Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma alternativa para a fumicultura

Os sinais para que os fumicultores desistam do ramo estão no ar em 2011. Primeiro foi a crise envolvendo o preço do produto que gerou problemas para a entrega da safra. Agora consultas públicas da Anvisa que tratam da proibição de substâncias empregadas na fabricação de cigarros, e da proibição da exibição de cigarros no ponto de venda no varejo devem ter reflexos diretos na atividade.

Para discutir o assunto a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública na próxima segunda-feira (14/3). Os deputados progressistas José Milton Scheffer e Joares Ponticelli querem investimentos na diversificação e substituição de culturas para que os agricultores não sejam prejudicados.

De acordo com números apresentados na Alesc, o tabaco é plantado por 185 mil pequenos produtores, em 720 municípios dos três estados da região Sul. No Brasil a atividade ocupa mais de 400 mil hectares e envolve a participação de cerca de 870 mil pessoas no meio rural. Adicionalmente, gera 30 mil empregos diretos na indústria de beneficiamento do tabaco. Somente na safra 2009/2010 foram colhidas 660 mil toneladas de fumo, que resultou uma receita de R$ 4,4 bilhões.

Brunato será o presidente do PSDB de Tubarão

O atual secretário de Comunicação Social de Tubarão, Jefferson Brunato, será o presidente do PSDB, tendo como vice a vereadora Beth Xuxa. O atual presidente, Toni Bittencourt, será o secretário geral e o chefe de gabinete do prefeito Manoel Bertoncini, Evaldo Tonelli, fica com a Tesouraria. A chapa de consenso foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (10/3). A eleição está marcada para o dia 15. Os demais integrantes do Diretório também foram definidos de forma consensual, segundo informou a Assessoria de Comunicação do partido.

Em ritmo de campanha

A ex-candidata ao Senado Beth Tiscoski (PP) não perde tempo e já trabalha visando as eleições de 2014. Só que desta vez ela será candidata a deputada estadual. Beth está de olho nas lacunas que serão deixadas por Joares Ponticelli, que já antecipou que não disputará mais o cargo, e pelo falecido deputado Lício Silveira. No Carnaval, ela e o marido, secretário nacional de Saneamento Ambiental Leodegar Tiscoski, receberam amigos e convidados para uma feijoada em Laguna.

Pré-candidato em Capivari

O protesto da comunidade do bairro Camila, em Capivari de Baixo, contrária a saída do médico Vicente Correa, poderá repercutir bem mais do que o esperado. O movimento, liderado pelo vereador Arlei da Silva (PPS), reuniu cerca de 200 pessoas e terminou com o lançamento de uma pré-candidatura a prefeito de Correa. Nesta história, resta saber como ficará o irmão de Silva, Aurimar da Silva que é o atual secretário municipal de saúde.

Afago no adversário

Na política, nada como um dia após o outro. As contas do ex-prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva (PP), foram aprovadas pela Câmara de Vereadores por unanimidade na sessão desta quarta-feira (9/3). O presidente da casa Jonas Santos (PDT) confirmou na tribuna que o atual prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), adversário de Silva, pediu para a base aliada votar favorável ao parecer do TCE que era de aprovação. Essa ninguém entendeu.

Fatiando o que dá para fatiar

O fatiamento político dos cargos públicos beira o absurdo e devia gerar muita indignação. Pena que quando ela ocorre, raramente é feita publicamente. Interlocutores dizem que o governador Raimundo Colombo (DEM) chegou a esmurrar a mesa de trabalho ao saber que os partidos da tríplice, e abusada, aliança querem manter os 22 escritórios da Casan, espalhados pelo Estado. Colombo sabe que esses escritórios não passam de cabides de emprego. Os escritórios deveriam ser estratégicos. No Sul, só em Criciuma. Os serviços, como já são hoje, continuam terceirizados. O escritório não tem mais função nenhuma, senão como escritório político. Será que Colombo também esmurrou a mesa com o assunto SDRs?

Aposta no meio ambiente

Campanha da Fraternidade lançada ontem (9/3) lembra questões ligadas ao meio ambiente e preservação do planeta. É um tema que cada vez mais estará presente na vida das pessoas. É um tema que não pode mais ficar de lado.

A forma como o planeta vem sendo explorado nos coloca numa posição de grande reflexão. A Campanha da CNBB, por ter uma abrangência mundial, deve prestar uma grande colaboração na questão de manter o assunto em evidência e quem sabe despertar aqueles que ainda não se deram conta sobre a gravidade do problema.

O modelo atual de exploração dos recursos naturais do planeta, está comprovado, é altamente destrutivo. Há muita controvérsia, é claro, sobre as causas do aquecimento global, sobre as mudanças climáticas, emissão de gases poluentes, entre tantos outros assuntos.

Mas é fato que algumas ações responsáveis poderiam ampliar as possibilidades de um futuro melhor. São exemplos a ocupação irregular de áreas para a habitação e a produção e descarte de lixo de forma desenfreada. Estes pontos precisam de correção.

É preciso pensar no futuro. Faço uma comparação de que a preservação ambiental deveria ser como as pessoas se preocupam com a aposentadoria.

Pensando numa terceira idade razoável e estável, as pessoas contribuem com a previdência por mais de 30 anos. Todo mundo sabe que não adianta deixar para a última hora, pois ficará bem difícil ter a aposentadoria da forma como ela foi imaginada. Quem deixa para poupar no final terá muito mais dificuldades do que aqueles que ao longo da vida procuraram por meios de garantir uma boa renda. Seja pela própria contribuição, ou por investimentos paralelos.

Então por que não se pensa assim também com a natureza, com a educação, com as nossas cidades? Por que não pensamos em ações que terão reflexos nos próximos 30, 40 anos? Por que não se investe também em decisões que terão influência nas gerações futuras e poderão também garantir uma expectativa de vida com qualidade e decência?

O tempo de mudar de atitude está se esgotando, mas ainda dá tempo.

PSTU no Sul

O PSTU de Santa Catarina quer aproveitar a mudança do ex-candidato ao Senado Alex Sander da Silva para Criciúma, e com domicílio eleitoral em Araranguá, para fortalecer a sigla na região. No município o partido já teve candidatos em eleições passadas e agora parte para a organização em outras cidades. Em Araranguá, um ex-vereador do PT tem interesse em participar. Tubarão, cidade da outra ex-candidata Joaninha de Oliveira, também é alvo da ‘expansão’ do PSTU.

Movimentação feminina

Setor de comunicação teve movimentação feminina nos últimos dias. E não foi por causa do Dia Internacional da Mulher. Jornalista Lily Farias depois de dois anos assinando coluna Ponto de Encontro, no AN Jaraguá, suplemente do jornal A Notícia, está de volta a Tubarão para atuar na área de Gestão de Marketing no Instituto Cidade. Jornalista Márcia Silva após um ano atuando na assessoria da deputada federal Luci Choinacki (PT) volta a Capivari de Baixo para reassumir cargo na secretaria de educação. Em Criciúma, a estudante de jornalismo Fabrine Jeremias assumiu na área de comunicação da Gendai Veículos, revenda autorizada da Honda para todo o Sul do Estado.

PRP procura

Santa Catarina está entre os seis estados que tiveram as Comissões Provisórias do PRP dissolvidas pela Executiva Nacional. Entre os motivos da decisão estiveram o fraco desempenho eleitoral em 2010, insubordinação com relação à direção nacional com o não reconhecimento da hierarquia partidária, falta de pontualidade na contribuição determinada pelo Estatuto, flagrantes violações aos preceitos estatutários e descumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Agora os dirigentes da sigla procuram por novos nomes para reorganizar o partido no estado e também nos municípios. Em Tubarão o PRP não tem representantes desde o início de 2009.

PSL no rádio e TV

Será veiculada nesta quinta-feira (10/3), em rede nacional, a propaganda partidária do primeiro semestre de 2011 do Partido Social Liberal (PSL). No rádio, a transmissão será das 20h às 20h05 e na televisão das 20h30 às 20h35. O cronograma de veiculação das propagandas das 27 legendas eleitorais referentes ao ano de 2011 foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 21 de dezembro de 2010.

IPTU Tubarão: prefeitura prorroga prazo de pagamento

Era para terminar ontem, mas a Prefeitura de Tubarão prorrogou o prazo para pagamento do imposto predial e territorial urbano, o IPTU 2011. Agora os contribuintes têm até o dia 18 de março para quitar o tributo em cota única

Só no Carnaval

Tem coisas que só no Carnaval mesmo. Em Balneário Arroio do Silva, o desfile da escola de samba Navegantes conseguir colocar no mesmo carro alegórico ferrenhos adversários políticos. Como o enredo era a tradicional corrida de caminhões a ideia foi homenagear os ex-prefeitos. Por isso, o primeiro prefeito do município Juca Borges (PP) e o segundo Paulinho Vítor (PMDB) desfilaram juntos, ou quase. Entre eles, ficou estrategicamente posicionado o deputado estadual Manoel Mota (PMDB), que além de ex-caminhoneiro, foi também prefeito de Araranguá. Foi em seu mandato (1982-1988) que a corrida foi criada. Balneário Arroio do Silva foi desmembrado de Araranguá no início dos anos 90. O desfile da Navegantes só não conseguiu reunir o atual prefeito Evandro Scaini (DEM) que desfilou para Unidos do Arroio.

Em tempo, a próxima Arrancada de Caminhões, evento único no mundo, será entre os dias 17 e 20 de março.

Ordem do dia Câmara de Vereadores de Tubarão, 10/3

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos na quinta-feira, 10 de março, em seu horário regimental das 19 horas, realizando a décima Sessão Legislativa Ordinária de 2011. Na pauta desta Sessão irão deliberar sobre as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 002/2011 de autoria do Vereador Edson José Firmino, que inclui obrigatoriamente no currículo escolar das escolas existentes no Município matéria sobre a História de Tubarão e as suas potencialidades econômicas e turísticas. Este Projeto em sua segunda votação

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 007/2011 (004/2011 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a aderir ao Programa BADESC – CIDADES e tomar empréstimo junto ao BADESC – Agência de Fomento de Santa Catarina S/A e dá outras providências. Este Projeto em sua segunda votação

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 009/2011 (006/2011 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Rede Feminina de Combate ao Câncer através da Secretaria Municipal de Saúde. Este Projeto em sua segunda votação

4. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 12/2011 (007/2011 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o CADEC – Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário, através da Secretaria Municipal de Saúde. Este Projeto em sua segunda votação

Pauta da Assembleia Legislativa, 10/3

Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores