Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Votação da LDO pode esquentar em Capivari de Baixo

Vereadores de Capivari de Baixo reúnem-se nesta terça-feira às 9 horas para analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), mas outros assuntos podem esquentar a sessão. É possível até que a oposição ganhe o reforço de um vereador da situação. Assunto pode render mais durante o dia.

Eleitor é seletivo com mulheres e jovens

Será que essa vai ser a eleição das mulheres? Por coincidência no Brasil e aqui em Santa Catarina duas mulheres aparecem com chances de serem eleitas.

Mas o mesmo quadro não se repete nas eleições proporcionais, que tem os candidatos a deputado estadual e federal. O prazo para o registro de candidaturas das eleições de 2010 acabou hoje, agora, às 19 horas. Os partidos passaram as últimas semanas e dias discutindo coligações e nomes que seriam os candidatos. E uma das grandes dificuldades foi preencher a cota feminina das nominatas.

Pela legislação eleitoral, um terço das listas deve ser de mulheres. Ou seja, de cada três candidatos, uma deve ser mulher. Com essa exigência, teve candidato homem correndo o risco de ficar de fora da lista dos partidos.

Por que será que temos tão poucas mulheres dentro do cenário político? Será que a imagem da politica as afasta do processo? Isso é algo que o tempo ainda vai resolver, mas eu acho que o comportamento do eleitor também prevalece para que elas tenham tão pouco espaço.

Da mesma forma ocorre com os jovens. Para eles não existe nenhuma cota, mas os partidos também tem dificuldades para atrair novas lideranças e mais ainda que aceitem enfrentar uma eleição.

Alguns partidos já até identificaram que a péssima imagem do meio politico perante a população e o alto custo das campanhas afasta aqueles que tem interesse.

Mas mais uma vez, o comportamento do eleitor também é seletivo. Afinal de contas, quem nunca olhou para um jovem candidato e pensou: “o que esse menino está pensando?” “que atrevimento querer se misturar com gente experiente ou querer dizer que sabe como fazer”.

Pois é, a gente vive cobrando por renovação na política, mas não renova a nossa maneira de pensar. Enquanto isso, as velhas raposas continuam por aí. Se candidatando, se elegendo e ditando os rumos.

TSE garante filiação de Eduardo Moreira

Decisão do TSE, divulgada no final da tarde, garantiu a filiação do candidato a vice-governador Eduardo Moreira (PMDB). Liminar tranquiliza Moreira e o candidato ao governo Raimundo Colombo (DEM).

Leia mais...
Presidente do TSE concede liminar para suspender desfiliação partidária de candidato a vice-governador de SC

Corrida ao TRE pode ter surpresas

Entre o que foi discutido, proposto e apresentado e o que será registrado hoje no TRE poderá haver grandes diferenças e surpresas.

O PP, por exemplo, perde em cima da hora uma forte candidatura à Câmara Federal, com a barração do deputado João Pizzolatti (PP) por causa da ficha suja.

Mas outro ponto é a cota feminina das chapas. Um terço deve ser de mulheres e neste ponto alguns nomes masculinos podem ser barrados e outros nomes femininos podem surgir como novidade.

Já a lista do TCE com nomes de quem teve problemas na prestação de contas, e que inclui o ex-prefeito de Tubarão, Carlos Stupp, não vai interferir no registro, mas cria a expectativa de como o TRE analisará os pedidos. Ansiedade para todos.

Primeiro debate da campanha

Primeiro debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina foi realizado hoje em Criciúma, pela rádio Som Maior Premium. A condução foi do jornalista Adelor Lessa. Compareceram quatro candidatos: Ângela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM) e Valmir Martins (PSol). Rogério Novaes (PV) justificou a ausência e Gilmar Salgado (PSTU) não foi convidado.

Pude ouvir algumas partes do debate. Ideli e Colombo se enfrentaram mais e Ângela preferiu perguntar para Valmir. Pelas redes sociais a repercussão dos simpatizantes de cada candidato é de que todos se saíram bem.

Como a campanha só começa oficialmente amanhã, no debate de hoje ninguém pediu votos.

Eleições 2010: Gilsara Hansen (PTB)

Dando sequência as entrevistas que a Unisul TV exibe com os pré-candidatos a deputado Federal, quem participa é a pastora Gilsara Hansen, pré-candidata pelo PTB



Todos os pré-candidatos a deputado federal, com domicílio eleitoral na Amurel, foram convidados pela Unisul TV para a realização da entrevista. Apenas o Deputado Federal, Edinho Bez (PMDB), por problemas na agenda, não pode estar presente nesta série

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Imaruí, 5/7

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA LEITURA EM PLENÁRIO
– Projeto de Lei nº. 040/2010, de 1° de julho de 2010, “Altera a Lei n° 1.028/2005, e dá outras providências.
– Projeto de Lei nº. 041/2010, de 1° de julho de 2010, “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial Suplementar e dá outras providências.”

MATÉRIA DO PODER LEGISLATIVO PARA LEITURA EM PLENÁRIO
Projeto de Lei n° 010/2010, “Reconhece de Utilidade Pública a Associação Beneficente Comunitária Amigos de Bairro dos Moradores do Bairro Prainha (Abcabmbp), e dá outras providências.

MOÇÃO
Moção n° 02/2010, de Repúdio ao Senhor Amarildo Matos de Sousa, Prefeito Municipal, e a Senhora Rosane Cardoso Gonçalves, Secretária Municipal de Educação, pelo descaso com que está sendo tratado o Projeto de Nucleação das escolas.

MATÉRIA DO PODER LEGISLATIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
– Projeto de Lei n° 05/2010, “Dispõe sobre o Programa de apoio às famílias de baixa renda atingidas por situações de emergência no município de Imaruí e dá outras providências.” (acompanhado de Parecer e Emenda Modificativa)
– Projeto de Lei n° 08/2010, “Institui normas para a denominação de edificações e logradouros públicos, e dá outras providências.” (acompanhado de Parecer)
- Projeto de Lei n° 09/2010, “Denomina Logradouro Público desta cidade e dá outras providências.” (acompanhado de Parecer)

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - jbguedes.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores