Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Eleição na Câmara de Vereadores é cercada de problemas judiciais

Com a presença de apenas quatro vereadores, foi realizada no sábado pela manhã (20/3) a eleição da nova mesa diretora do legislativo tubaronense. Mas o resultado deve ser contestado e muita briga jurídica está prevista nos próximos dias

Vânio Uliano em Brasília

O prefeito de Braço do Norte, Evanisio Uliano (PP), o Vânio, viaja nesta terça-feira (23/3) para Brasília. Vai em busca de retorno sobre os projetos levados no início deste mês. A agenda do prefeito prevê visita a vários parlamentares e à senadora Ideli Salvatti (PT), em busca de emendas para o município. Vânio retorna à Braço do Norte na noite de sexta-feira (26/3).

Reneuza assume vaga de Édson Firmino

A diretora da Cosip, Reneuza Borba (PTB), foi exonerada do cargo esta tarde para poder assumir a vaga do vereador licenciado Édson Firmino (PDT). Ela deve comparecer na sessão de hoje (22/3) e deve ocupar o lugar de Léo Rosa (PPS) que perdeu os direitos políticos e estava ocupando a vaga do licenciado Firmino.

Reneuza deve ficar no cargo somente os dez dias restantes da licença de Firmino.

Milo volta às origens em busca de apoio

O secretário de Educação de Gravatal e pré-candidato a deputado federal pelo PT, Ademir Motta da Silva, o Milo. segue o roteiro de encontros na região Sul em busca de fortalecimento para a pré-campanha. Milo visitará, amanhã (23/3), o município de Siderópolis, terra natal e onde foi eleito o vereador mais jovem da história do PT e presidente da Câmara, em 1990. O pré-candidato cumpre agenda com apoiadores, correligionários e simpatizantes da sigla.

Com informações da AI/M

Na vizinhança, situação é mais tranquila

Na Câmara de Vereadores de Laguna a eleição para a mesa diretora da casa pode mudar de data, só que de forma mais tranquila. Lá, o Regimento Interno diz que as eleições para o segundo biênio da legistatura devem ser feitas no dia 26 de setembro.

Na sessão de hoje (22/3) está na pauta a apreciação do Projeto de Resolução 002/10 que altera o artigo 16 do Regimento Interno que antecipará as eleições da última semana de setembro para a última semana do mês de março. O projeto foi proposto pelo vereador Cleosmar Fernandes (PR), com o apoio de outros.

A ideia da antecipação seria fugir do período de campanha eleitoral. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Deyvisonn Souza (PMDB) a proposição não gerou polêmica e a votação deve seguir normalmente.

Presidência polêmica, mas com poucas opções

A definição sobre o nome do novo presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão vai depender da convocação do presidente em exercício Ivo Stapazzol (PMDB). A partir do momento que for oficializada a cassação do vereador Maurício da Silva (PMDB), Stapazzol terá quinze dias para convocar nova eleição.

Conforme postagem na semana passada, até o dia 2 de abril, somente o vereador André May (PP), o Deka, e Caio Tokarski (PMDB) serão os vereadores efetivos com direito a disputar o mandato tampão de oito meses. Como existe a possibilidade do peemedebista ceder a vaga para o suplente Jairo Cascaes (DEM) a opção única fica com o vereador pepista.

Se a convocação ocorrer após o dia 2 de abril, Edson Firmino (PDT) volta da licença de 30 dias e também estará apto a concorrer.

Mas como é bem provável que a convocação seja feita logo tem tudo para que Deka May seja o presidente até 31 de dezembro de 2010.

Para 2011, o bloco governista deve dar o troco na ala peemedebista e apostar todas as fichas em Caio Tokarski para a presidência da Câmara.

Leia mais...
Alternativa única, no momento

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 22/3

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta segunda-feira, 22 de março de 2010, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Na Ordem do Dia, desta Sessão serão deliberadas as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 221/2009, de autoria do Ver. Geraldo Pereira que altera o artigo 4° da Lei n° 2.964, de 15 de março de 2006. Este projeto em sua segunda votação.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 115/2009 de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que estabelece normas para concessão de título de utilidade pública. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 115/2009 de autoria de Todos os Vereadores, que dispõe sobre a implantação de programa para coibir o “bullyng” na rede municipal de ensino. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 001/2010 de autoria do Ver. Maurício da Silva, que institui o programa interdisciplinar e de participação comunitária para prevenção e combate a violência nas escolas da rede pública de ensino e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

Vereadores: Juiz pede o cumprimento de decisão do TJ

O Juiz da Vara da Fazenda, Júlio César Knoll, falou sobre o caso da possível cassação dos vereadores de Tubarão Maurício da Silva (PMDB) e Léo Rosa (PPS)

DEM confirma saída do governo. Do Sul, Althoff, Ascari e Cascaes deixam cargos

O diretório estadual do Democratas confirmou esta manhã (22/3) que está deixando o governo estadual para ter independência na condução da pré-candidatura do senador Raimundo Colombo ao governo do Estado. Com isso todas lideranças que ocupam cargos estaduais devem pedir o desligamento de suas funções.

Com esta decisão, três lideranças da região deixarão os seus cargos esta semana: o secretário de Articulação Nacional Geraldo Althoff, o secretário de Administração José Nei Ascari e o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão Jairo Cascaes.

Althoff viaja no início da semana para Brasília para encaminhar a transferência de trabalhos e compromissos. Ascari deve fazer o mesmo durante a semana, em Florianópolis e assim se dedicar à pré-candidatura a deputado estadual. Cascaes deve inicialmente repassar o cargo ao diretor geral da SDR José Roberto Tournier (PMDB), o Beto, que já ocupa o cargo devido a férias do titular.

O Democratas tem no governo de Luiz Henrique da Silva (PMDB) cinco secretarias setoriais, cinco SDRs, quatro diretorias e 13 gerências.

Leia mais...
Saída do DEM da tríplice aliança: Colombo diz que é melhor ficar de fora
Leia a resolução aprovada pelo DEM na íntegra

Lideranças do PMDB lembram o bairrismo para pedir apoio a Eduardo

Um encontro realizado neste domingo (22/3), em Tubarão, reuniu delegados, prefeitos e lideranças dos municípios que compõem as coordenadorias regionais de Tubarão, Laguna e Braço do Norte. Eduardo Moreira recebeu apoio, confirmando o discurso de que sairá do Sul com votação expressiva se for o candidato do PMDB ao governo do Estado.

A possibilidade de eleger um governante oriundo da região está motivando os peemedebistas do Sul. O coordenador regional de Braço do Norte, Ademir Matos fez um apelo aos presentes, lembrando que os sulistas podem conquistar um fato inédito na história de Santa Catarina.

Na mesma linha de pensamento, o deputado Edinho Bez declarou apoio à Moreira e pediu que o Sul fosse 'bairrista' e apoiasse a candidatura do ex-governador. O deputado federal Acélio Casagrande e o deputado estadual Genésio Goulart também manifestaram apoio.

Na parede do restaurante Serramar, uma grande faixa foi suspensa acima da mesa de autoridades com a frase “a história deve ser respeitada”. Eduardo Moreira agradeceu as fortes manifestações dos companheiros, incluindo oito prefeitos da região, e pediu reflexão sobre a escolha no dia 27 de março.

Com informações da AI/EM

Na fila

As reclamações de aliados e ex-aliados é grande quando o assunto é falar com o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB). Só na manhã desta segunda-feira (22/3), em duas rádios diferentes o assunto foi lembrado.

Na Rádio Santa Catarina AM, o vice-prefeito Felipe Luiz Collaço (PP), o Pepê, foi questionado sobre uma audiência solicitada pelo deputado estadual Joares Ponticelli (PP) e que até agora não foi realizada.

Na Tabajara Bandeirantes 1090 AM, o presidente do PSC, Douglas Antunes, também cobrou uma conversa com o prefeito para discutir a participação do partido na administração municipal. Aqui neste blog, em 26 de fevereiro o prefeito disse que chamaria Antunes para uma conversa, o que até agora não ocorreu.

Atualização às 20h41min
No final da tarde desta segunda-feira, o gabinete do prefeito Manoel Bertoncini agendou uma audiência com o representante do PSC para o dia 5 de abril, às 11 horas.

Leia mais...
O assunto PSC

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores