Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Convocando os blogueiros

A previsão era de que a internet faria muita diferença na campanha eleitoral 2010. A expectativa era de que ela ajudasse a arrecadar recursos, como ocorreu com Barack Obama nos Estados Unidos, mas até agora serviu apenas para ajudar a espalhar os velhos e antigos boatos. E isso ocorre dos dois lados.

Esta semana porém a campanha de José Serra (PSDB) lançou uma estratégia para ganhar o apoio de blogueiros. A ideia é usar nomes com mais credibilidade para divulgar as notícias que quando chegam por e-mail vão direito para a caixa do lixo eletrônico.

Nos mensagens, enviadas pela marqueteira digital Ana Reczek, é informado o endereço de um blog, que reune informações para serem republicadas e utilizadas por quem quiser. A quem interessar beber direto da fonte, pode acessar http://voudeserra45.wordpress.com/.

O meu blog não republicará mensagens deste tipo de nenhum dos dois candidatos.

Mais sobre empreendedorismo

A nota sobre empreendedorismo, publicada esta manhã, gerou comentários e sugestões do leitor Moisés de Andrade. Ele lembrou do Projeto de Lei que já previa incentivos para novos empreendimentos na cidade. Conhecido como o Programa Santo de Casa Aqui faz Milagre, o projeto foi criado pelo então secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tubarão, Glauco Caporal Fernandes.

– Embora tenha sofrido engessamentos burocráticos não previstos no texto original, ele abre inúmeras possibilidades de incentivo, prevendo os mesmos distritos – escreveu.

Sobre a Incubadora Crie, Andrade, acredita que ela poderia ser ainda melhor utilizada se houvesse uma política de vocação econômica mais definida.

– Incentivaria na cidade principalmente a indústria do turismo (para atender o comércio) e indústria do conhecimento – acrescentou.

Leia mais...
Incentivos aos empreendedores

Mais apoio para Serra na região

O diretório do PP de Tubarão decidiu pela liberação dos filiados quanto ao segundo turno das eleições presidenciais. Porém o presidente da sigla, vice-prefeito Felippe Luiz Collaço, o Pepê, acredita que a maioria apoiará José Serra (PSDB), acompanhando a decisão do deputado estadual Joares Ponticelli (PP).

– Decidimos pela liberação porque alguns filiados já assumiram compromissos no primeiro turno e tem ligação tanto com Serra quanto com Dilma – explicou Pepê, que optou pelo apoio ao tucano.

Outro líder regional que anunciou apoio a Serra foi o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB). No primeiro turno ele apoiou Dilma Roussef (PT). A mudança de postura tem ligação com questões locais. Em Capivari, o PP, principal adversário, está ao lado da petista.

Cheiro de pizza: nova comissão é formada para investigar caso das diárias

Uma nova comissão foi criada na Câmara de Vereadores de Tubarão para apurar o susposto caso de desvio de dinheiro público do qual são acusados o vereador Geraldo Pereira e a assessora dele. A portaria que institui a comissão foi apresentada na sessão de segunda-feira

“É preciso coragem para mudar os secretários”, afirma Brunel

Os mandatos dos atuais prefeitos estão próximos da metade e muitos pensam na avaliação do trabalho feito até agora. Fazer uma reforma administrativa é uma das maneiras de dar novo fôlego para as administrações. O problema é como fazer.

Em Tubarão, por exemplo, se fala em reforma administrativa desde o final do ano passado. Ela envolveria redução de secretarias e mudanças nos titulares das pastas. Só que até agora não saiu do papel.

De Capivari de Baixo vem um exemplo de como ela pode ser feita. O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) vai pedir no final do ano que todos os secretários coloquem os cargos à disposição. O objetivo é liberar o prefeito para avaliar o desempenho de todos e ter liberdade para fazer as mudanças necessárias. Que podem incluir, por exemplo, a participação de novos partidos. O Democratas, que faz parte da aliança que venceu as eleições estaduais, terá participação certa.

A ideia é dar férias coletivas em janeiro e no retorno em fevereiro retomar os trabalhos com a equipe renovada e motivada para a segunda parte do mandato. Quem está indo bem até pode voltar, mas o que o prefeito quer evitar é acomodação. Disse que a prefeitura está bem, mas que quer fazer mais.

Capivari de Baixo tem atualmente oito secretarias. O município pode ter ainda a Secretaria de Segurança que hoje não é ocupada por ninguém e existe a possibilidade de criar a Secretaria de Planejamento, setor que atualmente está vinculado à Secretaria de Administração.

Será que a mesma proposta não pode ser aplicada em outros municípios, aqui em Tubarão por exemplo? O próprio Brunel disse que é preciso ter coragem para tal decisão, pois aliados políticos podem não gostar de perder os cargos que tem.

Mas vale lembrar que só quem tem mandato é o prefeito e o vice. Secretários e cargos comissionados são nomeados e podem ser exonerados em qualquer tempo. Portanto, está na hora de mudar e renovar mesmo.

Vereador pede homenagem para José Santos Nunes

A sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão desta segunda-feira (18/10) foi a última com a participação do suplente Luiz Refrigeração (PP), que ocupou a cadeira do titular Deka May (PP). Ele encerrou a participação na casa pedindo que seja aprovado Projeto de Lei em homenagem ao ex-vereador e secretário de Educação José Santos Nunes (PP), falecido há dez dias.

Luiz sugeriu que o Centro de Educação Infantil Pró Infância, localizado no Bairro Santo Antônio de Pádua, leve o nome do ex-professor, que acabou falecendo antes da finalização da obra. De acordo com a legislação atual, é preciso aguardar seis meses para que seja feita a indicação, e como até lá ele já não estará mais na câmara, já deixou o pedido registrado. Justa homenagem.

Incentivos aos empreendedores

O vereador Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, solicitou incentivos da prefeitura de Tubarão aos empreendedores da cidade. Em requerimento apresentado na sessão de segunda-feira (18/10) da Câmara de Tubarão, pediu que o site oficial do município reúna informações necessárias para os que pretender se tornar um empreendedor. Jarrão também sugeriu a criação de um Distrito Industrial Municipal da Microempresa. A ideia é oferecer uma área para instalação de negócios com até 25 empregados.

A proposta do vereador poderia ser ampliada com a união de esforços em torno da Incubadora Crie da Unisul, que já oferece espaço para a gestação de novos negócios, mas tem limitações. As empresas podem ficar incubadas por até dois anos e depois seguir por conta própria.

Charge - Nunes

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores