Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Morre Pedrinho Marcon, aos 57 anos

O vice-prefeito de Treze de Maio, Pedrinho Marcon (PSDB), 57 anos, faleceu nesta quarta-feira, 3/10, vítima de câncer. Ele lutava contra a doença havia mais de um ano e meio e estava hospitalizado em Tubarão.

Marcon ocupava o cargo desde 2005 quando foi eleito junto com o prefeito Arilton Cândido (PP), o Xela, e reeleito em 2008. Antes disso disputou o cargo de vereador em 1996 pelo PL, obtendo 159 votos e assumindo o cargo no final do mandato. Em 2000 foi candidato a vice-prefeito junto com Ademir Monteguti (PPB) obtendo 1.765 votos e não se elegendo.

O site da Prefeitura de Treze de Maio publica a seguinte mensagem:

Nós do Governo Municipal de Treze de Maio manifestamos nosso pesar pela morte do vice-prefeito Pedrinho Silvestro Marcon, personalidade ilustre do cenário político regional. Pedrinho sempre manteve aceso seus princípios éticos e morais, que o nortearam durante toda a vida no compromisso histórico de lutar pela construção de um município mais justo e com dignidade para todas as classes. Sua conduta política e religiosa foi exemplo para muitos que, como ele, dedicam-se à causa dos mais necessitados. O município perde com sua morte um dos mais íntegros filhos desta terra. Diante de tão lamentável fato, manifestamos nossa solidariedade e pesar aos familiares.

O último comício da coligação "Treze de Maio Seguindo em frente" que aconteceria nesta quinta-feira, 4/10, foi cancelado pelos candidatos, Keke (PP) e Nego (PSD).

Pra começar a limpeza

O que leva uma pessoa a se candidatar a um cargo público? Quem já pensou nesta pergunta e ao mesmo tempo também pensou como resposta os salários, o trabalho fácil e o poder de levar vantagem? É, se questionamos as intenções de quem disputa uma eleição isso é apenas mais uma comprovação de que existe algo de errado na política e com a imagem da classe.

Do jeito que está, é quase impossível de pensar que pessoas de bem queiram se envolver. E de fato pouco querem. São raros os nomes de políticos que passam ilesos em quesitos incontestáveis como honestidade e vontade de fazer o bem. Estes, quando existem, dificilmente ganham popularidade e espaços maiores.

Nestas eleições de 2012 temos mais de 30 mil candidatos a prefeito e vice-prefeito e quase 450 mil candidatos a vereador em todo o país. Em Santa Catarina são 1400 candidatos ao executivo e mais de 16 mil ao legislativo.

De novo nos perguntamos: por que tanta gente se propõe a disputar uma eleição e fazer parte desta imagem ruim? É impossível imaginar que todos são desonestos, mas insistimos em dar risada quando a resposta é vontade de fazer algo diferente pela sociedade, mesmo que o preço a pagar seja ser chamado de político.

Por esta imagem denegrida, a população tem dificuldade em acreditar que um empresário bem sucedido ou um trabalhador comum queira deixar os próprios afazeres e o tempo livre, para se dedicar à vida pública. Mas se pensamos assim, por que nada é feito para mudar?

As causas para esta realidade depreciada foram construídas ao longo da história e com as ações erradas do passado nada temos o que fazer. Para mudar precisamos aprender com os erros. Os políticos ruins têm uma parcela importante de contribuição para isso, mas o eleitor precisa reagir para que o problema não continue.

Sabemos que as vezes não é fácil encontrar, mas os bons cidadãos estão por aí. Somente elegendo pessoas comprometidas para os cargos públicos é que será possível mudar esta imagem. Também é certo que não será da noite para o dia que ela vai mudar, mas se não começarmos a limpeza agora, quando vai ser?

Briga pelo segundo lugar

Na guerra contra a pesquisas e pela desmoralização ao trabalho feito pelos jornais diários de Tubarão fica evidente que ninguém discorda da liderança do candidato do PT, Olavio Falchetti, nas intenções de voto. A divergência é quanto ao número dado a ele, e principalmente pelo segundo lugar.

Mas se não temos segundo turno em Tubarão, por que tanta disputa por esta posição? A explicação dada pelos palpiteiros é que o segundo colocado teria chances de receber o apoio do terceiro com o famoso ‘descarrego’ de votos na reta final. Daí a pergunta muda. Será que dá tempo de combinar com o eleitor?

O fato é que depois desta última pesquisa do Notisul a disputa eleitoral permite a manutenção de um cenário aberto e sujeito a uma votação extremamente apertada. A vitória não virá fácil para ninguém.

Pra alegrar o comércio

A proximidade do Dia das Crianças já movimenta o comércio. Lojistas e empresários esperam um aumento de até 4%, segundo projeção divulgada pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Estima-se que o consumidor gaste entre R$ 50 e R$ 100 com o presente. Entre os itens preferidos, estão brinquedos, roupas e eletrônicos.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores