Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

11, 13, 15, 45, 55...

Quem trabalha na coordenação regional das campanhas políticas tem que se cuidar para não trocar os números e os adesivos. A salada eleitoral é tão grande que o aliado aqui é adversário ferrenho na cidade do lado. As coligações mais estranhas são formadas e rivalidades históricas ficam de lado.

O coordenador regional das campanhas do Partido Progressista, Laércio Menegaz, é um destes exemplos. Esteve presente em todos quatro debates realizados pela Unisul TV até agora, mas ainda não repetiu o número colado ao peito. Em Tubarão o PP está coligado com o PMDB (15), em Imbituba com o PSDB (45), em Jaguaruna é cabeça de chapa (11) e em Imaruí está coligado com o PSD (55). Voltará em outros programas com números diferentes. O próprio Menegaz concorda que esta confusão atinge o eleitor e que sem reforma eleitoral, vamos continuar assim.

Ainda sobre o calendário eleitoral, o deputado estadual Joares Ponticelli (PP) disse ontem na Alesc, que não é mais admissível fazer eleições a cada dois anos porque isso gera gastos, muito cansaço e até apatia dos eleitores. Afirmou que é preciso ter coragem para fazer essa discussão com a opinião pública e ao se repetir a cada dois anos, o processo político-eleitoral para a máquina pública.

A também deputada estadual Angela Albino (PCdoB), que é candidata a prefeita de Florianópolis numa coligação com outros seis partidos, também disse que o atual momento é uma tragédia para a democracia e torna o ambiente político muito instável. Ela considera muito caro para o país realizar eleições a cada dois anos e defende o financiamento público de campanha.

Uma reforma efetiva precisa ocorrer mas como ela está nas mãos dos próprios políticos fica difícil acreditar que ela vá acontecer. Para mudar esta realidade deve-se fazer o discurso virar pratica e quem sabe, quem sabe, esta confusão diminua e o eleitor passe a se interessar mais pela política.

Produtores rurais terão alíquota mínima de ICMS sobre energia elétrica

O Projeto de Lei 153/2012, que dispõe sobre o ICMS relativo à fixação de uma alíquota mínima de energia elétrica aos produtores rurais, foi aprovado na sessão de ontem (4/9) na Alesc. Conforme a matéria, de autoria do deputado estadual Dóia Guglielmi (PSDB), em Santa Catarina foram adotadas alíquotas diferenciadas para a incidência do ICMS, estabelecendo-se o índice de 17% como alíquota geral, o de 25% como alíquota máxima e o de 12% como alíquota mínima. No que se refere à energia elétrica, fixou-se que a regra geral é a de cobrança do imposto à razão de 25%. Considerando que a energia é produto essencial, a proposta é a de fixação da alíquota mínima de 12% para os produtores rurais.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores