Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Transbordou requerimentos

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna em 2013 teve a apresentação de 59 requerimentos, 41 deles foram de um só vereador: Andrey Pestana (PSD). Entre os pedidos, instalação de caixa eletrônico no Mar Grosso, melhorias na orla, cumprimento de leis do transporte coletivo, redes de telefonia e internet, pintura de faixas de pedestres, limpeza de ruas, coleta de lixo, doação de terras para a Udesc, e campanha de combate ao uso de drogas, entre outros assuntos, ufa!!!

Hospital de Laguna elege diretoria e conselho fiscal

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, elege a nova diretoria e conselho fiscal nesta quinta-feira, 28/2. O mandato será válido por dois anos. A assembleia geral para a eleição e posse será das 12 às 17 horas. Somente uma chapa, a Novo Horizonte, foi inscrita para o processo eleitoral.

Bauer é relator da MP sobre o Pronatec

O nome do senador catarinense Paulo Bauer (PSDB) foi confirmado para ser o relator da Medida Provisória (MP) 593/2012, que promoveu mudanças no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O parlamentar vai analisar as 38 emendas apresentadas ao texto antes de submetê-lo à votação na Comissão Mista que analisa a matéria.

Com as alterações feitas pelo governo federal, o Pronatec amplia o número de beneficiários e ofertantes por intermédio da Bolsa-Formação Estudante.

O senador tem até o próximo dia 16 de março para apresentar seu parecer, mas o prazo é renovável por mais 60 dias. A Comissão Mista, presidida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF), pode, antes disso, promover audiências públicas para ampliar o debate com a sociedade.

Com informações da AC/SPB

Nomes aos fantasmas

As informações sobre a existência de funcionários fantasmas na prefeitura de Tubarão foram noticiadas, mas pouco detalhadas. Sabe-se que o número de funcionários diminuiu em cerca de 450, mas não exatamente quantos eram fantasmas. Três requerimentos de três vereadores diferentes pedem dados mais específicos sobre o que anda sendo falado pelos gestores municipais. Caio Tokarski (PSD), Evandro Almeida (PMDB) e Nilton de Campos (PSDB) pedem diversas informações, mas com um único objetivo: dar nome aos bois, ou melhor, aos fantasmas.

Planejamento para 2014

Como o calendário político atual prevê eleições a cada dois anos fica inevitável acabar uma e logo depois se passar a falar da outra. Não tem jeito, pelo menos enquanto uma Reforma Política ampla não for feita. Mas digo isso para lembrar de um outro detalhe que é importante do ponto de vista da representação regional: quem serão os candidatos da região e o que eles já estão fazendo para conquistar algum espaço?

Na última eleição estadual ficou provado que lançar candidaturas em cima da hora é prejudicial ao resultado. O deputado estadual José Nei Ascari (PSD) e seus mais de 55 mil votos só foram surpresa para quem não acompanhou o trabalho prévio de dois anos do então pré-candidato.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP) já vem dizendo há dois anos que não vai para a reeleição. Quer tentar cargos diferentes e será no mínimo candidato a deputado federal. Quem será o candidato pepista para a Assembleia Legislativa em 2014? O ex-vereador Deka May é uma das possibilidades. Será que ele quer isso e já se articula para garantir os apoios necessários?

E o PMDB? O partido tinha um deputado estadual mas perdeu esta condição exatamente por falta de planejamento para substituir o então deputado Genésio Goulart. Alexandre Moraes foi para a disputa e teve um resultado muito abaixo do esperado. E agora? O presidente da Câmara de Tubarão, Evandro Almeida, vem dando declarações que indicam que ele pode ser este candidato. Outro vereador, Edson Firmino, que foi candidato a deputado federal em 2010 pelo PDT também diz estar à disposição.

Nas outras siglas a situação parece ainda mais indefinida. O PT teve Olavio Falchetti como candidato numa clara condição de ganhar visibilidade para o pleito de 2012. O partido já trabalha numa opção para 2014?

O PSDB atravessa um momento complicado e de reestruturação. Mas definir um rumo e uma posição para as eleições do próximo ano será importante neste processo. O secretário estadual de Turismo e ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins, já está com o nome na rua. Os tucanos de Tubarão irão junto com ele ou terão projeto próprio?

A região precisa garantir a sua representação e antes que os votos daqui migrem para candidatos de fora, é fundamental apresentar nomes que inspirem a confiança do eleitor. Quanto antes começar a trabalhar, melhor.

Frase do Dia

"Quem escolhe o início de uma estrada, escolhe o local para onde ela conduz. É o meio que vai determinar o fim."
Harry Emerson Fosdick, pastor americano

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores