Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Com diploma ou não, jornalismo é profissão

Para ser jornalista, não é mais necessário ter diploma de jornalista. Está decidido. Não é preciso ter diploma de nada. Não tem volta, está decidido. O STF decidiu assim hoje. De goleada. 8 a 1.

Mas para mim, esse não é o problema. Esta partida já estava perdida havia tempo. Um pouco, por culpa nossa mesmo, dos jornalistas, que há muito achavam que eram especialistas em tudo e deixaram de se especializar. Viraram especialistas de nada e assim os verdadeiros especialistas foram tomando lugar. E a lógica, agora legalizada, será essa. Quem entende de determinado assunto, poderá escrever, falar, reportar sobre esse assunto.

Os jornalistas e nossos sindicatos defenderam o problema errado. Caiu a obrigação do diploma, mas não caíram os direitos trabalhistas, não caiu o Código de Ética da profissão. Por exemplo, está lá no Artº 7: O jornalista não pode:
I - aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga
horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou
passivamente para a precarização das condições de trabalho.

Está lá, mas os próprios jornalistas deixam de cumprir. Está lá, tudo o que os jornalistas, diplomados ou não, devem fazer. Mas todos nós deixamos de cumprir.

Portanto, não se decepcionem jornalistas, velhos ou jovens, diplomados, recém diplomados ou não. Sempre vai ter lugar para os bons.

Precisamos de jornalistas profissionais e não de amadores. Profissionais que cumpram e respeitem o Código de Ética. O diploma nunca foi e nunca será a garantia deste compromisso. Profissionalismo sim.

PP promete filiar 300 nesta quinta-feira

O Partido Progressista realiza encontro nesta quinta-feira no bairro Humaitá de Cima e a previsão é de filiar mais de 300 novos membros.

A afirmação é do presidente do partido em Tubarão, o vice-prefeito Felipe Luiz Collaço, o Pepê, com base nos dados fornecidos por Laércio Menegaz na final desta tarde (quarta-feira).

Para as próximas semanas, a previsão é de um encontro regional, com a participação do casal Amin (Ângela e Esperidião), para lançar a pré-candidatura ao governo do estado de Hugo Biehl.

Sobre o número de candidatos a deputado estadual que a Amurel deve ter, Pepê acha que a região poderia eleger cinco ou seis, mas deve ficar em três ou quatro.

FTC retoma transporte para o Porto de Imbituba

Com investimentos de R$ 283 milhões em obras de expansão, renovação e aquisição de equipamentos, juntamente com o início das operações de cabotagem no Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba (Tecon), a FTC retoma suas atividades neste segmento de carga e efetuou, na terça-feira (16/6), o transporte de cerâmica e arroz até o Porto.

Desde o mês de abril, o Tecon atua no transporte de cabotagem com o armador Aliança Navegação e Logística.

Nesta quarta-feira (17/6), a Mercosul Line inicia suas operações, com três opções de rotas, que conectarão Santa Catarina a Bahia, Pernambuco, Ceará e Manaus. Dois novos navios, com capacidade para 2.500 TEUs estão sendo incorporados à atual frota da empresa.

Com informações da AI/FTC

Bertoncini volta a Brasília

O prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) e o chefe de Gabinete, Evaldo Tonelli estarão em Brasília nesta quinta-feira. Na capital Federal, eles visitam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e o Ministério das Cidades.

No DNIT, Manoel Bertoncini vai em busca de recursos para retirada dos trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral. Já no Ministério das Cidades, os contatos serão focados no projeto de mobilidade urbana.

- Em agosto, o governo federal vai priorizar iniciativas que facilitem a mobilidade nos centros urbanos. Vou em busca de informações - salienta o prefeito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana em agosto de 2007. Por meio do projeto, serão estabelecidas diretrizes para planejamento, gestão e modernização dos sistemas de mobilidade, incentivando a construção e asfaltamento de vias e ciclovias, o que deve viabilizar uma maior utilização do transporte público nos municípios.

Com informações da Ascom/PMT

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 18 de junho de 2009, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária, em seu horário regimental das 19 horas. Na Ordem do Dia desta sessão, os Vereadores irão deliberar sobre 17 Projetos de Lei, sendo 16 com origem Legislativa e um originário do Poder Executivo Municipal, a saber:

1. PROJETO DE LEI Nº 033/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que institui a semana de combate a pedofilia no Município de Tubarão e dá outras providências. Este projeto em sua segunda votação.

2. PROJETO DE LEI Nº 045/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a afixação nas paradas de ônibus de placas com a indicação do itinerário das linhas de ônibus e adota outras providencias. Este projeto em sua primeira votação.

3. PROJETO DE LEI Nº 050/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a obrigatoriedade da substituição de sacolas plásticas convencionais por sacolas oxibiodegrdaveis ou retornáveis nos estabelecimentos comerciais do município de tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

4. PROJETO DE LEI Nº 052/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que institui o correio escolar nas escolas publicas do Município de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

5. PROJETO DE LEI Nº 054/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a concessão de beneficio referente à isenção do pagamento de tarifas no sistema de transporte publico coletivo urbano – PASSE LIVRE – concedido às pessoas portadores de deficiências e portadores de doenças renal crônica no município de tubarão. Este projeto em sua primeira votação.
6. PROJETO DE LEI Nº 055/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que concede doa doador de sangue, desconto em eventos da municipalidade, isenção das taxas de concursos públicos e preferências em filas. Este projeto em sua primeira votação.

7. PROJETO DE LEI Nº 060/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que altera a lei 2.776/2003, que dispõe sobre a criação do conselho municipal de segurança e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

8. PROJETO DE LEI Nº 062/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos e André Fretta May, que Dispõe sobre o reconhecimento de utilidade publica da associação tubaronense de Parkinson – ATP. Este projeto em sua primeira votação.

9. PROJETO DE LEI Nº 063/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que determina a cessão de tempo nas sessões dos cinemas para exibição de campanhas sócio-educativas do pode publico municipal. Este projeto em sua primeira votação.

10. PROJETO DE LEI Nº 068/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que dispõe sobre o projeto OAB vai à escola e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

11. PROJETO DE LEI Nº 069/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que autoriza o poder executivo criar e implantar o programa brincadeira de roda e contos infantis ma rede municipal de ensino publico infantil e fundamental. Este projeto em sua primeira votação.

12. PROJETO DE LEI Nº 071/2009, de autoria do Ver. Geraldo Pereira, que autoriza o poder executivo municipal instituir no calendário oficial o dia municipal da reciclagem. Este projeto em sua primeira votação.

13. PROJETO DE LEI Nº 072/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que determina a criação de um programa continuo de diagnostico e tratamento da depressão pós-parto, na rede publica municipal de saúde, no Município de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

14. PROJETO DE LEI Nº 073/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a atividade de frentista dos postos de gasolina no âmbito do Município de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

15. PROJETO DE LEI Nº 080/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que altera a lei 2.776/2003, que dispõe sobre a utilização do papel reciclado na administração publica municipal. Este projeto em sua primeira votação.

16. PROJETO DE LEI Nº 0118/2009 (018/2009 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o poder executivo a suplementar dotação orçamentária no valor de R$ 1.289.000,00 (um milhão duzentos e oitenta e nove mil reais). Este projeto em sua primeira votação.

17. PROJETO DE LEI Nº 0119/2009, de autoria do Ver. Jefferson Medeiros Brunato, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, ou qualquer outro produto fumigeno derivado ou não do tabaco, na forma que especifica e cria ambientes de uso coletivo livres de produtos fumigenos. Este projeto em sua primeira votação.

Ainda nesta quinta-feira, 18 de junho, às 10 horas, os membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, sob a presidência do Vereador Dionísio Bressan Lemos, estarão realizando reunião, na sede do Poder Legislativo, para discutir o Projeto de Lei relativo ao Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013 em trâmite na Casa Legislativa Tubaronense. O Presidente da Comissão comunicou, aos Vereadores, que o prazo de emendas ao PPA encerra-se no dia 19 de junho de 2009.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores