Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Reconhecimento à educação

A passagem da presidenta Dilma Roussef (PT) por Santa Catarina representou a assinatura de contratos e convênios de mais de R$ 2 bilhões, mas um grupo em especial aproveitou a visita para fazer um agradecimento. Reitores das universidades que integram o Sistema Acafe entregaram uma placa em reconhecimento pela aprovação da Lei 12.881/2013, a chamada Lei das Comunitárias.

Esta lei, sancionada em 13 de novembro de 2013, equipara as instituições de educação - como a Unisul - a universidades estatais e facilita o acesso delas a recursos públicos. É como um marco regulatório para o setor que até então não era reconhecido como público e acabava sendo confundindo com o privado, que pode ter um proprietário beneficiário do lucro.

O governador Raimundo Colombo (PSD) destacou em seu discurso a importância das universidades comunitárias pelo interior de Santa Catarina. Lembrou que, a exemplo de muitos estudantes, teve de deixar a cidade natal para estudar em outro estado em busca de cursos que hoje são oferecidos pelas comunitárias.
Este modelo foi o responsável pela expansão do ensino superior pelo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Por aqui funcionam 16 instituições de ensino comunitárias, que juntas somam 160 mil alunos matriculados. As universidades, ontem, se uniram para agradecer a presidenta, mas na realidade a aprovação da Lei é um reconhecimento à importância e contribuição das comunitárias no desenvolvimento regional.

Tática sem cadeiras

A Câmara de Vereadores de Laguna teve mais uma sessão tumultuada ontem por causa da votação do Plano Diretor. As emendas que vão permitir construções na região da Barra e orla sul acabaram sendo aprovadas. A comunidade que era contra o projeto ficou de fora da sessão por uma manobra surpreendente. As pouco mais de 70 cadeiras destinadas ao público já estavam ocupadas horas antes do início da sessão por pessoas que nem sabia da pauta em discussão.

Frase do Dia

"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente."
Érico Veríssimo, escritor brasileiro

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores