Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O alarme já tocou há tempo

A cidade está mais uma vez chocada! Os números alarmantes já não assustam mais. Mas ver alguém assassinado, assim no centro da cidade, próximo de todos, trabalhando no meio de uma tarde, infelizmente só isso é capaz de chocar.

Tudo parece uma reprise de um fato ocorrido em 2010, quando em outro assalto a uma relojoaria, um cidadão foi morto simplesmente porque estava na hora e lugar errado.

Só que este filme vem passando repetidamente em nossa região nos últimos tempos. Foram mais de 30 assassinatos no ano passado. Este ano na Amurel já foram doze, dois deles em Tubarão. Dez ligados ao tráfico e dois latrocínios. Só isso já era suficiente para que o alarme fosse tocado.

O que vamos ver nos próximos dias, provavelmente será uma repetição de filmes passados. Aumento de policiamento nas ruas, autoridades prometendo algum tipo de investimento e passados alguns dias, o tema cairá no esquecimento. A pergunta é: por que só agora? Já não devíamos estar chocados?

A morte desta tarde (10/2) também reacenderá a questão sobre a possibilidade de equipar com armas a Guarda Municipal de Tubarão. Seria esta a solução? Ou aumentaríamos os tiroteios e a possibilidade de mais gente inocente sofrer com violência desnecessária? O exemplo de hoje mostra de que de nada adiantaria uma arma a mais nas ruas.

As nossas cidades precisam sim de ações imediatas para dar um basta nesta situação, mas sem tratar o problema em sua raiz, o que se vê pela frente é muito mais assustador.

Com uma sociedade cada vez mais desigual, com leis cada vez mais brandas, com o consumo de drogas sendo tratado como uma coisa banal, com ações políticas que deixam sempre a população em último lugar ficamos sem perspectivas. O país inteiro precisa tratar do assunto com mais investimentos em educação, saúde e bem estar para todos. A vida tem que melhorar para todos e não apenas para um grupo cada vez menor.

Servidores concursados

A indicação dos assessores da Câmara de Tubarão é um tema que sempre deixou insatisfeito o grupo que não faz parte da mesa diretora. Isso vem desde o início desta legislatura, em 2009. Estas indicações tem sido sempre prerrogativa da presidência e os vereadores tem que trabalhar com os servidores que estão disponíveis, sem possibilidade de indicar ninguém de sua própria confiança.

O atual presidente João Fernandes (PSDB), que já ocupou o mesmo cargo em 2009 até diminuiu o número de assessores em 2011, mas mantém a mesma prática. Deka May (PP), Dionísio Bressan (PP) e Edson Firmino (PDT), que sempre estiveram fora da mesa diretora, e agora também Caio Tokarski (PMDB) formam o grupo dos insatisfeitos. Eles não querem montar um gabinete completo de assessores, mas queriam indicar pelo menos um assessor direto.

Uma ótima solução para o caso seria termos uma câmara de vereadores formada quase que exclusivamente por servidores concursados e dedicados a carreira pública. Atenderiam a todos os vereadores sem preocupação com a cor partidária. Mas este é claro, é um sonho bem distante.

Se quiser vai ter que pagar

O deputado federal Edson Bez (PMDB), o Edinho, foi um dos poucos que não se rendeu à moda do momento. Mesmo durante a campanha eleitoral ele abriu mão de usar o Twitter, ferramenta de rede social que mais cresceu em 2010. Agora se quiser usar o serviço com o nome @EdinhoBez terá que pagar. É que algum espertinho registrou o endereço e o colocou à venda. Tem cada um mesmo nesta rede

Parte da população desconhece novas cédulas do Real

As novas cédulas do real já começaram a circular entre a população, mas muita gente ainda desconhece essa mudança. O Banco Central lançou a segunda família do real em dezembro do ano passado com objetivo de substituir as notas antigas já desgastadas e também aprimorar os elementos de segurança do dinheiro brasileiro

Planos de cargos: depois da reforma

O novo Plano de Cargos e Salários da Prefeitura de Tubarão já está pronto e deve seguir para a Câmara de Vereadores depois de votada a reforma administrativa. É o que garante também o secretário de Administração Carlos Eduardo Portão (PP), o Preto. O problema é saber quando será votada a tal reforma.

“Verdadeiros papelões”

O secretário de Administração de Tubarão, Carlos Eduardo Portão (PP), o Preto, escreveu em sua página pessoal do Twitter algumas reflexões sobre o constrangimento que a política proporciona.

“Sinceramente a participação política nos últimos anos, nos tem feito passar por verdadeiros papelões. Primeiro o Colombo (Raimundo) me grava um programa cerca de 6 anos atrás citando as SDRs e chamando de cabidaço político, de emprego. Em seguida nos fazem pedir votos para Ângela Amin e hoje “participamos” do governo Colombo. E por fim, o LHS (senador Luiz Henrique da Silveira) ganha a a eleição na onda Lula pela primeira vez (2002), depois vira a casaca pro Serra (2010) e agora depois de eleito apoia o governo Dilma”, desabafou.

Se até quem é do meio político fica insatisfeito assim, imagine o cidadão comum?

Comissões permanentes na Alesc

Os componentes das 14 Comissões Permanentes do Legislativo e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar indicados pelos líderes de bancadas foram oficializados ontem na Alesc. A eleição dos presidentes das comissões está prevista para iniciar a partir do dia 15. Confira como ficou a participação dos deputados do Sul:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
Deputado Joares Ponticelli (PP)
Deputado José Nei Ascari (DEM)
(Deverá ser presidida pelo PMDB)

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO
Deputado Manoel Mota (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PSDB)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Deputada Ada De Luca (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PSDB)

COMISSÃO DE AGRICULTURA E POLÍTICA RURAL
Deputado José Milton (PP)
Deputado Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia
Deputado José Nei Ascari (DEM)
(Deverá ser presidida pelo PMDB)

COMISSÃO DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS,
DE AMPARO À FAMÍLIA E À MULHER
Deputada Ada De Luca (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PT)

COMISSÃO DE TRANSPORTES E DESENVOLVIMENTO URBANO
Deputado Valmir Comin (PP)
Deputado Manoel Mota (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PP)

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Deputado Joares Ponticelli (PP)
(Deverá ser presidida pelo PMDB)

COMISSÃO DE SAÚDE
Deputado Valmir Comin (PP)
(Deverá ser presidida pelo PT)

COMISSÃO DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO
Deputado Altair Guidi (PPS)
Deputado Manoel Mota (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PMDB)

COMISSÃO DE ECONOMIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, MINAS E ENERGIA
Deputado José Milton (PP)
Deputado Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia
(Deverá ser presidida pelo PP)

COMISSÃO DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL,
COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DO MERCOSUL
Deputado Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia
(Deverá ser presidida pelo PSDB)

COMISSÃO DE TURISMO E MEIO AMBIENTE
Deputado Altair Guidi (PPS)
Deputado Valmir Comin (PP)
Deputada Ada De Luca (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PT)

COMISSÃO DE PESCA E AQUICULTURA
Deputado Adilor Guglielmi (PSDB)
Deputado Altair Guidi (PPS)
Deputado José Milton (PP)
Deputado Manoel Mota (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PT)

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA
Deputado José Nei Ascari (DEM)
Deputado Manoel Mota (PMDB)
(Deverá ser presidida pelo PCdoB)

BR-101 e gabinete congestionado

A julgar pelas agendas divulgadas pelas assessorias os deputados federais Edson Bez, o Edinho, e Ronaldo Benedet, ambos do PMDB, quase se esbarraram no gabinete do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Os dois estiveram por lá no mesmo dia desta semana para tratar do mesmo assunto: BR-101.

Será que não seria mais produtivo realizar o encontro juntos e, inclusive, dar mais pressão no assunto? Ainda mais que os dois deputados são da mesma região, o Sul, e do mesmo partido? Aí já estou pedido demais né?

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 10/2

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos nesta quinta-feira, 10/02, em seu horário regimental das 19 horas, realizando a terceira Sessão Legislativa Ordinária de 2011.

Na pauta desta Sessão está apenas o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 182/2010, de autoria do Ver. André Fretta May, que declara de utilidade pública a Associação do Espaço Criativo. Este projeto em sua primeira votação.

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 10/2

Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores