Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os primeiros 100 dias dos prefeitos

Os prefeitos que assumiram os cargos no dia 1º de janeiro completam nesta sexta-feira (10/4) 100 dias de governo. De maneira geral, para todos, o principal desafio tem sido administrar as cidades com a queda na arrecadação e recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É preciso muita criatividade.

Mas cada município tem as suas particularidades. Desastres ambientais, estruturas sucateadas, disputas internas, externas e partidárias pelo poder, problemas de saúde e discussões sobre salários foram alguns dos temas que ocuparam o noticiário neste período.

É claro que é cedo para cobrar dos administradores, mas a trégua, ou período de adaptação já passou. Quase 7% do tempo já passou. As promessas de campanha tem que sair do papel. As soluções para os problemas das cidades tem que ser encontrados. Caso contrário, a cada 100 dias se terá muito pouco para avaliar.

Banco no Brasil, bom negócio

Por que mesmo com a crise é bom ser dono de banco no Brasil? Compare as taxas de juros aplicadas aqui e no exterior e tire suas conclusões: HSBC, na primeira semana de abril cobrava 63,42% ao ano no Brasil e 6,60% na Inglaterra; Santander, com taxa de 55,74% no Brasil e de 10,81% na Espanha; e Citibank, com 7,28% nos Estados Unidos e 60,84% no Brasil.

Como se vê, para os bancos não tem negócio ruim.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) e um estudo realizado pela entidade conclui que o sistema atual contribui para a desigualdade social.

Siglas de aluguel

As chamadas siglas de aluguel ou aqueles partidos com pouca, ou quase nenhuma representação, são lembradas somente em época de eleições. Lembradas por aqueles que procuram um partido para se candidatar ou então por aqueles que se vêem prejudicados e criticam a prática. Depois disso caem no esquecimento.

Não posso acusar aqui e nem dizer quais são estes tais partidos, mas vejo que temos um número excessivo de siglas partidárias em nosso sistema eleitoral e isso precisa ser revisto.

A fidelidade partidária já ajudou bastante, mas ainda é preciso melhorar muito.

Fim da prisão especial, mas com exceções

Sabe aquele privilégio que as pessoas com curso superior tinham aos serem presas por algum crime, ou suspeita, a chamada prisão especial? Pois é, o Senado aprovou ontem o projeto de lei que extingue este privilégio. Caso não seja registrado nenhum recurso, o projeto será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto de lei mantém, no entanto, o direito a prisão especial para ministros, governadores e secretários estaduais, prefeitos, vereadores e chefes de polícia. Também são privilegiados por este foro parlamentares, magistrados e oficiais das Forças Armadas. O também projeto abre uma brecha para que, em última instância, o juiz estabeleça a prisão especial, caso julgue necessário.

Eu sou contra esta prisão especial, mas também sou contra que pessoas presas pelos mais diferentes motivos sejam misturadas dentro da cadeia. Penso que é preciso haver uma separação por crimes. Ladrões de galinha de um lado, autores de crimes hediondos de outro. Já ladrões de dinheiro (público ou privado) podiam ficar todos juntos mesmo, afinal, o povo é o maior prejudicado.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores