O atual prefeito de Imaruí e candidato à reeleição, Amarildo Souza (PSD), passou boa parte de seu mandato envolvido com polêmicas e divergências com a oposição. Por isso, o debate de ontem na Unisul TV era esperado com expectativa para a discussão frente a frente destes e outros assuntos considerados importantes.
Só que o debate não aconteceu. O candidato do PT, Manoel Viana, alegou compromissos inadiáveis, e não compareceu para o programa. Perdeu a oportunidade de fazer questionamentos ao adversário e expor o seu ponto de vista sobre os temas que tem dominado a campanha no município. Perdeu a oportunidade de um contato franco e aberto, tão cobrado nos últimos anos.
Sem um dos candidatos presentes, Amarildo concedeu uma entrevista e reforçou a defesa sobre as decisões que tomou durante o mandato. Reafirmou que o presídio trará benefícios e movimentará a economia do município e disse que a nucleação das escola foi uma ação necessária para readequar os custos da educação com as demandas existentes. O candidato à reeleição também aproveitou para alfinetar o adversário lembrando as questões que faria, caso tivesse ocorrido o debate.
O município de Imaruí apresenta uma das eleições mais disputadas da região e desde que passaram a valer as reeleições, ninguém conseguiu dois mandatos consecutivos. Se as ações de Amarildo serão aprovadas ou não, só o eleitor poderá dizer em 7 de outubro. Mas uma comparação entre os candidatos ajudaria muito para esta decisão. Infelizmente, o debate ficou para uma próxima vez.