Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Efetivados na Alesc

Com a realização do segundo turno das eleições municipais, dois deputados estaduais eleitos em 2010 deixam a Assembleia no próximo dia 31 de dezembro. Cesar Souza Junior (PSD) assumirá a Prefeitura de Florianópolis, enquanto Elizeu Mattos (PMDB) comandará Lages. As vitórias abrem vagas para suplentes da coligação DEM-PMDB-PSDB-PTB-PTC-PSL-PRP-PSC, que obteve 24 das 40 vagas do Parlamento catarinense na eleição de 2010. Maurício Eskudlark (PSD) e Mauro de Nadal (PMDB), que já exercem o mandato de deputado, serão efetivados.

Dois suplentes poderão assumir uma cadeira na Assembleia em 2013: Daniel Tozzo (PSDB) e Paulo França (PMDB). A vinda deles, no entanto, depende do afastamento de outros parlamentares ou da permanência dos deputados do PMDB que atualmente estão no primeiro escalão do governo estadual: Ada Faraco de Luca, secretária de Justiça e Cidadania; Valdir Cobalchini, secretário de Infraestrutura; e Renato Hinning, secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

O suplente de deputado estadual Carlos Stüpp (PSDB) sobe duas posições e agora passa a ser o sétimo suplente da coligação.

Tríplice ainda mais forte em 2014

O Sul do Estado não teve nenhuma cidade com segundo turno nas eleições municipais. Por isso assistimos de longe as disputas que ocorreram em Florianópolis, Blumenau e Joinville e que terminaram domingo com a votação, apuração e definição dos eleitos.

Os resultados nestas grandes cidades favorecem os encaminhamentos para as eleições estaduais de 2014 e que se continuarem no mesmo ritmo não devem apresentar nenhuma novidade na divisão de forças.

Os partidos que compõem a chamada Tríplice Aliança tiveram uma vitória cada um. O PMDB venceu em Joinville, o PSDB em Blumenau e o PSD, com um vice do PP, foi o vencedor em Florianópolis.

Apesar das disputas entre sí, estes partidos só não estarão juntos em 2014 se não quiserem. Mesmo a aproximação do PP com o governo, que poderia afastar PMDB e PSDB, já passa a ser digerida com mais facilidade por todos. Do jeito que está, só o surgimento de um fato muito surpreendente para colocar algum tempero nesta disputa.

Ainda há tempo é verdade, mas a tática utilizada nos últimos pleitos tem se confirmado imbatível. O seu maior defensor é o ex-governador e agora senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Unidos eles tiveram vitória em 2006 e 2010, a última já no primeiro turno. Se o PP realmente integrar esta aliança a oposição ficará ainda mais enfraquecida.

A divisão destas siglas em mais de uma candidatura é no momento uma das esperanças do PT, por exemplo. Mas os resultados de ontem, tornam esta expectativa mais difícil e por isso a necessidade de se buscar outros caminhos. Só assim para sonhar com algo diferente do quadro atual.

Pode mudar

Lembra daquele posto de gasolina que foi fechado na véspera das eleições em Tubarão? Existe a possibilidade deste fato mudar o resultado na cidade. É que os nomes de dois vereadores eleitos fazem parte das investigações e dependendo do que for apurado no inquérito policial e depois do encaminhamento do promotor eleitoral eles poderão ser processados por abuso de poder econômico, compra de votos, e se condenados perderem os cargos. É difícil, não tem prazo, mas pode acontecer. E se isso ocorrer mudaria a quociente eleitoral e a divisão de cargos por partido. Desta forma tem muita gente torcendo pela investigação e outro tanto torcendo para não dar em nada.

PT de Tubarão tem novo presidente

João Titon Formentin é o novo presidente do PT de Tubarão. Ele substitui o prefeito eleito Olavio Falchetti que já estava afastado durante a campanha eleitoral e agora deixa o comando da sigla para se dedicar ao executivo municipal. Formentin era o vice-presidente e tem até 60 dias para convocar uma nova eleição com participação exclusiva dos membros do diretório. O nome eleito cumprirá o mandato até novembro de 2013 quando o PT realiza eleições diretas em todas as cidades. Formentin trabalha no setor cerâmico e é filiado ao PT desde 1984.

Sessões da Câmara voltam para às 19 horas

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio na quinta-feira, dia 29 de outubro, realizando a 73ª Sessão Legislativa Ordinária de 2012, no horário regimental das 19 horas, conforme o que foi aprovado na última sessão.

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão, os Vereadores irão deliberar sobre as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 068/2012, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que denomina de Rua Izidoro Fornasa, uma via pública localizada no Bairro Guarda, Margem Direita, neste Município. Este projeto em uma única votação.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 066/2012, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal, e Lei no 12.527/2011, dispondo sobre o acesso a informação pela Sociedade da remuneração dos ocupantes de cargos comissionados, e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

Ordem do Dia da Câmara de Vereadores de Imaruí, 29/10

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
– Projeto de Lei nº. 058, de 18 de Outubro de 2012, “Autoriza a contratação de pessoal em caráter excepcional, por tempo determinado, e dá outras providências”. (Acompanhado de Parecer)
– Projeto de Lei nº. 060, de 18 de Outubro de 2012, “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar ao orçamento da Prefeitura Municipal de Imaruí, e dá outras providências”. (Acompanhado de Parecer)

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA LEITURA EM PLENÁRIO
– Projeto de Lei nº. 061, de 26 de Outubro de 2012, “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar ao orçamento do Fundo Municipal de Saúde de Imaruí, e dá outras providências”.
– Projeto de Lei nº. 062, de 26 de Outubro de 2012, “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial ao orçamento do Fundo Municipal de Saúde de Imaruí, e dá outras providências”.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores