Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Enredo de novela

Nas eleições de 2008, entre os debates realizados pela Unisul TV, um dos mais tensos foi entre os candidatos de Imbituba, Beto Martins (PSDB) e Osny Souza (PMDB). O clima que antecedeu o programa, que incluiu tentativas de minar a credibilidade da emissora, e depois durante o encontro com um ambiente acalorado entre candidatos e assessores deu o tom nervoso do debate.

Agora, leio no Diário do Sul, na coluna de Gervázio Plácido, que não só PSDB e PMDB devem estar juntos nas eleições de 2012, como também Beto e Osny conversam amistosamente, esquecendo as diferenças do passado. Tudo bem que a política não deve ser feita para se criar inimigos mortais, mas a união de antigos adversários (siglas e pessoas) sempre gera desconfiança.

O eleitor, coitado, continua encarando tudo como uma grande novela. As campanhas tem enredos com drama, emoção, mocinho, bandido e muita enrolação para dar preencher todos os capítulos.

Votar, participar e cobrar

A população tem diversos mecanismos de participar das ações do poder público. Um dos principais é voto, pois é com ele que são escolhidos os representantes do povo para tomar as decisões que regem a nossa sociedade.

Mas mesmo com o poder dado aos eleitos, o cidadão ainda pode e deve participar para se manter informado sobre o que está acontecendo e até mesmo fazer pressão para defender os seus direitos.

Ontem em Tubarão, por exemplo, tivemos a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual. As prioridades da região devem constar desse plano. Os projetos apresentados devem estar de acordo com o que foi proposto neste PPA. Nem tudo o que é incluído sai do papel e vira realidade, mas será que as reais prioridades estão lá? Só participando para saber, criticar e cobrar.

Na sexta-feira, teremos mais uma oportunidade de exercitar esta prática de participação quando vai ser realizada a Conferência Municipal de Saúde. O SUS é o principal assunto da pauta e vamos concordar que o SUS é também uma das principais queixas da população. Como melhorar este serviço? Como fazer para que ele não deixe as pessoas ‘na mão’ na hora que elas mais precisam? Como garantir os nossos direitos? Mais uma vez, só participando para saber, criticar e cobrar.

A audiência do PPA já foi, mas a Conferência de Saúde ainda dá tempo de acompanhar. Será no Salão Nobre da Unisul, a partir das 8 horas.

Tiscoski volta a falar em “projetos inconsistentes”

O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski (PP) disse que Tubarão pode sim buscar recursos para o desassoreamento do Rio Tubarão, macro-drenagem, Rio da Madre entre outros, e ser atendido, mas é preciso ter um projeto consistente. “As propostas apresentadas por Tubarão ano passado foram inconsistentes, e por isso os recursos não foram liberados”, disse o secretário ontem durante participação na sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão. A referência direta ao ex-correligionário foi ouvida pela ala governista.

PSL sem Fundo Partidário em 2012

Mais um partido ficará sem o Fundo Partidário em 2012. Os juizes do TRE julgaram não prestadas as contas do PSL e suspenderam o repasse por 12 meses a partir do próximo ano. Em 2010 o diretório estadual da sigla já teve problemas com a prestação de contas de 2007 e 2008 que foram desaprovadas.

Leia mais...
Fundo Partidário do PSL é suspenso por seis meses
TRE suspende cotas do Fundo Partidário do PSL por seis meses

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Pauta da Assembleia Legislativa, 5/7

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Segurança Pública
Local: Sala de Imprensa
Horário: 10 horas

3 – Reunião da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais
Local: Sala de Imprensa
Horário: 11 horas

4 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

5 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

Agenda do Governador, 5/7

8:30 - CERIMÔNIA
Celebração dos 40 anos da CASAN.
Local: Auditório da FIESC - Itacorubi - Florianópolis.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores