Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sinais que ameaçam Tubarão

Por Laudelino José Sardá
Professor e jornalista
Contato: lj.sarda@unisul.br

Antes que a BR-101 seja concluída, rompendo agressivamente áreas urbanas, conclamo Tubarão a se proteger contra a invasão bárbara, de investidores gananciosos, exibindo cifrões nos olhos, de vampiros com adereços de sem-terras e de aves de arribação trazendo projetos espalhafatosos debaixo das asas.
Nos dois dias semanais em que vivo nesta terra, fico a bisbilhotar, na tentativa de diagnosticar os sintomas de deterioração do tecido social. E me entristecem as sucessivas notícias sobre a violência desencadeada por traficantes e consumidores de drogas. Inicia-se, em velocidade espantosa, a banalização de crimes, matando-se por quantias de dinheiro que não pagam um par de sapatos. E, no entanto, roubam vidas de valores incomensuráveis.

Tubarão, infelizmente, não foge à tendência das cidades brasileiras já desumanizadas, mais pela omissão do poder público. Contudo, há tempo suficiente para se combaterem as causas da enfermidade, de forma a preservar o espírito humano da cidade. Deve-se antecipar à necessidade de se erguerem muros de proteção, com a competência governamental na preparação das novas gerações para o exercício da cidadania com dignidade e ética. Da mesma forma, o governo não pode vacilar no exercício da sua autoridade, exigindo maior eficiência de órgãos federais e estaduais, na construção e preservação de uma sociedade sadia.

Bolsões de pobreza são os mais eficazes sinalizadores da degeneração social. E, no entanto, na maioria das cidades que convivem com esse cenário, criam-se muros invisíveis entre a pobreza e classes privilegiadas, num verdadeiro apartheid. A sociedade arma-se contra a pobreza, como se ela fosse a razão da violência.
Tubarão não pode assumir esse equívoco, sob pena de alimentar o apartheid. O processo de humanização de uma cidade implica, necessariamente, a eliminação rápida do menor foco de pobreza, proporcionando dignidade às famílias, ensejando-lhes condições para uma convivência social imune a preconceitos.

Sob esta ótica, a cidade pode sobreviver à epidemia nacional do empobrecimento vertiginoso das áreas urbanas, desde que a prefeitura eleja como prioridades investimentos nas atuais e futuras gerações, sem esquecer, é claro, das gerações envelhecidas, que só querem sentir o espírito humano da cidade. Sentar-se à beira do rio degustando um café matinal ou vespertino seria uma deliciosa alternativa, se o pobre Tubarão não estivesse agonizando, com suas águas poluídas e malcheirosas.

Publicado também no Notisul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores