Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

A CND da discórdia

O prefeito de Tubarão Olavio Falchetti e o vice-prefeito Akilson Machado exibiram as certidões negativas de débito estadual e federal como dois troféus. E a comemoração deles e de toda a equipe tinha razão para acontecer, afinal de contas, há oito anos a cidade estava sem esta condição. Para obter as tais CNDs foram regularizados parcelamentos de dívidas e outros débitos em valores que não foram divulgados pelos gestores.

Mas o caso mais polêmico de toda esta história não envolveu o pagamento de nenhum centavo ainda. A pendência com o Dnit, sobre a construção de um galpão, e a retirada dos trilhos será resolvida com uma Tomada de Contas Especial, com o objetivo de apurar a responsabilidade pelo problema.

Este assunto dominou campanhas eleitorais e atrasou a cidade nos últimos anos. A gestão do ex-prefeito Carlos Stupp alega que a prestação de contas está correta, mas o Dnit contesta. E durante todo este tempo em que não se apurou o que pode estar errado muitos recursos deixaram de vir para Tubarão pela impossibilidade do município em participar de convênios. A pergunta que fica é por que se demorou tanto? Será que não se queria apurar o que realmente aconteceu?

A estimativa agora é que Tubarão receba R$ 17 milhões do Governo do Estado e outros R$ 22 milhões do Governo Federal para a conclusão e realização de obras e investimentos. Estes recursos compõem a principal alternativa, para não dizer única, para tirar a cidade de um longo inverno de projetos inacabados.

Centro de Zoonoses, UPA 24 Horas, Arena Multiuso, construção de pontes, pavimentação e abertura de ruas, reforma do Museu e outros projetos que deverão surgir. É uma lista grande e sem previsão para terminar, mas agora não há mais a desculpa de que faltam as negativas para fazer.

ASSISTA REPORTAGEM DA UNISUL TV

Treze de Maio: moradores pedem o fim da Cosip na área rural

Agricultores e moradores de Treze de Maio fizeram uma nova manifestação em frente a Câmara de Vereadores

CE para o Plano Diretor

Vereadores de Tubarão estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio para mais uma sessão da câmara. Eles aprovaram a criação de uma Comissão Especial (CE) para tratar do Plano Diretor da cidade

A saúde do governo

A troca de comando na secretaria estadual de Saúde confirma a dificuldade do governo com esta área. Sai Dalmo Claro e entra Tânia Eberhardt, ambos do PMDB. A mudança, porém, não significa a incompetência de um ou competência de outro, mas revela que enfrentar um dos principais problemas da população abrange muito mais do que ter recursos financeiros.

Com pretensões eleitorais para 2014 quando pretende ser candidato a deputado estadual, Dalmo sai para tentar descolar a imagem de uma área tão problemática que deveria ser chamada de Secretaria da Doença. Numa das últimas passagens que teve por nossa região o governador Raimundo Colombo (PSD) admitiu em entrevista na Unisul TV que a saúde foi a área em que “o governo mais apanhou”.

A dor de cabeça agora está com Tânia, indicada ao cargo pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que tem atuação reconhecida em Joinville. Está com ela a missão de vencer a falta de recursos, a burocracia e os problemas de gestão, que deixam os catarinenses nas filas de espera por atendimento.

Sem uma ação concreta nestes pontos dificilmente o governo conseguirá cumprir as metas propostas por Colombo na campanha eleitoral de 2010 como construção de hospitais, policlínicas, diminuir as distâncias para os tratamentos especializados, entre outras.

Leia mais...
“Governo ‘apanha´ na saúde”

Sem medo das ruas

As denúncias sobre abuso no uso de aeronaves do governo só revela que os políticos continuam apostando na impunidade. Alguns dos casos que vieram à tona agora ocorreram durante o auge das manifestações que tomaram as ruas do país. Nem mesmo o povo na rua foi capaz de botar medo neles. Os protestos de agora precisam repercutir nas urnas em 2014, caso contrário corre-se o risco de continuar tudo como sempre foi.

Uva Goethe

A histórica comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes, está eufórica com mais uma edição da Festa do Vinho Goethe que será realizada a partir de sexta-feira. Os organizadores esperam mais de 40 mil visitantes, dez vezes mais a população do município. Esta será a primeira edição da festa depois do reconhecimento oficial, pelo INPI, da Indicação de Procedência (IP) dos Vales da Uva Goethe. Vinícolas de toda a região estão presentes na festa e uma das representantes locais é a Irmãos Felipe, hoje a única industrial da cidade.

Empresa Cidadã

A Librelato S.A. Implementos Rodoviários é uma das vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2013, promovido pela ADVB. A Librelato receberá o troféu e o selo de Empresa Cidadã no dia 1° de agosto, em Lages/SC.

Frase do Dia

“Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças.”
James Fredericks, escritor escocês

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores