O grande exemplo de valorizar os candidatos locais veio mais uma vez da região do Vale do Braço do Norte. Numa situação semelhante que já beneficiou o ex-deputado José Nei Ascari (PSD) nas eleições de 2010 e 2014.
Proporcionalmente Weber fez 78% dos votos em São Ludgero, sua cidade de origem, 47% em Braço do Norte, 40% em Rio Fortuna, 39% em Grão Pará, 38% em Santa Rosa de Lima e 38% em São Martinho. Em quantidade de votos não foi suficiente para garantir a eleição, mas pode-se dizer que ele foi valorizado em casa. Com uma boa base, foi buscar o que faltava em outros municípios.
Se a cidade de Tubarão tivesse um candidato com um desempenho semelhante poderia garantir também um representante na Alesc. O mais votado por aqui foi Pepê Collaço (PP) com 18% dos votos. Nas vizinhas Capivari de Baixo e Jaguaruna obteve 12% e 7%, respectivamente. Em Sangão 15% e Treze de Maio 2%. Mas se tivesse obtido apenas 56% dos votos válidos em Tubarão (30.598 votos) já teria sido vencedor na eleição. Ou seja, a cidade sozinha pode eleger um deputado estadual, mas é claro que para isso, os partidos políticos precisam apresentar um nome que consiga atrair esta maioria. Será que um dia conseguirá?