Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bretzke sem vaidades

O ex-candidato a vice-governador Guido Bretzke (PR), na chapa de Ideli Salvati (PT), não descartou a participação em futuras eleições, mas disse que não vê problemas em ficar fora do pleito. Em 2012, Bretzke, que é de Jaraguá do Sul, falou que pode até apoiar um candidato a prefeito do PMDB, ou ser candidato a vice-prefeito. “A minha participação numa chapa não é determinante para apoiar um candidato. Não tenho a vaidade de ter o meu nome como indicado. Quero ajudar e não atrapalhar”, disse o empresário que nesta sexta-feira esteve em Tubarão palestrando no Seminário Nacional de Inovação.

Em comunicado, Bertoncini diz que já paga o Piso Nacional dos Professores

O prefeito de Tubarão publicou comunicado endereçado aos pais e alunos da rede municipal de Tubarão onde diz que já vem cumprindo o pagamento do Piso Nacional dos Professores. No texto ele argumenta que desde janeiro de 2009 nenhum professor efetivo recebe valor inferior ao determinado em Lei. No texto é usado argumento semelhante ao utilizado pelo Governo do Estado sobre a necessidade de aguardar a publicação do acórdão do STF para mudar o entendimento sobre a liminar. Por estes motivos, Bertoncini considera injusta a greve anunciada para a próxima terça-feira (31/5).

Confira a íntegra do texto:

"Comunicado do prefeito sobre salário dos professores municipais


A prefeitura de Tubarão comunica aos pais e alunos da Rede Municipal de Educação e todos os cidadãos tubaronenses que desde janeiro de 2009, vem cumprindo com a Lei 11738/2009, referente ao Piso Nacional dos Professores, nos termos da decisão liminar proferida pelo Superior Tribunal Federal (STF), que interpretou o artigo 2º da referida Lei, no sentido de que a referência do Piso Salarial é a remuneração, que engloba todas as vantagens de natureza salarial.

Sendo assim, o município de Tubarão foi um dos primeiros a cumprir a Lei, conforme a interpretação dada pelo STF, aumentando, já naquela oportunidade, o Piso dos Professores Municipais.

Desde então, não existe na Rede Municipal de Educação, nenhum professor efetivo, que receba valor inferior ao Piso Nacional. Portanto, considera que a greve anunciada através do ofício 24/11, do SINTERMUT, para a próxima terça-feira, dia 31, não é justa.

Cabe informar também que a decisão final do STF, na ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4167), ainda não foi publicada, vigorando a liminar acima mencionada.

Salienta ainda que no mês de maio todos os servidores tiveram um aumento de 6,47%, proporcionado pela revisão geral anual salarial."

Processo de Pizzolatti retorna ao TSE

O TSE deve definir a situação do candidato a deputado federal João Pizzolatti (PP) diante do precedente estabelecido em março pelo STF, que decidiu pela não aplicação da Ficha Limpa nas Eleições 2010. O processo do recurso processo do recurso extraordinário contra decisão que indeferiu o registro dele, com base na Lei da Ficha Limpa, será agora analisado pelo ministro Arnaldo Versiani que recebeu os autos enviados pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

O acórdão do TSE que negou o registro a Pizzolatti, porém, só poderá ser modificado por decisão colegiada dos ministros, e não por decisão monocrática do relator.

O relator do TSE precisará avaliar ainda uma petição do deputado federal Odacir Zonta (PP), que foi juntada aos autos e solicita o ingresso do parlamentar como parte no processo de Pizzolatti por ter interesse no caso.

Leia mais...
Processo de candidato enquadrado na Ficha Limpa retorna ao TSE

Parque de Inovação Tecnológica é apresentado em Tubarão

Representantes do governo estadual, municipal e universidade estiveram reunidos nesta sexta-feira (27/5), na sala de Atos da Prefeitura de Tubarão para tratar de assuntos sobre investimentos e ações nas áreas do desenvolvimento regional.

Durante a reunião foi apresentado o projeto sobre a construção de um Parque de Inovação Tecnológica. A proposta foi apresentada pelo superintendente geral do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi, Carlos Alberto Schneider.

O encontro contou com a participação do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB), Reitor em exercício da Unisul, Salésio Herdt, e representantes da Acit, SDR, Codesc e BNDES.

Professores fazem manifestação em Gravatal

As professoras da Rede Estadual de Ensino, fizeram na manhã desta sexta-feira (27/5) uma passeata reivindicando o pagamento do piso nacional (R$ 1.187,97), exigindo que o aumento seja aplicado a toda categoria, beneficiando também os que possuem graduação e especialização. Munidos de carro de som, cartazes e faixas, a mobilização teve objetivo, chamar a atenção dos pais para o movimento. A manifestação começou em frente a Escola de Educação Básica Geraldina Maria Tavares e percorreu toda a extensão da rua Engenheiro Annes Gualberto, até as proximidades do supermercado Kindermann.

A indignação virou apatia?

Texto do jornalista Adelor Lessa, publicado no jornal A Tribuna, expressa muito bem o momento atual que vivemos em nossa sociedade. Parece que nos acostumamos e acomodamos com as coisas ruins. Transcrevo o texto abaixo e gostaria de ler outras opiniões sobre o assunto


"Onde foi parar a disposição de se indignar do cidadão comum pagador de impostos?


Tenho usado uma "pauta" para alimentar discussões, na informalidade, até para tentar entender. É uma discussão de política. É o que costumo "batizar" como um "certo estado de letargia" que parece ter contaminado a sociedade. Ou de "anestesia coletiva".


Não se vê mais aquela indignação necessária diante de falcatruas, denúncias, escândalos e situações absurdas, que antes produziriam manifestações iradas.
E não se trata de uma questão local, coisa de Criciúma, ou do Sul catarinense. Nem do estado. É do país.


Em alguns momentos, dá a impressão até que estamos voltando ao tempo em que valia a tese do "rouba, mas faz".


Nesta semana, quando falei sobre isso na rádio Som Maior, recebi de um ouvinte o seguinte e-mail:


"O grande problema é que a grande imprensa nunca faturou tanto com publicidade com um Governo como vem faturando com o atual. Porque quem chama o povo pra rua é a mídia nacional. Ou não é?".


É de pensar a respeito!


Mas não esquecendo que as maiores manifestações de rua da história, desde a ditadura militar, não estouraram com apoio da grande mídia nacional. A campanha das Diretas Já é um exem-plo. A mídia só passou a dar informações do movimento quando uma multidão parou São Paulo no memorável comício na Praça da Sé.


Sendo assim, o e-mail pode ter apenas registrado uma opinião de quem trabalha a ideia, e até pode ser inconscientemente, de sempre passar a bola. A culpa é do "vizinho".


De um empresário do centro de Criciúma, ouvi ontem no Café do Rubinho outra explicação:


"Está assim porque as pessoas estão vendo que os grandes escândalos não dão em nada. Se este político está envolvido em falcatrua, o outro também esteve e não aconteceu com ele, e se ele sair, o outro que virá também vai fazer igual, ou pior, e nada vai acontecer".


Tudo o que ele disse pode ser resumido numa palavra: "impunidade".


Parece-me mais próximo do real.


De qualquer forma, sendo por causa disso ou daquilo, o importante é que não se pode perder a disposição de reagir, e de se indignar. Não faz bem nem para quem está errando."

Professores de Tubarão decidem pela greve

Professores da rede municipal de Tubarão estarão em greve a partir da próxima terça-feira (31/5). A decisão foi tomada durante realização de Assembleia Geral, na noite desta quinta-feira (26/5).

Hoje (27/5) a secretária do Sintermut (Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo), Laura Guimarães Oppa, deverá entregar um comunicado ao secretário de Educação, Felipe Felisbino (PSDB). A partir de então, a greve poderá ter início num período de 48 horas.

Os professores, em estado de greve há uma semana, mostraram-se insatisfeitos com a resposta da Secretaria de Educação e da prefeitura de Tubarão quanto às propostas da categoria.

Os professores da rede pública municipal defendem o Plano de Carreira, a aplicação efetiva do Piso Estadual Nacional bem como 1/3 de hora atividade, conforme a Lei no 11.738.

Matos tem sentença revista e anulada pelo TJ

Após quase quatro anos, o ex-prefeito de Braço do Norte e vencedor das eleições de outubro de 2008 com mais de 61% dos votos, Ademir Matos (PMDB), conquistou uma vitória na justiça. O processo que impugnou a candidatura e tornou o peemedebista inelegível até setembro de 2011, foi revisto pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e teve a sentença anulada.

Em entrevista coletiva de imprensa, realizada ontem, 26/5, o ex-prefeito e coordenador regional do PMDB no sul do Estado, mostrou-se finalmente aliviado.

“Quando fui candidato em 2008, minha inscrição foi devidamente autorizada pelo cartório eleitoral. Estava apto a disputar a eleição. No decorrer da campanha, esse processo arquivado há alguns anos, foi reaberto e fui considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, impossibilitado de assumir a prefeitura. Hoje, depois de muito lutar recebi o reconhecimento da justiça”, relembra Matos.

A decisão que impugnou sua candidatura, fez com que fosse marcada nova eleição, desta vez, realizada em março de 2009, quando a esposa Zalene Matos (PMDB) foi derrotado pelo atual prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Pauta da Assembleia Legislativa, 27/5

1 – Workshop - Certificação e Troféu de Responsabilidade Social - "Reconhecimento às empresas e instituições que dão vida ao seu papel social"
Local: Auditório do Sindilojas - Tubarão
Horário: 8 às 16 horas

2 – Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira – “Programa de Capacitação ao Legislativo Municipal”
Local: Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste
Horário: 9 às 17 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores