Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Restrições ao consumo de bebidas alcoólicas

Muitas leis são criadas a partir de situações que ocorrem em nossa sociedade. Muitas delas surgem numa cidade e depois vão sendo copiadas e aprovadas em outras. Tem sido assim, por exemplo, depois da tragédia na boate Kiss de Santa Maria. Vereadores de todo o Brasil e até aqui em Tubarão tentam aprovar uma legislação que garanta mais segurança a todos.

De forma bem mais discreta uma outra lei tem sido aprovada em algumas cidades e merece ganhar corpo e ser acatada em mais municípios. Esta legislação trata da proibição do consumo de bebidas álcoolicas em ruas e praças públicas. A proposta pode parecer absurda e impossível de controlar num primeiro momento, mas se lembrarmos das restrições que já existem ao cigarro percebemos que é também uma questão de mudança cultural. Em diversos países já é assim.

Aqui em Tubarão o ex-vereador Maurício da Silva (PMDB) tentou com a proposição de uma Lei em 2007, limitar os locais de vendas de bebidas e até mesmo o horário de funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas. A resistência foi muito grande e a pressão para que se deixasse tudo como está acabou prevalecendo.

Mas ainda para quem acha que controlar o local onde as pessoas consomem bebidas álcoolicas é um exagero e mais uma restrição aos seus direitos vale lembrar algumas informações. É sem dúvida um assunto de saúde pública, mas que é discutido de forma muito, mas muito discreta.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. O abuso do álcool causa 350 doenças físicas e psíquicas. De cada dez usuários de álcool um se torna dependente de drogas. É uma das substâncias mais consumidas entre os jovens do Brasil e 45% dos jovens entre 13 e 19 anos envolvidos em acidentes consumiram bebidas alcoólica. Sem falar nos acidentes de trânsito fatais que são causados por pessoas alcoolizadas.

Tudo isso não é suficiente para chamar a atenção das pessoas para o problema? Em Santa Catarina Chapecó, Lages, Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville já existem leis ou projetos de leis sobre o assunto. Seria muito bom que a ideia fosse copiada e espalhada por aí.

PSD deve ter novo presidente em junho

O presidente do PSD de Tubarão, Eduardo Nunes, não pretende continuar no cargo após o mês de junho. Ele disse na rádio Santa Catarina AM que vai discutir a sucessão com o deputado estadual José Nei Ascari e que se nada mudar, outro nome será indicado. Nunes falou também que prefere o associativismo, onde preside a Acit, do que a vida partidária.

Cooperativas sem energia mais barata

A redução no valor da energia elétrica ainda não chegou para muitos consumidores. As cooperativas, por exemplo, que se enquadram no perfil de permissionárias esperam uma resposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para poderem repassar o desconto

Dois projetos na Câmara de TB

Dois projetos foram votados na Sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão, na noite desta segunda-feira, dia 18. O primeiro deles, sobre a divulgação do desempenho das escolas da rede municipal no IDEB e o outro projeto a respeito da obrigação das empresas em refazer o pavimento público

Sonegação: ações do MP apresentam resultados

O Ministério Público de Santa Catarina vem intensificando o combate à sonegação no estado. Nesta segunda-feira, 18/3, foram divulgados números que apontam que a intervenção do órgão representa a recuperação de desvios de dinheiro público e recuperação fiscal aos cofres de Santa Catarina

Frase do Dia

"O melhor guia da razão prática é a moral."
Jaime Balmes, filósofo e teólogo espanhol

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores