Dez convenções partidárias realizadas no sábado confirmaram o deputado estadual Gelson Merísio como candidato a governador nas eleições catarinenses. A décima primeira sigla deve ser o PP, mas esta confirmação deve demorar mais alguns dias. A própria candidatura de Merísio pode mudar, pois a ata da convenção ficou aberta e aguardando a definição dos progressistas. A mesma decisão vale para o candidato a senador Raimundo Colombo, que foi aprovado pelos pessedistas.
Ficaram indefinidas as vagas de candidato a vice-governador e a outra candidatura do Senado. PSD, PSB, PDT, Podemos, Solidariedade, PROS, PSC, PRB, PCdoB e PHS são os partidos confirmados até agora, mas outras legendas ainda podem integrar a coligação com definições até o dia 5 de agosto, último dia para as convenções.
Lideranças do PP, partido que fará a convenção somente no próximo sábado (28/7), também marcaram presença na convenção. Entre eles, o deputado federal e ex-governador Esperidião Amin, pré-candidato ao governo dos progressistas. O presidente estadual do PP, deputado estadual Silvio Dreveck também defendeu que as duas legendas estejam juntas e disse que a prioridade é a aliança com o PSD e demais partidos.