A data definida pelos organizadores é 1º de setembro, um sábado. Numa campanha eleitoral oficial de apenas 45 dias, os candidatos não terão muito tempo para percorrer todas as cidades do estado. Isso reforça a necessidade de participar de debates que reúnam diversos veículos de comunicação e de diferentes mídias e tenham um grande alcance. Até agora, a formação deste pool garante audiência nas regiões da Amurel e Amrec, sem contar a internet, pois também haverá transmissão pelas redes sociais.
Por meio de convite feito pela Difusora, terei a responsabilidade de integrar a organização e fazer a mediação do programa que será transmitido, ao vivo, do Salão Garibaldi, nas dependências do Laguna Tourist Hotel. Os convites oficiais serão enviados a partir das definições das convenções partidárias, mas assessorias de pré-candidatos e partidos já foram avisadas sobre o debate.
No âmbito nacional, alguns candidatos já disseram que não participarão de debates, mas até o momento em Santa Catarina não tivemos um posicionamento negativo semelhante. Isso deixa aberta a expectativa de que todos os candidatos a governador participem.