Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A fatia das porcentagens

O início dos novos governos é marcado pela nomeação de novos ministros e secretários e também por muita disputa entre os partidos pelos cargos de segundo e terceiro escalão. A maioria destas indicações ainda está pendente e revela a pobreza do nosso sistema político.

Em nível federal são mais de 22 mil cargos comissionados. Em Santa Catarina, as SDRs tem mais cargos comissionados do que todo o governo da Inglaterra, que tem pouco mais de 300 empregos desse tipo.

Neste momento os partidos discutem a fatia do bolo. Parece aquela velha divisão de pacote de bala feita por crianças. Um para você, um para mim. Só que hoje fala-se em porcentagem. Tantos por cento para partido A, outros tantos por cento para o B. Uma lástima!

Dividem-se os cargos por critérios políticos e ficam de lado os critérios técnicos. Pouco importa se o nomeado é da área. Vale mais o peso político da indicação.

Este modelo é um banho de água fria para os servidores públicos. Fazer carreira neste setor é garantia de estabilidade mas nem sempre de ascensão profissional. Para crescer nesta área de nada adianta ser o melhor, o mais profissional, o mais capacitado. Se não tiver envolvimento partidário não adianta nada. Até diretor de escola é escolhido pela cor do partido. Um absurdo!

Isso não é exclusividade de partido A ou B. Hoje em dia, todos que ganham uma eleição fazem isso e a prática é considerada normal. Só não partilham cargos os derrotados. E é claro aqueles que acham isso não é política. É politicagem.

OAB contestará pensões para ex-governadores

Uma luz no fim do túnel pode surgir para acabar com o absurdo que é a aposentadoria vitalícia de ex-governadores. A OAB do Brasil vai contestar no Supremo Tribunal Federal as leis de pelo menos nove Estados que concedem este tipo de benefício. Entre eles Santa Catarina que tem os ex-governadores Eduardo Moreira (PMDB) e Leonel Pavan (PSDB), que ficaram menos de um ano nos cargos, na lista dos que recebem os benefícios. Por aqui, agora são dez, que custam R$ 240 mil por mês aos cofres públicos.

Leia mais...
Ophir: não é razoável um ex-governador receber benefícios que afrontam a Carta
OAB mira 9 Estados que privilegiam ex-governadores
Pensões para nove ex-governadores

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores