Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vereadores: quem se importa com 10 ou 17?

A segunda votação do projeto que aumentou o número de vereadores de Tubarão de 10 para 17 ocorreu na sessão de ontem. Agora só falta a sanção do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB). O vereador João Fernandes (PSDB) até tentou reduzir o número para 15, mas acabou retirando a emenda depois de usar a tribuna. Novamente votou contra o aumento e disse que só concordaria com os 17 se os salários fossem reduzidos.

Argumentações, ou falta delas, à parte, é impressionante como o assunto passou batido na cidade nestas últimas duas semanas. Nenhum outro setor da sociedade se manifestou sobre o assunto. O que parece é que ninguém está interessado com o trabalho dos senhores vereadores. Por isso talvez, tanta confusão como nos últimos dois anos.

Para comparar, esta semana acompanhei pela imprensa de Joinville o barulho que está sendo feito para evitar o aumento nas vagas da câmara de lá. Pode até não dar resultado, pois os vereadores têm autonomia para decidir. Mas quando a sociedade se levanta e se manifesta, pelo menos registra o que não está agradando.

Visita reacende rivalidade em Gravatal

Uma das visitas feitas pelo secretário de Educação Marco Tebaldi (PSDB) à escolas da região causou confusão em Gravatal. A passagem por uma escola no município foi feita na companhia do deputado estadual José Nei Ascari e do ex-vereador Álvaro Medeiros Júnior, ambos do DEM, e adversários do prefeito Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei, nas eleições de 2008.

No encontro desta manhã do secretário com os prefeitos na SDR de Tubarão Nei pediu que houvesse mais cuidado com a agenda de Tebaldi.

Eu coloquei as brigas com o DEM de lado, mas se querem que elas voltam é só me avisar – disse Nei, ao mesmo tempo que era acalmado pelo prefeito de Pedras Grandes Antonio Felippe Sobrinho (PMDB), o Tonho.

Tebaldi disse que tudo não passou de um mal entendido e que a visita foi decidida de última hora quando se dirigia Braço do Norte. Ascari, que estava na reunião não se manifestou.

PCdoB em Laguna

Lideranças do PCdoB estão articulando a reativação do partido em Laguna. A deputada estadual Ângela Albino esteve na cidade esta semana para participar da primeira reunião sobre o tema. A comissão provisória deve ser criada entre abril e maio. Os interessados no assunto são pessoas ligadas ao esporte, uma das principais bandeiras defendidas pelos comunistas no momento. O partido está desativado na cidade desde 2004.

Stapazzol não quer mais a Fazenda

Mesmo que o PMDB de Tubarão decida fazer parte do governo de Manoel Bertoncini (PSDB), o vereador Ivo Stapazzol não quer mais assumir a Secretaria da Fazenda. Ele disse que é melhor o partido indicar outra pessoa. “Não quero mais, vou ficar por aqui (Câmara) mesmo”, disse na Câmara de Vereadores.

A indicação de Stapazzol para uma secretaria seria fundamental para garantir o acordo com o DEM e que manteria o suplente Jairo Cascaes até o final do mandato na Câmara. Caio Tokarski (PMDB) terá de deixar a Secretaria de Esporte e Cultura em 2012 para disputar a reeleição, já Ivo Stapazzol, que não deve concorrer a mais um mandato, ficaria até o final.

PSD em Tubarão

O vereador João Fernandes (PSDB) parece mesmo decidido em fundar o PSD em Tubarão. Disse que participou de evento do novo partido realizado em Salvador esta semana (não consegui encontrar na internet nenhuma notícia sobre o assunto) e que só aguarda a convenção estadual do PSDB para seguir o deputado federal Jorginho Mello (PSDB), que será o presidente do novo partido no estado. “Vamos montar um projeto muito bom em Tubarão. Vou convidar diversas lideranças para fazer parte”, confirmou.

BR-101: empreiteiras convocadas a dar explicações

Comitiva de parlamentares e lideranças regionais vai a Brasília, na próxima terça-feira (12/4), para uma audiência no Ministério dos Transportes. As empreiteiras responsáveis pelas obras foram convocadas para prestar esclarecimentos. O objetivo é cobrar explicações dos atrasos na duplicação da BR 101 Sul.

Estado quer reformulação do Ensino Médio

O secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi apresentou em Tubarão para prefeitos e secretários municipais da região algumas das propostas que tem para o setor. Ele reforçou a intenção de manter parcerias com as Universidades do Sistema Acafe para a implantação dos projetos. Uma das ações mais fortes do Estado será a reformulação do ensino médio, que na opinião de Tebaldi deve ser mais atrativo aos jovens. Nesta área o principal reforço deverá ser no ensino técnico que hoje atinge 8% dos estudantes e terá como meta chegar a 40%.

“Para isso o Estado já possui 16 Cedups, temos outros oito em construção e três em fase de adaptação. Por um ser um modelo dinâmico, poderemos ainda fazer parcerias com Instituições de Ensino e ampliar o sistema de bolsas de estudo”, relatou Tebaldi.

Ainda no Ensino Médio, 40% devem permanecer no modelo tradicional, 10% na formação para o magistério e 10% na área da saúde.

“Mas todos eles com mais qualidade e inseridos no modelo de educação em tempo integral. Por isso reforçamos o nosso interesse em fazer parcerias e contar com o apoio de todos, principalmente as universidades”, acrescentou o secretário.

Nas relações do Estado com os municípios, Tebaldi também falou sobre a municipalização do Ensino Fundamental e de que forma isso deverá ocorrer.

“Eu nem gosto de usar este termo, porque parece que o Estado está se livrando deste compromisso. O que nós queremos é parceria com os municípios e precisamos nos ajudar”, esclareceu. “A qualidade do Ensino Fundamental também precisa melhorar para que este aluno chegue melhor no Ensino Médio e possa chegar ainda mais qualificado ao Ensino Superior”.

O reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares, participou da reunião realizada na sede da SDR de Tubarão e disse que as universidades comunitárias de Santa Catarina podem contribuir com as ações da Secretaria. “As universidades do Sistema Acafe estão diretamente associadas com o desenvolvimento dos municípios e mantém esta aproximação relatada aqui”, afirmou. “Tudo é possível com a educação e tudo é possível se a educação for prioridade na sociedade. É este compromisso que estamos vendo na gestão do novo secretário”, concluiu Soares.

Piso Nacional de Educação
O secretário Marco Tebaldi também falou sobre o pagamento do Piso Nacional dos Professores que o Estado de Santa Catarina deverá cumprir, após determinação do STF. “Nós entendemos esta necessidade e estamos formando uma comissão com o Sinte (Sindicato dos Professores) para definir como será feito o cumprimento deste direito da categoria”, disse.

Em defesa dos jornalistas diplomados

A Câmara de Vereadores de Tubarão recebeu na sessão de ontem correspondência encaminha pela direção do Sindicato dos Jornalistas de SC lembrando a passagem do Dia do Jornalista e em defesa da exigiência de formação na área para o exercício da funções em órgãos públicos. O texto foi lido pelo secretário da mesa diretora, vereador Dionísio Bressan Lemos.

Confira a íntegra do texto
"Senhor Presidente João Batista De Andrade, senhores Vereadores integrantes da Mesa Diretora Edson José Firmino e André Freta May

Cidadãos e cidadãs!,

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina comparece a esta Casa nesta noite de sete de abril de dois mil e onze para lembrar a passagem do Dia do Jornalista.

Mais do que esta lembrança, a representação sindical dos jornalistas poderia enumerar pelo menos uma dezena de motivos para comemorar, com festa ou com luta, esta data. Mas não vamos fazer isto nesta noite.

Hoje propomos um olhar para o futuro, que começa aqui e nesta hora, neste lugar em que se exercitam as amplas liberdades de expressão e de opinião, sejam elas pessoais, da comunidade de que cada vereador emerge ou partidárias.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina chama a atenção dos vereadores de Tubarão para o inadiável debate sobre o tempo em que vivemos.

Preenchendo os parâmetros deste tempo em que vivemos, chamamos para a pauta desta Casa colocar nos devidos lugares a importância da formação universitária para a construção da qualificação profissional e da formação do cidadão de hoje e de amanhã, preparado para dar conta não apenas da carreira que escolheu, mas de todas as questões éticas no desempenho profissional, o que é o trabalho jornalístico e quem é este trabalhador jornalista de hoje e do futuro.

Chamamos ao debate desta Câmara de Vereadores a necessidade da formação superior em jornalismo para o exercício das atividades profissionais, a defesa da categoria profissional, a defesa dos cursos de jornalismo, e a defesa da formação que todos cursos de jornalismo se propõem neste momento e no futuro a realizar.

A grande questão de fundo deste ano, deste Dia Sete de Abril, Dia do Jornalista, é a mesma questão do ano passado, e dos anos anteriores, até chegarmos a 1918, quando a Associação Brasileira de Imprensa, a mesma ABI que lutou contra as ditaduras brasileiras e que defendeu com energia o Estado Democrático de Direito, em congresso nacional de jornalistas propôs à sociedade que jornalista deve ter formação. Retomamos 1918. Vamos recomeçar apontando que o futuro começa aqui e agora, nesta Casa Legislativa.

Chamamos a cada uma de Vossas Excelências, pela convicção de que a Universidade é resultado do aperfeiçoamento da sociedade, a defender a formação dos jornalistas, para que a sociedade, com jornalistas melhor preparados, tenha melhores e mais amplas e profundas informações sobre ela mesma.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convoca Vossas Excelências a refletir sobre uma sociedade sem jornalistas, uma sociedade invisível, portanto. Pior do que isto, pedimos que reflitam como seria uma sociedade em que jornalista pode ser qualquer um que o queira, sem a qualificação proposta e aplicada pela Universidade, sem o conhecimento da sociedade, sem sequer ter ouvido falar dos princípios éticos e morais, tão caros aos debates da Universidade e aos cursos de jornalismo.

Pedimos agora que olhemos, em nome da sociedade, para o presente e para o futuro. Pedimos agora que esta Câmara, por suas mãos, vereadores de Tubarão, implemente um instrumento legal que exija, para o exercício das atividades da profissão de jornalista, seja nos gabinetes de cada vereador, seja na assessoria da Casa, na TV Câmara ou qualquer outro meio que possa vir a ser utilizado para a divulgação de notícia, a comprovação da conclusão do ensino superior em jornalismo e o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

É esta a hora de reafirmar nosso compromisso com a Universidade, com o conhecimento e com a qualificação profissional. A sociedade espera informação com qualidade saindo daqui. Para isso precisamos defender a formação dos jornalistas profissionais. Vamos todos, senhores vereadores, a partir de agora, trabalhar para que em breve esta Câmara e estes vereadores possam afirmar que defendem a sociedade porque defendem os jornalistas!

Muito obrigado.

Boa-noite!"

Tucanos prestigiados

Vereador Jefferson Brunato deixou a sessão da Câmara de Vereadores de ontem mais cedo para participar da posse festiva do novo diretório. Foi prestigiado por diversas lideranças estaduais do partido como o Secretário da Educação, Marco Tebaldi; o Secretário do Planejamento, Felippe Mello e o deputado estadual Dóia Guglielmi.

Os prefeitos Manoel Bertoncini, de Tubarão; Roberto Martins, de Imbituba e Jaime Wensing, de Armazém, também se fizeram presentes, assim como os Secretários Regionais Haroldo Silva, de Tubarão e Gelson Padilha, de Braço do Norte, e dezenas de Vereadores e presidentes de Diretórios Municipais de toda a região.

Além de Brunato, que passa a dirigir os rumos do partido na cidade, foram empossados oficialmente os presidentes do PSDB Mulher e PSDB Jovem. Albertina Terezinha Carvalho, a Beth Xuxa, é a nova presidente da ala feminina e Leandro de Andrade, da ala jovem.

Câmeras de segurança

A instalação de câmeras de segurança em Tubarão é uma novela comprida, mas que pode em breve chegar ao fim. O sistema que será instalado na cidade deverá aproveitar o cabeamento da TV Cabo, o que pode ampliar consideravelmente os pontos de observação.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Agenda do Governador, 8/4

19:00 - Solenidade = Inauguração da Reforma do Ginásio de Esportes da EEB.
Pe. BALDUÍNO RAMBO.
Local:Centro Tunápolis.

20:00 - Solenidade = Inauguração da Reforma e Ampliação da EEB. CRISTO
REI.
Local:Linha Cristo Rei -São João do Oeste.
Obs:Investimento de R$ 608.884,15.

21:45 - Solenidade = Abertura Oficial da 6ª EFRAIT - Exposição Feira
Regional Agroindustrial Comercial e Agropecuária da ASSEMIT - Associação
dos Empresários de Itapiranga.
Autorização para Lançamento do Edital de licitação para construção do
prédio da EEB São Vicente - SDR Itapiranga.
Local: Complexo Oktober - Bairro Bela Vista - Rua Loureiro Mello -
Itapiranga.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores