Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2018

Tem que sair do papel

A realização do seminário anual para discutir a enchente de 1974 é louvável para manter o assunto vivo na memória dos tubaronenses. Mas ao mesmo tempo tem sido frustrante ao se constatar sobre a morosidade que o tema tem diante das autoridades competentes.

Conforme esta coluna insiste em lembrar todas as semanas, já se vão mais de 35 anos que foram concluídas as obras de dragagem no rio. Este trabalho foi de extrema importância. Mas o que precisa ser feito também é e passou do tempo.

O esforço que um grupo de interessados tem feito para discutir o projeto chegou ao seu limite. É preciso agora uma ação concreta das autoridades que realmente tem o poder de fazer alguma coisa, de destinar recursos e fazer o projeto sair do papel. Caso contrário, talvez seja até possível adivinhar a pauta do próximo seminário.

Obras e paciência

As obras de pavimentações e agora a primeira etapa das obras para captação e tratamento do esgoto residencial vão exigir um bocado de paciência dos tubaronenses. Todos têm que lembrar que para ter a melhoria, será preciso conviver com os transtornos. Com isso o jeito é torcer para que os prazos sejam cumpridos. No caso do esgoto, as obras vão até maio de 2019. Quando concluídas, a cidade terá 8,8% de esgoto tratado. É um avanço, pois hoje não se tem nada, mas também é uma lembrança de que ainda vão faltar mais de 90%. Ou seja, tem muita obra pela frente.

Cautela na Páscoa

O primeiro horário especial do comercio de Tubarão será esta semana. Pelo calendário, dia 30 de março, feriado nacional, o comércio estará fechado, mas no dia 31, um sábado, terá horário especial das 9 às 17 horas. Em pesquisa realizada pela Fecomercio, a expectativa é de um consumo menor entre os catarinenses. O valor do gasto médio deve ficar 3,3% menor do que em 2017. Já na CDL de Tubarão a expectativa é manter a tradição de sempre ter um desempenho melhor do que a média estadual.

Isenção de estacionamento

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 050/2018, que dispõe sobre a isenção de cobrança da taxa de estacionamento por hospitais aos pacientes submetidos à sessão de radioterapia ou quimioterapia. De acordo com o projeto, a gratuidade será efetivada mediante apresentação de documentos emitidos pelos hospitais aos pacientes ou acompanhantes. O projeto de Lei tramita na Comissão de Constituição e Justiça.

Paixão de Cristo

Entrando na Semana Santa, o Colégio Stella Maris, de Laguna, volta a realizar a encenação teatral Paixão de Cristo. A programação é feita em parceria com a paróquia Santo Antônio dos Anjos. A peça será encenada por 45 alunos do Ensino Médio e contará com efeitos de áudio visuais. A apresentação será nesta segunda-feira, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, às 20 horas. A entrada é gratuita.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores