Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morre prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini

O prefeito de Tubarão, Manoel Antonio Bertoncini Silva, presidente do Conselho Curador da Unisul e professor do curso de Medicina da Universidade, faleceu nesta quarta-feira, 20/6, aos 51 anos, em decorrência de complicações ocasionadas por um câncer de pulmão. Ele estava internado na UTI do hospital Socimed desde a última sexta-feira (15/6), quando sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico), e respirava com a ajuda de aparelhos. O quadro clínico do prefeito se agravou depois de mais um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no sábado (16/6).

Manoel Bertoncini lutava contra um câncer de pulmão desde 2008. A doença foi diagnosticada nos dias seguintes à vitória nas eleições daquele ano e já estava em estado de metástase, comprometendo também sua coluna. Os medicamentos pesados das sessões de quimioterapia debilitaram sua saúde. Bertoncini já havia sofrido outros dois acidentes vasculares e passado por uma angioplastia para desobstruir a artéria carótida, que leva sangue do coração para o cérebro.

Natural de Orleans, Manoel Bertoncini formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1986 e especializou-se em Medicina Geral. Era professor da Unisul desde maio de 2001. Filiado ao PSDB, antes de chegar à prefeitura do município de Tubarão foi vereador eleito, em 2004, e secretário de saúde na gestão de Carlos Stüpp. Concorreu também nas eleições de 2006 para o cargo de deputado estadual, ficando na suplência. Ele deixa esposa e dois filhos.

O corpo será velado no Espaço Integrado de Artes da Unisul entre 8 e 16 horas.

As atividades acadêmicas e letivas da Unisul e Colégios Dehon e Conceito foram suspensas nesta quinta-feira, 21/6.

PEN: o trigésimo partido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido de registro do Partido Ecológico Nacional (PEN). A decisão foi tomada por seis votos a um, e seguiu entendimento da relatora do requerimento, ministra Nancy Andrighi. Somente o ministro Marco Aurélio votou contra a concessão do registro.

A ministra Nancy Andrighi votou pela concessão do pedido do novo partido no dia 22 de março deste ano. Nesta terça (19/6), seguiram o entendimento da relatora os ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani, Henrique Neves, Dias Toffoli e a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

"Estou, na linha do entendimento desta Corte, sufragado no processo de registro do PSD, acompanhando a relatora para deferir o pedido de registro do PEN porque entendo que foram devidamente atendidos todos os requisitos exigidos pela Lei dos Partidos Políticos", disse o ministro Gilson Dipp.

Ao divergir na sessão do dia 5 de junho, o ministro Marco Aurélio afirmou que um partido que pretenda obter seu registro não pode "queimar etapas" e deve respeitar as regras contidas na Resolução do TSE nº 23.282/2010.

Com a decisão desta noite, o PEN passa a ser o 30º partido existente no país.

Band FM vira Nativa FM e Copa & Cozinha sai do ar

A Band FM de Tubarão será substituída pela Nativa FM a partir do próximo dia 2 de julho. A mudança terá significativa diferença na programação musical. Sai o pagode e entra o sertanejo. A emissora continua fazendo parte do grupo Band SC. A Nativa FM de Tubarão será a 16ª rádio da rede no Brasil e será a primeira em Santa Catarina.

Com a mudança também sai do ar um dos programas mais irreverentes dos últimos tempos no rádio local: o Copa & Cozinha. Os integrantes já não farão mais o programa a partir desta quinta-feira (20/6). Mesmo com a liderança na audiência e todas as cotas de patrocínio negociadas eles optaram por antecipar o fim anunciado. Certamente não ficarão fora do ar por muito tempo.

Justiça, saúde, direitos, deveres...

Um Seminário realizado na Unisul discutiu os conflitos entre a Justiça e a Saúde. O elevado número de processos movidos contra o poder público referentes a serviços de saúde tem chamado a atenção. A região sul registra o maior índice de ações do Estado. São 3.579 processos. Em Tubarão, esse número é de 1.341 ações.

O fenômeno acontece em todo o país. Amparados no texto da Constituição, que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, cidadãos têm procurado a Justiça para solicitar serviços ou medicamentos que não encontram no SUS. O assunto é delicado. Envolve conflitos entre médicos, advogados, indústria farmacêutica e o cidadão, maior interessado nessa história.

O promotor de justiça Fábio Fernandes de Oliveira Lírio esteve presente no seminário de ontem e disse que instaurou inquérito civil para investigar os processos na cidade de Tubarão. Ele quer saber por que o município registra tantos casos.

A questão é que é direito do cidadão solicitar os remédios e serviços. Agora, ele deve ir à Justiça mesmo quando tem condições de pagar? Alguns números levantados pelo próprio promotor Fábio Fernandes dizem que isso está acontecendo na cidade.

Mais uma vez, é preciso bom-senso. Inclusive dos médicos, que devem priorizar a solicitação de medicamentos que o SUS fornece. As prefeituras, por sua vez, devem se organizar para facilitar o acesso aos medicamentos. A via judicial deve ser a exceção e não a regra.

Bertoncini: "sinais de piora"

Novo boletim médico indica piora no estado de saúde do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB). Confira abaixo

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

PSD: nomes para vice-prefeito

O PSD de Tubarão deve adiar a convenção marcada para hoje para indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Stupp, do PSDB. O atual vice-prefeito Pepê Collaço não vai disputar o cargo e dois setores do partido buscam um indicação. O grupo de pré-candidatos a vereador ligado a Pepê indicou o sindicalista Carlos Zamparetti. Já o grupo ligado ao presidente do partido, Eduardo Nunes, pode indicar o vereador Caio Tokarski ou o ex-vice-prefeito Rodrigo Althoff. O prazo para as convenções vai até o dia 30 de junho.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores