como saboneterias, suporte de toalhas e canoplas (suporte da válvula da descarga dos banheiros), chuveiros, rolos de papel higiênico, espelhos, maçaneta de portas, ralos, lâmpadas; louças, geralmente de inox, utilizadas para a distribuição das refeições (bules, talheres, travessas); e bacias utilizadas para banhos dos pacientes. Nem as roupas de cama e banho e cobertores, alguns com logotipo da instituição e outros da Associação dos Voluntários da Pediatria (Avope), têm sido deixados. Tudo que é possível ser levado, geralmente dentro de bolsas, não tem sido poupado.

A última ação desta natureza ocorreu no mês passado. Duas belíssimas telas, doadas pela Associação dos Artistas Plásticos de Tubarão, foram levadas da instituição. Uma se encontrava fixada no rol de entrada do banheiro principal e a outra na sala de espera do Centro Cirúrgico. Possivelmente, para facilitar a ocultação dentro da roupa ou de sacola, as pinturas foram retiradas com auxílio de um estilete e as molduras foram deixadas.

Além da lavratura de Boletim de Ocorrência, no caso das telas, a direção determinou a realização de um cuidadoso rastreamento de todas as gravações captadas pelas câmeras de segurança no intuito de identificar os responsáveis por estas ações. A direção pede a toda a população que ajude a fiscalizar e não deixe de denunciar (mesmo que de forma anônima), caso identifique algum destes objetos.

Não faltava mais nada mesmo!

Com informações da AI/HNSC

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Braço do Norte pode ganhar centro de transferência de embriões

O prefeito de Braço do Norte classificou como “extremamente positivas” as reuniões que teve nesses dias 12 e 13, em Brasília, com parlamentares de vários partidos. Vânio Uliano (PP) foi à busca de recursos para investimentos em Braço do Norte e os contatos políticos com deputados e senadores foram promissores. Há promessa de recursos para os setores da saúde, educação, agricultura, infra-estrutura (pavimentação de ruas, construção de uma ponte, projeto para calçamento de passeio público e construção de um pórtico). Os recursos poderão vir através de emendas parlamentares, fundo perdido e através da elaboração de projetos.

O ex-secretário de Agricultura do município, Edésio Oening, acompanhou o prefeito na viagem. Ele disse que existe grande possibilidade de se conseguir verba para a implantação de um centro de transferência de embriões em Braço do Norte. Uma promessa de campanha e, acima de tudo, um instrumento que vai propiciar um impulso no melhoramento genético do rebanho e ganhos para todos os setores envolvidos.

Entre os parlamentares com quem Vânio esteve reunido estão o ministro da Agricultura Reynold Stephanes, os deputados Gervásio Silva (PSDB), Cláudio Vignati (PT), Edinho Bez (PMDB), Odacir Zonta (PP) e os senadores Ideli Salvatti (PT), Ângela Amim (PP) e Raimundo Colombo (DEM).

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta segunda-feira, 18 de maio de 2009, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Pelo fato de alguns Vereadores estarem participando da Sessão Legislativa na Câmara de Vereadores de Imarui, excepcionalmente os Vereadores de Tubarão iniciará a reunião desta segunda-feira no horário das 19h30min. Na oportunidade os Vereadores irão apreciar e deliberar, na Ordem do Dia os seguintes projetos:

PROJETO DE LEI Nº 021/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a campanha permanente de conscientização da depressão infantil e na adolescência no Município de Tubarão e dá outras providências. Este projeto em sua Redação Final.

PROJETO DE LEI Nº 030/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes institui a semana de prevenção da doença renal crônica. Este projeto em sua Redação Final.

PROJETO DE LEI Nº 036/2009 (006/2009 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Executivo a alienar dois imóveis por concessão por direito real de uso. Este projeto em sua Redação Final.

PROJETO DE LEI Nº 031/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que institui no âmbito do Município de Tubarão, o Programa de Prevenção e Combate as doenças renais crônicas (DRC) e dá outras providências. Este projeto em sua segunda votação.

PROJETO DE LEI Nº 009/2009, de autoria do Ver. André Fretta May, que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de alimentos orgânicos na merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 028/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a semana do empreendedor no Município de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI Nº 037/2009, de autoria do Ver. Geraldo Pereira, que convalida a denominação da Avenida Marechal Deodoro e dá outras providências. Este projeto em uma única votação.

PROJETO DE LEI Nº 049/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que cria cadastro municipal de pessoas que rejeitam ligações de empresas de telemarketing. Este projeto em sua primeira votação.

Com informações da AI/CVT

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pesquisa apresenta alternativas para água em BN

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
Resultados de dois anos de pesquisas realizadas em propriedades de Braço do Norte foram apresentados. SAIBA MAIS...

O paredão da discórdia

Eu não sou engenheiro, mas pelo que entendo, o tal paredão da Avenida Marcolino Martins Cabral foi feito para segurar o barranco, ou até mesmo o prédio que tem acesso pela rua Cel. Cabral.

Se tirar ele dali não vai desabar tudo?

Isso não quer dizer que eu concorde com aquela coisa feia que fizeram na cidade, mas um veredito de um engenheiro bem que cairia bem nesta discussão.

LEIA MAIS EM:
Correios irá retirar paredão em 2010

Vereador pede Guarda Municipal nos termos da lei

ESTÁ NO POPULAR
"A implantação da Guarda Municipal em nossa cidade proporcionaria uma maior proteção aos bens, serviços e instalações dos órgãos públicos municipais, assim como, ao patrimônio público em geral, incluindo imóveis como postos de saúde, secretarias municipais, ginásio de esportes, escolas municipais, ruas e avenidas, auxiliando inclusive na orientação do transito local".

Esta é a justificativa do vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB), o Cláudio do Raio X, que na sessão da última segunda-feira (11) indicou a implantação da Guarda Municipal nos termos do artigo 108 da lei orgânica do município. SAIBA MAIS...

Correios irá retirar paredão em 2010

ESTÁ O DIÁRIO DO SUL
O Centro de Tubarão deve mudar em 2010 com a retirada do paredão dos Correios. SAIBA MAIS...

Feagro 2009: Leilão é a novidade neste ano

ESTÁ NO NOTISUL
Devem participar do evento, inédito na festa-feira, 30 animais, entre os quais 25 são da raça jersey e cinco da holandesa. SAIBA MAIS...

Manchetes dos jornais

Notisul
Feto é encontrado carbonizado

Laudo da necropsia aponta: bebê tinha sete meses de gestação, era um menino e nasceu morto. A polícia procura pistas da mãe.

Diário do Sul
Feto é encontrado carbonizado
Uma imagem aterradora chamou a atenção de alguns moradores de Capivari de Baixo ontem pela manhã.

O Popular
Funcionários do comércio têm R$ 176,00 a receber
Fato inédito: primeira causa de ganho para o trabalhador em SC é de Imbituba, com reajuste de 3,56% no salário mínimo

Folha do Vale
Ex-vereadores de SL têm casas revistadas

Folha Regional
IPTU: Prefeitura de Jaguaruna concede até 90% de isenção nos juros e multas

Jornal de Bairro
Polêmica em ata falsa envolve vereadores de Treze de Maio

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Poupadores ou investidores?

A prova de que a mudança nas regras da caderneta de poupança não será exclusiva para os investidores é o que aconteceu em Pedras Grandes. Lá, diversas pessoas foram lesadas por desvios nas contas que mantinham no Besc.

Muitos deles tinham saldos acima dos R$ 50 mil, teto estipulado pelo governo para identificar os especuladores. Ou seja, são os verdadeiros poupadores, que economizaram durante toda uma vida e agora, além de terem sido roubados, serão taxados pelo que não são.

LEIA MAIS:
Casos Besc e Campeiro: até agora soluções diferentes
Sumiço do dinheiro do Besc de Pedras Grandes repercute na Assembleia

Mais uma visita

Os Vereadores de Tubarão realizarão mais uma visita com o objetivo de viabilizar o Aeroporto Regional Sul. Eles estarão na próxima segunda-feira (18/5) na
Câmara de Imaruí, conversando sobre a participação daquele município no
consorcio. O encontro será às 18 horas.

Décio propõe audiência pública em Pescaria Brava e Balneário Rincão

O deputado Décio Góes (PT) apresentou na manhã de ontem (13/5), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), requerimento solicitando uma audiência pública para esclarecer questões relativas à realização ou não das eleições municipais nas comunidades de Pescaria Brava, no município de Laguna, e Praia do Rincão, no município de Içara, em função da Emenda Constitucional nº 57, de 18 de dezembro do ano passado. SAIBA MAIS...

Vereadores trabalham para promover melhorias na cidade

ESTÁ NO REGIONAL SUL
Os vereadores vêm trabalhando com o intuito de promover melhorias na cidade e também para proporcionar bem estar à população. Assim eles procuram identificar problemas visitando as comunidades, sugerindo e requerendo junto à administração municipal as obras e serviços que cada comunidade precisa. Os vereadores também fazem questão de acompanhar o andamento dos trabalhos e por isso é comum vê-los em visitas às comunidades. SAIBA MAIS...

Ponticelli defende isenção de pedágio para moradores do Sul

Isenção do pagamento de pedágio para os veículos emplacados no Sul do estado. A proposta do deputado estadual Joares Ponticelli (PP) beneficia os moradores de 43 municípios da região que passarem pelos dois sentidos da BR-101, na futura praça de cobrança de Palhoça.

O parlamentar apresentou a emenda ao projeto de Lei sobre os pedágios em rodovias federais, que tramita na Assembléia Legislativa. O objetivo da emenda de Ponticelli é evitar maiores prejuízos aos moradores do Sul que se deslocam para a Capital e Norte do Estado.

- Queremos estender o benefício aos moradores do Sul. Não se justifica a cobrança devido a proximidade geográfica entre as cidades da região e a capital. Muitas pessoas se deslocam freqüentemente para a Grande Florianópolis por motivo de trabalho. Em trajetos curtos como este, a cobrança não pode ser igual a de deslocamentos maiores - justifica Ponticelli.

O projeto de Lei 0098, de autoria do deputado Cesar Souza Junior (DEM), isenta do pagamento de pedágio todos os veículos emplacados no respectivo município onde estão instaladas as praças de cobrança das rodovias federais BR-101 e BR-116. Ponticelli quer aplicar a isenção, em ambos os sentidos, a todos os veículos emplacados no município de Paulo Lopes e nos municípios da Mesorregião Sul, de acordo com o IBGE.

Com informações da AI/DJP

Câmara de São Ludgero: Três ex-presidentes prestam depoimento

ESTÁ NO NOTISUL
Por Wagner da Silva
Durante toda a tarde de ontem, o delegado da comarca de Braço do Norte, Bruno Ricardo Vaz Marinho, coletou o depoimento dos três últimos ex-presidentes da câmara de vereadores de São Ludgero. O objetivo é verificar se havia envolvimento deles no caso de irregularidades instaurado no último ano. O ex-funcionário do legislativo Shirleano Dácio foi preso sob a acusação de ser o responsável por todas as negociatas apontadas em um processo administrativo feito pelos vereadores desta legislatura. Ele nega e afirma que não passou de um ‘testa de ferro’ para todo o esquema. SAIBA MAIS...

Manchetes dos jornais

Diário do Sul
Dado o primeiro passo para dragagem de rio
As fortes chuvas de novembro do ano passado e as de janeiro deste ano fizeram com que os tubaronenses voltassem as atenções para o Rio Tubarão.

Notisul
Rede de prostituição: Ramificações em outras cidades são investigadas
Adolescente flagrada em motel com advogado confirmou à polícia que o esquema envolve menores de vários municípios da região.

O Regional Sul
Professores e alunos realizam ações para preservar o meio ambiente

A Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha, da rede municipal de São Martinho, está desenvolvendo atividades que visam à preservação do meio ambiente.

Senado aprova novas alíquotas para o Imposto de Renda

O Plenário do Senado aprovou há pouco, por acordo partidário e em votação simbólica, o Projeto de Lei de Conversão 04/09, originado da Medida Provisória 451/08, que corrigiu em 4,5% a tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas desde o primeiro dia deste ano, ao mesmo tempo em que criou duas novas alíquotas.

A tabela que vigorou até o final do ano passado tinha apenas duas faixas (15% e 27,5%). Agora, são quatro faixas (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%). Quem recebe até R$ 1.434,59 está isento do recolhimento de IR na fonte. A mudança nas alíquotas implicou em uma renúncia fiscal de aproximadamente R$ 5 bilhões neste ano. SAIBA MAIS...

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 14 de maio de 2009, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária, em seu horário regimental das 19 horas. Os Vereadores irão apreciar e deliberar, na Ordem do Dia os seguintes projetos:

PROJETO DE LEI Nº 041/2009 (005/2009 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a Política dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (Redação Final)

PROJETO DE LEI Nº 021/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a campanha permanente de conscientização da depressão infantil e na adolescência no Município de Tubarão e dá outras providências. (2ª Votação)

PROJETO DE LEI Nº 030/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes institui a semana de prevenção da doença renal crônica. (2ª Votação)

PROJETO DE LEI Nº 036/2009 (006/2009 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Executivo a alienar dois imóveis por concessão por direito real de uso. (2ª Votação)

PROJETO DE LEI Nº 031/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que institui no âmbito do Município de Tubarão, o Programa de Prevenção e Combate as doenças renais crônicas (DRC) e dá outras providências. (1ª votação)

PROJETO DE LEI Nº 032/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que dispõe sobre a proibição de acesso a sites de sexo, drogas, pornografia, pedofilia, violência e armamento. (1ª votação)

PROJETO DE LEI Nº 033/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a semana de combate a pedofilia no Município de Tubarão e dá outras providências. (1ª votação)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pauta da Assembleia Legislativa para 14 de maio, quinta-feira

1 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9h

2 – VII Seminário Estadual de Formação para os Operacionalizadores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente
Local: Auditório Antonieta de Barros
Horário: 13h30min

Vigília em defesa da Amazônia é lembrada na Alesc

O deputado Décio Góes (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13) para chamar a atenção para a primeira vigília em defesa da Floresta Amazônica, que acontece nesta quarta-feira das 18h30min às 6h da madrugada de quinta-feira, no Senado Federal. A atividade proposta pela Senadora Ideli Salvatti (PT), presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, e pela atriz Christiane Torloni, que lidera o movimento “Amazônia para Sempre”, terá a participação dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, além de parlamentares, representantes de movimentos ligados ao meio ambiente e diversos artistas.

Deputada Ada sugere lista alternada entre homens e mulheres

No momento em que o país inteiro discute a reforma política, a deputada Ada Faraco De Luca (PMDB), mesmo se declarando contrária à lista fechada, usou a tribuna para apresentar suas sugestões sobre o tema. Uma das propostas da parlamentar, para garantir a participação da mulher na política, é a composição da lista com alternância entre os sexos. A ideia é ter 50% das vagas para cada sexo em todos os níveis (Câmara de Deputados, Senado, assembléias legislativas e câmaras municipais)

As propostas não param por aí. O financiamento público das campanhas, a destinação de 50% do fundo partidário para a participação das mulheres na política, a disponibilidade do mesmo tempo de propaganda partidária na mídia que é destinado aos homens e a ocupação de 50% dos espaços na composição dos diretórios municipais e regionais, foram outras sugestões apresentadas pela deputada como forma de garantir mais espaço para as mulheres na vida pública.

Morre o médico Manoel Miranda, aos 85 anos

O médico oftalmologista Manoel Miranda, o primeiro a trabalhar em Tubarão, faleceu na manhã desta quarta-feira (13/5), aos 85 anos, no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Nascido em 13 de dezembro de 1923, em Guaxupé/MG, formou-se em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro, especializando-se em Oftalmo-Otorrino-Laringologia. Ele chegou em Tubarão em 1949, onde exerceu a profissão, sendo pioneiro no Sul de Santa Catarina em sua especialidade, tendo como traço marcante a ética, a responsabilidade e a generosidade.

Em 30 de março de 1954 casou-se com Ruth Miranda, com quem permaneceu por 55 anos e teve cinco filhos: Janine, Geraldo, Luciana, Manoel e a médica oftalmologista Dra. Gisele Miranda Mendes, além de 11 netos.

Foi ainda membro atuante de entidades tubaronenses, sendo governador Rotary Clube do Distrito em 1989. Deixa um legado de honestidade, humildade e humanismo. O velório está acontecendo na funerária Santa Terezinha. A missa será celebrada amanhã, às 9 horas, na Cripta da Catedral Diocesana e o sepultamento acontecerá no cemitério Orto dos Ipês.

Com informações da AI/Acit

Agricultura promove debate sobre criação do Código Ambiental

A subcomissão especial da Comissão de Agricultura criada para avaliar o impacto de questões ambientais no agronegócio discute nesta tarde sugestões para elaboração de um código ambiental, para substituir o atual Código Florestal (Lei 4.771/65). SAIBA MAIS...

Pauta da Assembleia Legislativa, 13 de maio, quarta-feira

1 – Reunião da Comissão de Finanças
Local: Sala das Comissões
Horário: 9h

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14h

3 – Reunião da Comissão de Agricultura
Local: Sala das Comissões
Horário: 18h

terça-feira, 12 de maio de 2009

Servidores do legislativo têm aumento de 11,98%

ESTÁ NO POPULAR CATARINENSE
Sem reajustes salariais desde que assumiram as funções na Câmara de Vereadores de Imbituba, os funcionários concursados receberam reajuste salarial de 5,83%, conforme INPC/IBGE, e aumento nominal correspondente a revisão das perdas dos anos de 2006 e 2007 no valor de 5,15%. Ao todo foram 14 servidores públicos beneficiados com o aumento concedido pelos vereadores. SAIBA MAIS...

Tecon Imbituba reduz ritmo acelerado de obras

ESTÁ NO POPULAR CATARINENSE
Com um cenário favorável de economia até Setembro de 2008 e os portos trabalhando no limite da capacidade, a empresa Santos Brasil havia antecipado as previsões de término do berço de 300 metros do Tecon Imbituba para novembro deste ano com perspectivas de abocanhar o excedente de movimentação e novos clientes. Contudo, com a crise mundial e a mudança de cenário, a empresa apenas voltou ao calendário com ritmo normal das obras, sem mutirão e horas excedentes e com término previsto para novembro de 2010, e ressalta, o calendário de obras não foi extendido. SAIBA MAIS...

Pirataria de livros

Depois do mundo da música, agora é o mundo da literatura que passa a se preocupar com a pirataria digital. O motivo seria a popularização dos e-books como o Kindle, citado no blog aqui na semana passada.

Na música a guerra parece perdida, na literatura, escritores e editoras procuram alternativas para não se juntarem aos derrotados.

Proposta de código ambiental deve ser apresentada até sexta-feira

O coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), informou que deve apresentar, até a sexta-feira (15), projeto para instituir um código ambiental. O texto, segundo Colatto, está sendo finalizado pela consultoria legislativa da Câmara. SAIBA MAIS...

Manchetes dos jornais

Notisul
Caso Campeiro: Ex-administrador apresenta-se à justiça
Alexandre Augusto Pereira Tavares apresentou-se espontaneamente ontem, mesmo antes de receber a intimação. O seu advogado tem dez dias para apresentar a defesa prévia.

Diário do Sul
Unisul encerra time de vôlei
Com patrocinadores insatisfeitos com o tratamento dado à equipe nas transmissões televisivas, a Unisul anunciou ontem à tarde a suspensão do projeto de vôlei masculino. A notícia vem como um baque para o vôlei brasileiro.

Popular Catarinense
Servidores do legislativo têm aumento de 11,98%
Ao todo foram 14 servidores públicos da Câmara de Vereadores de imbituba beneficiados com o aumento concedido pelos vereadores.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pauta da Assembleia Legislativa para terça-feira

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9h

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14h

Acit vai até os bairros da cidade

Aproximar a Associação Empresarial de Tubarão (Acit), das empresas, é um dos focos do “Acit nos Bairros”, programa que a entidade lançará nesta segunda-feira em reunião no auditório da Vipel, no bairro São Martinho.

Itinerantes, os encontros serão uma forma de ouvir os empresários dos bairros envolvidos, seus pleitos e necessidades, mostrando a Acit como parceira não só na oferta de produtos e serviços, mas também como articuladora diante das necessidades apresentadas.

Aberto a empresas associadas ou não, o encontro marca uma série de reuniões esporádicas que substituirão eventualmente as reuniões de diretoria executiva, que acontecem semanalmente na sede da ACIT.

A reunião será às 19 horas.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como valorizar as profissões do passado e do futuro?

Você tem dúvida de que as atribuições e qualificações das profissões estão mudando? Espero que não, porque elas estão mudando. Tome por exemplo a função do caixa de supermercado. No passado (não muito distante) ele tinha que saber operar uma máquina registradora, ser rápido na digitação dos números e bom de troco. Os pacotes eram coisas do empacotador.

Hoje em dia, o caixa tem que saber operar um computador, máquina de preenchimento de cheques, cartões de crédito, receber tickets de refeição, ah, e até mesmo empacotar as compras, já que a reengenharia dos supermercados cortou posições de trabalho e apesar das muitas tarefas que ganhou, parece ter sobrado mais tempo para os caixas.

Influência da tecnologia


Nós jornalistas também estamos encarando mudanças. Foi-se há muito, o tempo em que jornalista só escrevia em máquina de escrever. Hoje em dia tem que escrever no computador (é obrigatório, pois as máquinas de escrever sumiram), usar máquina digital, baixá-las no computador, tratá-las, editar vídeos, áudios e outras coisas se sobrar tempo.

Tudo isso parece simples para quem já cresceu tendo um computador dentro de casa, mas tenho certeza que ainda é complicado para muita gente. Quem não cresceu neste mundo digital ou até mesmo quem ainda não faz parte dele sente muita dificuldade.

Tempos modernos exigem atualização


Diante de todas estas mudanças nos deparamos ainda com profissões que não conseguem fugir de velhos estigmas. A das secretárias é uma delas. Muita gente ainda pensa que secretária serve apenas para atender telefone, anotar recados, transferir ligações e nos mais terríveis casos, sentar no colo do chefe.

As secretárias também se enquadram entre as profissões que ganharam novas atribuições e tiveram suas atividades qualificadas diante de tantas inovações tecnológicas. Os cursos superiores de Secretariado Executivo não desmentem esta tendência. Ninguém vai fazer uma faculdade para aprender tão e somente a atender telefone, anotar recados e transferir ligações. Elas estão preparadas para muito mais.

Valorizar o passado, mas olhar para o futuro


Mas, por mais que sejam atualmente profissionais prontas para assessorar os executivos, administradores, ou seja lá qual for o ramo de atividade do chefe, muitos insistem em somente olhar para o passado.

Muita gente está se preparando para o futuro, se qualificando, estudando, aprendendo e aguardando por uma vaga num mercado de trabalho que ainda não valoriza as novas atribuições. Muitos exigem as qualificações, mas a remuneração não acompanha esta exigência.

Senhor empregador não quebre esta corrente de crescimento e qualificação profissional. Se está com saudade dos velhos tempos, alugue um filme antigo e mate o saudosismo.

Publicado também no Jornal de Bairro

Pauta da Assembleia Legislativa para sábado

01 – Encontro da Integração Sul-americana na saúde, nas questões aduaneiras e na legislação de trânsito
Local: CentroSul - Florianópolis
Horário: 9h
Assunto: apresentação das conclusões dos temas debatidos e leitura da
Carta de Florianópolis

Acit faz reivindicações ao secretário Ronaldo Benedet

Investimento em câmeras de segurança, aumento do efetivo policial e da frota de veículos e questões relacionadas à prevenção como forma de combater o risco social que gera boa parte da criminalidade estiveram na pauta da reunião de hoje entre diretores da Acit e o secretário estadual de segurança pública e defesa do cidadão, Ronaldo Benedet (PMDB).

O secretário informou que não tem previsão para a instalação das câmeras e reforçou que segurança não deve se restringir ao policiamento ostensivo, mas também à prevenção.

- Segurança não se faz só com a polícia nas ruas, o que não quer dizer que não devamos nos preocupar com a boa estrutura da polícia. Segurança é trabalhar o policiamento mas também a prevenção – diz.

Com relação ao aumento do efetivo policial, o secretário mencionou que Tubarão tem um dos melhores índices per capita de policiais, sendo quase 360 habitantes por policial, orientando para que se otimize o efetivo existente.

Suspeito de desviar dinheiro da Câmara de SL é preso

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
Sete meses após a Câmara de Vereadores, de São Ludgero, descobrir que o INSS dos vereadores há mais de quatro anos não era pago, o ex-funcionário Shirleano Dácio, responsável pelo pagamento, foi afastado de suas funções dia 25 de abril e na última terça-feira, 5 de maio, foi decretada sua prisão preventiva, sob suspeito de peculato.
Conforme o delegado Bruno Vaz Marinho, Shirleano ficará detido até que o juiz ache que há motivos para mantê-lo na prisão. SAIBA MAIS...

Reunião em SRL reinstalou Fórum de Municípios

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
Realizada em Santa Rosa de Lima, no dia 4 de maio, segunda-feira, uma reunião para deliberar sobre a reinstalação do Fórum dos Pequenos Municípios das Encostas da Serra Geral. De alto peso político e de grande significado, foi convocada pelo prefeito Celso Heidemann (PP). O fórum trata-se de uma instância coletiva de planejamento e de acompanhamento de processos de desenvolvimento que une administrações e organizações da sociedade civil de onze municípios. A decisão foi favorável e, agora, Angelina, Anitápolis, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Rancho Queimado, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Bonifácio, São Martinho e Urubici passam a se (re)encontrar, a cada dois meses, para discutir seus problemas e potenciais conjuntos, para elaborar estratégias comuns e para avaliar se está havendo um processo equilibrado e sustentável. Essas reuniões serão preparadas por Grupos Técnicos (GT): educação; saúde; infraestrutura; e meio ambiente, turismo e agricultura. Na reunião do dia 4, esses GT já foram constituídos e definiram seus programas de trabalho. SAIBA MAIS...

Firmino se pronuncia contra a lista fechada

Na sessão de ontem (7/5) da Câmara de Vereadores de Tubarão, o vereador Edson Firmino (PDT) foi o único a se pronunciar sobre a lista partidária fechada que está sendo proposta, dentro da reforma eleitoral.

Ele encaminhou ao Fórum Parlamentar Catarinense, solicitação para que votem contra a lista. Firmino destacou que da forma como está sendo apresentada tem sido fortemente rejeitada pela base populacional.

Leia mais:
Ideia da lista fechada preocupa deputados

Presidente da Câmara de Armazém avalia os primeiros meses de atuação

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
Em entrevista ao Jornal O Regional Sul, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Armazém, Adalto dos Santos Moisés (PP) avalia e apresenta as ações mais significativas da Câmara nos primeiros meses de sua gestão como presidente. http://www.oregionalsul.com.br/noticias/presidente-da-camara-avalia-os-primeiros-meses-de-atuacao

Cancelados 94 títulos na região do Vale

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
O prazo para regularizar o título de eleitor acabou no dia 16 de abril. Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou os números de títulos cancelados em todo o país. Os municípios do Vale somaram 94 cancelamentos. Braço do Norte foi a cidade que mais teve títulos cancelados: 36, seguido por Gravatal que teve 24 cancelamentos. Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima tiveram apenas um título, de cada, cancelado. SAIBA MAIS...

Sinais que ameaçam Tubarão

Por Laudelino José Sardá
Professor e jornalista
Contato: lj.sarda@unisul.br

Antes que a BR-101 seja concluída, rompendo agressivamente áreas urbanas, conclamo Tubarão a se proteger contra a invasão bárbara, de investidores gananciosos, exibindo cifrões nos olhos, de vampiros com adereços de sem-terras e de aves de arribação trazendo projetos espalhafatosos debaixo das asas.
Nos dois dias semanais em que vivo nesta terra, fico a bisbilhotar, na tentativa de diagnosticar os sintomas de deterioração do tecido social. E me entristecem as sucessivas notícias sobre a violência desencadeada por traficantes e consumidores de drogas. Inicia-se, em velocidade espantosa, a banalização de crimes, matando-se por quantias de dinheiro que não pagam um par de sapatos. E, no entanto, roubam vidas de valores incomensuráveis.

Tubarão, infelizmente, não foge à tendência das cidades brasileiras já desumanizadas, mais pela omissão do poder público. Contudo, há tempo suficiente para se combaterem as causas da enfermidade, de forma a preservar o espírito humano da cidade. Deve-se antecipar à necessidade de se erguerem muros de proteção, com a competência governamental na preparação das novas gerações para o exercício da cidadania com dignidade e ética. Da mesma forma, o governo não pode vacilar no exercício da sua autoridade, exigindo maior eficiência de órgãos federais e estaduais, na construção e preservação de uma sociedade sadia.

Bolsões de pobreza são os mais eficazes sinalizadores da degeneração social. E, no entanto, na maioria das cidades que convivem com esse cenário, criam-se muros invisíveis entre a pobreza e classes privilegiadas, num verdadeiro apartheid. A sociedade arma-se contra a pobreza, como se ela fosse a razão da violência.
Tubarão não pode assumir esse equívoco, sob pena de alimentar o apartheid. O processo de humanização de uma cidade implica, necessariamente, a eliminação rápida do menor foco de pobreza, proporcionando dignidade às famílias, ensejando-lhes condições para uma convivência social imune a preconceitos.

Sob esta ótica, a cidade pode sobreviver à epidemia nacional do empobrecimento vertiginoso das áreas urbanas, desde que a prefeitura eleja como prioridades investimentos nas atuais e futuras gerações, sem esquecer, é claro, das gerações envelhecidas, que só querem sentir o espírito humano da cidade. Sentar-se à beira do rio degustando um café matinal ou vespertino seria uma deliciosa alternativa, se o pobre Tubarão não estivesse agonizando, com suas águas poluídas e malcheirosas.

Publicado também no Notisul

PSDB traz 164 mil em recursos para a saúde

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
A frente da administração municipal durante 15 dias o Vice-prefeito de Gravatal Tarcísio Marcon Corrêa (PSDB), em seu último dia de mandato, trouxe para a área da saúde do município 164 mil reais em novos recursos. SAIBA MAIS...

Ideia da lista fechada preocupa deputados

ESTÁ NO DIÁRIO CATARINENSE
A reforma política em tramitação no Congresso Nacional preocupa os parlamentares catarinenses. Na sessão plenária de ontem pela manhã, o assunto dominou as discussões e deixou à mostra que, em geral, os deputados não aprovam a lista partidária fechada. SAIBA MAIS...

Governador libera recursos para pavimentação e área industrial de Gravatal

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
O Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) recebeu em sua residência em Joinville uma grande comitiva de gravatalenses. Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar a todos a liberação de 820 mil reais para a pavimentação asfáltica da Rua Angelim Grasso, no bairro Variento, e de 86 mil reais para a compra de um terreno de nove hectares para a implantação da área industrial em Gravatal. SAIBA MAIS...

Pauta da Assembleia Legislativa

1 – Encontro da Integração Sul-americana na saúde, nas questões aduaneiras e na legislação de trânsito
Local: CentroSul - Florianópolis
Horário: 9h
Painéis: 9 horas – O transporte rodoviário de cargas e a legislação de trânsito nos países da UPM
11 horas – Legislação de trânsito para veículos de passeio e a integração turística
14 horas – A logística e o transporte rodoviário de cargas e as normas aduaneiras nos países da UPM
16h15min – Integração do atendimento médico hospitalar e a unificação dos planos de saúde nos países da UPM

Manchetes dos jornais

Notisul
Lei dos bares e similares: regras serão alteradas
Ontem, a primeira reunião ocorreu e serviu para atualizar os participantes. Na próxima terça-feira, um novo encontro ocorrerá, já para iniciar um esboço da reedição da lei

Diário do Sul
Quatro casos de gripe suína confirmados no Brasil
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou ontem os primeiros casos de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. De acordo com ele, todos os pacientes contraíram o vírus no exterior, passam bem e não há risco de contágio dessas pessoas para a população

Folha do Vale
Suspeito de desviar dinheiro da Câmara de SL é preso
Shirleano Dácio teve a prisão preventiva efetuada na última terça-feira pela Polícia Civil. Deve permanecer na delegacia até decisão do juiz

O Popular Catarinense
Garopaba sedia 4º encontro sul brasileiro de motociclismo
Além da perspectiva de reunir mais de 1,5 mil motos de alta cilindrada, a promoção do Grupo Garoupas no Asfalto vai oferecer à cidade e aos turistas uma série de shows, dentre outras atrações

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Kindle, você vai ouvir falar dele

Do mesmo jeito que e-mail, iPod, iPhone, Blog, fotolog, podcast e Internet se tornaram termos conhecidos do mundo tecnológico moderno, Kindle tem tudo para ser um deles.

Kindle é o aparelho vendido pela Amazom.com feito para ler livros e jornais em versões eletrônicas. A empresa já lançou até uma versão maior para facilitar ainda mais a leitura.

Os leitores podem assinar jornais, comprar livros e armazená-los no Kindle para ler quando quiser. A própria Amazom.com vende um pacote com assinatura de 37 jornais pelo preço de dez dólares.

Como a Apple, fabricante do iPod, ainda não lançou a sua versão deste tipo de produto, espera-se muitas outras inovações pela frente.

Por isso aguarde, você ainda vai ouvir falar do Kindle.

TCU constata falhas no cadastro do Bolsa Família

O sistema que seleciona os beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família tem falhas de segurança, indícios de fraudes e deficiências na inclusão de dados das pessoas beneficiadas. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal, CadÚnico, possui inconsistências de informações relacionadas a renda e patrimônio, identificação do responsável legal pela família e no cálculo do valor do benefício.

De acordo com o que foi publicado no jornal O Dia, do Rio de Janeiro, a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 39.937 políticos que concorreram às eleições de 2004 e 2006 recebem Bolsa Família. Todos ganham mais de meio salário mínimo — valor máximo para ser beneficiário do programa. Desses, 577 foram eleitos e exercem mandato. O Bolsa Família dos políticos custa R$ 1,59 milhão por mês. Na auditoria, iniciada no ano passado, foram identificadas 312.021 famílias recebendo indevidamente o benefício. As irregularidades custaram em um ano R$ 318 milhões aos cofres públicos.

Fiz uma tentativa de encontrar nomes na internet, mas não consegui. Será que tem gente da nossa região nesta lista?

O sistema é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) e utilizado pela Caixa Econômica Federal na concessão de benefícios sociais segundo os critérios dos programas. As informações são incluídas e atualizadas pelas prefeituras e o Bolsa Família é o principal programa que utiliza a base dados do cadastro.

O TCU determinou que o MDS verifique se os indícios de pagamentos irregulares ainda permanecem e faça as correções necessárias. O Ministério também deverá elaborar política de segurança e renegociar o contrato com a Caixa, contento justificativa de preços detalhados.

A fiscalização realizada pelo TCU avaliou os sistemas informatizados de cadastramento dos beneficiados pelo programa Bolsa Família com o objetivo reduzir a ocorrência de erros e fraudes e aperfeiçoar a consistência das informações produzidas.

Durante o seu curso, a equipe do Tribunal encontrou indícios de irregularidades como pessoas falecidas, políticos eleitos e suplentes registrados no Cadastro Único, assim como registros duplicados de beneficiários e cadastros de famílias em desconformidade com o critério de renda. O trabalho também identificou falhas na política de segurança da informação, fato que aumenta o risco de exposição de dados e de informações confidenciais. O relator do processo foi o ministro Augusto Nardes.

Com informações do O Dia e Ascom/TCU

CCJ decide que limite de gastos das câmaras municipais continua tendo como base a população

A fixação do limite de gastos das câmaras municipais continuará tendo como base o contingente populacional de cada um dos 5.564 municípios brasileiros, como prescreve atualmente a Constituição, mas com os percentuais máximos reduzidos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que, por unanimidade, aprovou voto em separado do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 47/08), de autoria do senador César Borges (PR-BA)

Até mesmo o relator do voto original, senador Valter Pereira (PMDB-MS), concordou com as argumentações do colega e adotou como seu o voto em separado, abrindo mão do seu texto original. O voto de Valter Pereira deixava para lei complementar a fixação dos gastos dos legislativos municipais, mas também criava uma regra de transição que fixava esses gastos com base na receita do município.

- Não tenho paixão pelo critério, mas sim um compromisso com a causa. Sinto que houve um entendimento de que a melhor proposta é a do senador Valadares. Portanto, adoto como meu o seu voto - disse Valter Pereira.

A decisão de Valter Pereira foi comemorada e aplaudida por uma multidão de suplentes de vereadores que assistiam à sessão e exigiam a votação da PEC. No entanto, a votação desta quarta não encerra a discussão sobre a matéria, que, segundo Aloizio Mercadante (PT-SP), ainda precisa ser aprimorada, para reduzir efetivamente o gasto das câmaras municipais.

- A proposta vai ainda a Plenário e será com certeza emendada. Até lá, temos um tempo para tentar um entendimento amplo. A proposta de Valadares reduz o teto de gastos das câmaras, mas não trata do gasto efetivo que há hoje. Há 70 cidades que estouraram o teto constitucional e não aconteceu nada. Devemos votar hoje para acelerar o processo e continuar conversando sobre a matéria para a votarmos depois, de forma conclusiva - esclareceu Mercadante, apoiado pelos demais membros da comissão.

Voto de Valadares

A proposta de Valadares altera o artigo 29-A da Constituição para criar seis novos critérios de gastos percentuais máximos das câmaras municipais, em vez dos atuais quatro atualmente em vigor.

Assim, municípios com até cem mil habitantes poderão gastar com o legislativo local até 7% da sua receita. De 101 mil a 300 mil habitantes, o gasto máximo cairá para 6%; de 301 mil a 500 mil habitantes, 5%; de 501 mil a 2 milhões de habitantes, 4%; de 2 milhões e um a 8 milhões de habitantes, 3%; e acima de 8 milhões, 2% da receita.

Atualmente, pela Constituição, os municípios com até cem mil habitantes podem destinar ao legislativo local até 8% da sua receita; entre 101 mil a 300 mil, 7%; entre 301 mil e 500 mil, 6% e acima de 500 mil habitantes, 5%.

- Não é pequena a redução que propomos, tendo em vista que, para municípios com população acima de dois milhões de habitantes, essa redução chega a 40%, e até 70%, se acima de oito milhões de habitantes - explicou Valadares.

Segundo cálculos do senador, a grande maioria dos municípios brasileiros - 5.045 - tem até 100 mil habitantes, enquanto que apenas 173 têm entre 100 mil e 300 mil habitantes.

Na certeza de que a PEC retornará para nova análise na CCJ, vários senadores elogiaram o entendimento para a aprovação da proposta apresentada por Valadares. Até mesmo Wellington Salgado (PMDB-MG), que tinha elaborado um voto em separado pelo arquivamento da PEC 47, retirou seu voto, para apoiar o colega.

Valéria Castanho / Agência Senado

Urgência para a reforma eleitoral

ESTÁ NO DIÁRIO CATARINENSE
Um acordo liderado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve apressar a votação de duas mudanças profundas no atual sistema eleitoral. Com a chancela de pelo menos 257 deputados, o financiamento público de campanha e o voto em listas partidárias serão reunidos em um único projeto de lei, cuja tramitação deve ocorrer em caráter de urgência. SAIBA MAIS...

Hospital Regional recebe apoio político

ESTÁ NO NOTISUL
Presidentes das câmaras de vereadores da Amurel disseram ‘sim’ à proposta de construção de um novo hospital. Próximo passo é a formação de uma comissão para aprofundar as discussões. SAIBA MAIS...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Investimentos na saúde: Pregão diminui os custos em Braço do Norte

A primeira licitação nesta modalidade ocorreu ontem à tarde, quando foram adquiridos vários medicamentos para a farmácia básica do município.

Por Wagner da Silva do NOTISUL

Estar atento às mudanças pode render economia aos cofres públicos. A partir deste princípio, a prefeitura de Braço do Norte adotou o sistema de pregão on-line e presencial para adquirir produtos e equipamentos para o setor de saúde. O primeiro foi feito ontem à tarde. Após repassar a lista de medicamentos às empresas interessadas em participar, o executivo recebeu a primeira oferta de preço dos fornecedores. Os valores foram divulgados às outras concorrentes e assim por diante. SAIBA MAIS...

Executivo e legislativo: A busca da harmonia entre os poderes

O presidente da câmara e o prefeito conversaram por mais de uma hora e meia. Na pauta, as críticas a alguns secretários.

Por Amanda Menger do NOTISUL

O encontro foi a portas fechadas, mas os dois participantes, o presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Fernandes (PSDB), e o prefeito Dr. Manoel Bertoncini (PSDB), ficaram satisfeitos com o resultado. A intenção da reunião, que durou cerca de uma hora e meia, era melhorar a sintonia entre os chefes do executivo e do legislativo da Cidade Azul. SAIBA MAIS EM...

Eduardo reafirma pré-candidatura ao governo

DIÁRIO DO SUL
Ontem o presidente da Celesc Eduardo Moreira (PMDB) esteve em Tubarão para assinar convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição para a implantação de projeto de eficiência energética nos equipamentos de esterilização de materiais. O projeto propõe a substituição de três equipamentos de esterilização com baixa eficiência e ciclos de esterilização com longa duração por dois com volume proporcional aos substituídos, mas com ciclos de esterilização mais ágeis e com menor consumo de energia elétrica. Para viabilizar o projeto, a empresa vai disponibilizar o montante de R$ 117,5 mil.

Cotado como possível candidato do PMDB ao governo do Estado no ano que vem, o lagunense de 58 anos radicado em Criciúma não se esquivou da defesa de que o partido tenha candidato próprio. “Estamos discutindo com lideranças do PMDB minha possível candidatura ao governo do Estado. Nosso potencial foi comprovado nas eleições de 5 de outubro. O PMDB elegeu quase 400 vereadores a mais do que o segundo colocado e levou mais de um milhão de votos, 400 mil a mais do que o segundo”, destacou.

A candidatura do partido vem antes da avaliação da tríplice aliança. “Primeiro vamos discutir com nossos correligionários, para sentir a motivação em termos um candidato do nosso partido. Ano que vem vamos discutir com os outros partidos, quando poderemos apresentar o time que temos em campo”.

Eduardo defendeu também que o candidato seja do Sul. “Nas visitas que realizamos, inclusive no Oeste e Meio-Oeste, é impressionante a motivação do partido pela minha pré-candidatura. Aqui no Sul, o sentimento de bairrismo tem que prevalecer. O Sul de Santa Catarina, em sua história, nunca teve um governador eleito. Colombo Sales foi indicado ao cargo. Jorge Lacerda faleceu e quem assumiu foi Heriberto Hülse. Quando Luiz Henrique (PMDB) renunciou o governo para concorrer, eu assumi em seu lugar por nove meses. Essa será a oportunidade de termos um candidato daqui”, destacou.

O ex-governador destacou o trabalho de Ademir Matos (PMDB) como seu assessor para assuntos institucionais. “A Celesc tem um social muito expressivo. O Ademir tem o perfil que precisamos, que é de alguém que sabe ouvir a comunidade. Com sua experiência, já está ajudando a fazer um levantamento de todos esses serviços, realizados ou que precisam ser executados. Um exemplo disso é que vamos atender os hospitais da região Sul, trocando os ares-condicionados e sistema de eleição antigos para economizar energia. Além de ser um trabalho de economia, é um trabalho de conscientização”, destacou, se referindo ao programa implementado em Tubarão.

“Joares critica porque sempre está perdendo”

Eduardo Moreira não se negou a comentar as recentes declarações do deputado estadual Joares Ponticelli (PP), que acusou o seu filho de estar irregularmente empregado no Detran. “Ele pode me atacar pessoalmente, criticar minhas ações políticas, que eu não vou reclamar. Mas a partir do momento que ele ataca a minha família, as coisas mudam. Meu filho é médico, entrou para o Detran numa condição absolutamente normal. Ele não está lá porque é meu filho, assim como não pode pagar por isso. Não há nepotismo”, garantiu.

A oportunidade acabou gerando ironia ao deputado, presidente estadual do PP, partido de oposição ao governo. “Joares é um adversário que nunca tece elogios, está sempre com uma crítica agressiva. Isso porque está sempre perdendo. Perderam a eleição para governador, perderam em Florianópolis”, disse, se referindo às derrotas de Esperidião Amin (PP) para Luiz Henrique e Dário Berger (PMDB), respectivamente.

Representantes de agências de turismo da França visitam Laguna e região

Com o objetivo de divulgar a região sul do Brasil no mercado europeu, representantes de agências francesas virão à Laguna conhecer o centro histórico e atração da pesca com o auxílio dos botos no Molhes. A visita será nesta quinta-feira, 7 de maio.

O roteiro turístico que está sendo percorrido pelos franceses, compreende o trecho da Serra do Rio do Rastro à Garopaba. Começou no domingo, dia 3, e segue até sábado, dia 9.

A empresa responsável por organizar o famtour é a Sud Brésil Turismo, receptivo especializado no sul do Brasil para o mercado europeu, em parceria com a Santur, TAM, Setur PR, CCVB e parceiros de hospedagem.

Estas agências que visitarão Laguna estão representadas nas principais cidades francesas e países da Europa.

Com informações da Secom/PMT

terça-feira, 5 de maio de 2009

TSE cancela mais de 13 mil títulos em SC

O Tribunal Superior Eleitoral cancelou o título de 13.247 eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Esse número equivale a 0,30% do eleitorado catarinense, que soma 4.354.195 votantes.

No Brasil, 551.456 títulos foram cancelados pelo TSE, ou seja, 0,43% do eleitorado do País, que possui atualmente 128.808.358 cidadãos aptos a votar. Em números absolutos, a maior perda de títulos ocorreu no estado de São Paulo, onde 145.494 eleitores não regularizaram sua situação no prazo determinado. Proporcionalmente, ocorreram mais cancelamentos no Pará, estado em que 1,02% dos votantes tiveram o documento cancelado.

Em Roraima houve o menor número de cancelamentos em números absolutos: apenas 1.608 eleitores perderam o documento. Percentualmente, ocorreram menos cancelamentos no Rio Grande do Norte, estado em que 0,24% do eleitorado não procurou a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. Do total de 582.828 votantes em situação irregular identificados no país, apenas 31.372 regularizaram o título no prazo, expirado no último 16 de abril. No site do TSE é possível conferir a lista dos cancelados por estado (em anexo).

O que deve fazer quem teve o título cancelado?

O eleitor que teve o título cancelado deve comparecer ao cartório eleitoral em que está inscrito e efetuar o pagamento das multas relativas às ausências nas três últimas eleições. Não é permitida a regularização por meio de procuração, o próprio eleitor tem que se apresentar no cartório.

Sanções

O eleitor que teve o título eleitoral cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse.
Não pode ainda receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza.

Além disso, o eleitor em falta com a Justiça Eleitoral é proibido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios, ou das respectivas autarquias. Ele também não pode obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

O cancelamento do título eleitoral impede ainda que ele obtenha passaporte ou carteira de identidade ou renove matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Fica proibido ainda de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. (RQ/ECW)

Com informações da AICSC/TRE

Vereadores discutem criação de um hospital regional na Amurel

A implantação de um hospital regional na Amurel será um dos principais assuntos do primeiro Encontro de Presidentes de Câmaras de Vereadores da Amurel que será realizado nesta quarta-feira (6/5), em Tubarão. O objetivo do evento é reunir esforços coletivos em torno de projetos e metas regionais.

A proposta do hospital é ter uma instituição de referência bem situada geograficamente na região. A questão dos repasses financeiros das Câmaras Municipais também estará na pauta da reunião.

O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão João Fernandes (PSDB) está organizando o encontro que sera às 20 horas no Restaurante Ataliba.

Acredito que os vereadores não devam descartar a valorização dos hospitais existentes antes de criar uma nova instituição. Só para citar um exemplo, o Hospital São Camilo de Imbituba agoniza para continuar funcionando. A ideia de unir esforços é boa, mas que sejam esforços bem direcionados.

Lombadas para os bons e os maus

Ninguém gosta de lombada, é verdade, mas diante da falta de educação e até mesmo de responsabilidade de muitos motoristas elas acabam sendo necessárias.

Em Tubarão a realização dos chamados 'pegas‘ tem incomodado e assustados algumas comunidades. A solução: colocar lombadas. Os pedidos na Câmara de Vereadores são frequentes.

Com elas, pagam os bons e os maus, e se tenta amenizar o problema, já que a verdadeira solução é o cumprimento das leis.

Manchetes dos jornais

Diário do Sul
Cuidado para taxas irregulares em contracheques

O valor é pequeno e aparece quase que camuflado em meio aos descontos no contracheque. Tanto é que somente depois de mais de seis meses foi percebido na relação de débitos da aposentadoria de um médico que recebe o benefício.

Notisul
Sistema de água e esgoto: R$ 4 milhões poderiam ser investidos este ano

Isso se o processo de concessão dos serviços não estivesse paralisado há um ano. O Plano Municipal de Água e Esgotamento Sanitário (Pmae) prevê R$ 33 milhões só para melhoramento da rede.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Eduardo Moreira continua o giro por Tubarão

O presidente da Celesc Eduardo Moreira (PMDB) continua com intensa agenda pela região. Nesta terça-feira (5/5) ele encontro com o presidente da Acit, Eduardo Silvério Nunes, para falar sobre os investimentos previstos pela empresa e em especial, pela SC Gás na região. A reunião está marcada para às 19 horas. Em seguida, às 21 horas, ele participa ao vivo do programa Grandes Temas, na Unisul TV, Canal 4.

Na última quinta-feira ele teve encontros em Braço do Norte e Tubarão. Nas conversas com a imprensa teve sempre que dedicar tempo para a acusações do deputado estadual Joares Ponticelli (PP) sobre o credenciamento do filho para prestar serviços ao Detran.

Leia mais em:
Ponticelli x Moreira: acusação de contratação irregular no Detran é o novo capítulo

Casas populares em Capivari de Baixo

Prefeitura de Capivari de Baixo assina convênio nesta terça-feira com a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) para a construção de 48 casas populares no bairro Três de Maio. Até o fim do ano o município deve construir mais 49 casas e entre as famílias beneficiadas vão estar aquelas atingidas pelo temporal no início deste ano.

O evento será às 18h30min o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) vai receber, além das famílias beneficiadas, a diretora presidente da Cohab/SC Maria Darci Mota Beck (PMDB) e o secretário de desenvolvimento regional Jairo Cascaes (DEM). A assinatura do convênio será no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Acit manifesta apoio às mudanças do pedágio da BR-101

O presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Silvério Nunes recebeu nesta segunda-feira, na sede da Associação, a visita do deputado estadual Joares Ponticelli (PP), que veio solicitar apoio na questão do posto de pedágio localizado em Palhoça.

O deputado inscreveu uma emenda no projeto de Lei do deputado estadual César Souza Jr. (DEM), que solicita mudanças na localização daquele posto de pedágio, uma vez que poderá penalizar a população de Palhoça, já que corta a cidade.

Ponticelli também reforçou que o Sul estará, com isso, assumindo o ônus do pedágio, mesmo que não haja a necessidade, na maioria das vezes, de se deslocar à região Norte do Estado, à qual a praça está relacionada. O presidente da ACIT externou seu apoio, comprometendo-se em informar a questão e solicitar apoio das entidades empresariais parceiras.

Também em pauta, foi mencionado o Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, do qual o deputado tem participado, e entregue a proposta de reforma tributária encampada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Nova ortografia com bom humor 11



http://www.orlandeli.com.br/

Jornal fala de seus problemas também

Você alguma vez já se questionou sobre a credibilidade dos nossos jornais? Pois tome este exemplo para pensar sobre isso.

O jornal americano The Boston Globe tem 137 anos e está à beira da falência. Em 2008 o prejuízo foi de US 50 milhões e para 2009 a projeção é de US 85 milhões. Entre os motivos estão a perda de anunciantes para a Internet e também a crise do país.

Diante do problema a empresa que administra o jornal tenta reduzir custos e entre eles estão os cursos trabalhistas. Hoje termina o prazo de negociação com os quatro principais sindicatos e que podem significar cortes de US 20 milhões.

A manchete da edição de hoje é: "Agree or else, Globe tell unions", em portugês é algo do tipo ‘ou concorda ou vamos fechar’, assim mesmo em tom de ameaça! A reportagem sobre o assunto mostra o ponto de vista da empresa e dos sindicatos, que reclama do tom ameaçador das negociações.

Já pensou nisso por aqui?

Manchetes dos jornais

Notisul
Prefeitura: Reforma administrativa começa a ser planejada
Não está descartada a criação nem a extinção de cargos, inclusive comissionados. Ainda não há um prazo para a conclusão das discussões.

Diário do Sul
Pedintes incomodam motoristas em semáforos
Com roupas rasgadas, calçando chinelo e com um odor nada agradável, os pedintes, que não são os artistas de rua, voltaram a passar os chapéus para ganhar alguns trocados dos motoristas que param nos semáforos em Tubarão.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Desdobramentos

Os jornais Diário do Sul e Notisul publicam hoje também respostas do presidente da Celesc Eduardo Moreira (PMDB) sobre as acusações feitas pelo deputado Joares Ponticelli (PP). Por e-mail, a assessoria de imprensa do Detran informou que o diretor estava fora e retornaria na segunda-feira. Enquanto confira o que dizem os jornais:

Notisul
Contratação no Detran... Ponticelli: “É uma legalidade imoral”
Deputado progressista acusa presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, de usar influência para contratação de seu filho.

Por Zahyra Mattar
A reunião peemedebista para articular as eleições do próximo ano, às 20 horas de ontem, no diretório do partido em Tubarão, só não foi ofuscada pelas denúncias do deputado estadual Joares Ponticelli (PP) por não se tratar de um ato público. Ponticelli subiu à tribuna do legislativo quarta-feira com um folheto em mãos onde discriminava os ganhos da família do presidente estadual do PMDB e da Holdin e Geração Celesc, Eduardo Pinho Moreira. Conforme o levantamento do deputado, algo em torno de R$ 66 mil por mês.

O ataque tem como epicentro o filho de Moreira. O rapaz é médico e foi contratado em caráter temporário para atuar junto ao Detran em Florianópolis com um salário de R$ 10 mil mensais. “É uma legalidade imoral. Não questiono as condições profissionais do rapaz, mas a falta de um processo seletivo para a contratação. Tem quantos médicos habilitados por aí à espera de uma chance como essa? Esta contratação é política. Não ataco a família do ex-governador, como ele diz, somente defendo as outras famílias catarinenses”, argumenta Ponticelli.

Sem perder o jogo de cintura, Eduardo Moreira tem uma única e ensaiada resposta ao assunto. Considera a discussão política em torno do caso legítima e se for apenas a sua pessoa. Não admite o envolvimento de sua família, especialmente um dos seus quatro filhos. “Não há nenhuma ilegalidade, apenas um ato formal para o exercício da profissão. É lamentável que tentem inventar uma realidade com o objetivo de me prejudicar”, rebate.

A contratação do filho de Moreira foi publicada na página 16 no Diário Oficial de Santa Catarina no dia 28 de janeiro. Ele é responsável por realizar exames de aptidão física e mental nos futuros motoristas da Grande Florianópolis. Ponticelli e o Partido Progressista acionaram ontem o Ministério Público sob a argumentação de que a contratação é inconstitucional, já que o mais acertado será a realização de um processo seletivo.

Quando começou
Ainda conforme a denúncia feita ao MP, este ano, o Detran credenciou de forma considerada pelo deputado Joares Ponticelli (PP) como “ilegal e imoral”, mais de 30 médicos e psicólogos, a maioria na região sul do estado. “Neste número, não estão as renovações de credenciamento. Se isto for computado, é possível que seja o dobro”, informa Ponticelli.

Diário do Sul
Coluna de Álvaro Lopes
Moreira responde
Sobre as notas “Denúncia” de ontem, Moreira responde: “A discussão política é legítima e apenas à minha pessoa devem ser dirigidas as críticas. Não admitirei qualquer envolvimento dos meus familiares, em especial meus filhos (dois médicos, um advogado e uma formanda em Direito), por quem nutro respeito e admiração”.

Moreira responde 2
“Não há nenhuma ilegalidade, apenas um ato formal para o exercício profissional. É lamentável que pessoas percam seu tempo inventando uma realidade que não existe, com o único e simples intuito de me prejudicar.”

Manchetes dos jornais

Diário do Sul
Empresário morre em acidente
Na tentativa de desviar de um pneu na pista, o empresário Márcio Meller, de 52 anos, capotou por volta das 22h30 de quarta-feira a caminhonete que dirigia, uma Hyundai Tucson, no Km 276 da BR-101, na comunidade de Araçatuba, em Imbituba.

Notisul
Construção do presídio regional: Licitação sai na próxima sexta
O secretário estadual de segurança pública, Ronaldo Benedet, lança o edital das obras físicas às 9h30min, na secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores