Páginas

segunda-feira, 26 de junho de 2017

O individual antes do coletivo

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram em primeiro turno uma PEC que torna obrigatória a execução de emendas apresentadas pelos parlamentares ao orçamento do Estado. Se aprovada em segundo turno, eles vão ter um dispositivo semelhante ao que já ocorre com deputados federais e Senadores e vão pode indicar emendas para recursos que vão ser investidos nos municípios.

Num primeiro momento, parece algo bom, só que distribuir recursos não é a função dos parlamentares. A situação que já ocorre em Brasília também não é boa. Do jeito que é lá e vai ser por aqui também, cresce o poder dos deputados que vão ter este dinheiro na mão.

Para quem vão ser distribuídas estas emendas? Para prefeitos adversários, ou para os membros do próprio partido? Não vai haver uma troca de emenda por apoio em eleições?

O coletivo depois do individual

Enquanto isso, um dispositivo mais democrático que é o Orçamento Regionalizado continua em compasso de espera. As emendas feitas ao Orçamento são fruto de reivindicações regionais. Só que estas ainda não são impositivas, ou seja, o governo só executa se quiser. Caso contrário fica para o ano seguinte. No mesmo dia em que foi aprovada a PEC das emendas dos deputados, o projeto de lei complementar que regulamenta o Orçamento Impositivo (PLC 4/2016) foi retirado de votação.

Tokarski continua na gestão

O vice-prefeito Caio Tokarski (PSD) deve continuar acumulando o cargo de secretário de Gestão. A ideia inicial é que ele ficaria por seis meses, mas o prefeito Joares Ponticelli (PP) já pediu que Tokarski continue na função. O prefeito também disse que não vê necessidade de nenhuma mudança no secretariado após este primeiro semestre da gestão.

Edinho Bez no BRDE

O suplente de deputado federal Edinho Bez (PMDB) está deixando o cargo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, para assumir uma diretoria no Bando Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), numa das vagas de representação de Santa Catarina.

Garantia para as Apaes

O Governador Raimundo Colombo (PSD) sancionou o projeto de lei com substitutivo global apresentado pelo deputado estadual José Nei Ascari (PSD), que assegura um piso mínimo anual de recursos repassados para as Apaes de Santa Catarina. Pela nova lei, a 17.172, fica estabelecido que o conjunto das Apaes do Estado não poderá receber este ano menos de R$27 milhões, valor obtido pela média dos repasses de 2014, 2015 e 2016. Para o próximo ano, esse valor deverá ser corrigido pelo IPCA. Na prática, a Lei ataca a queda na arrecadação do Fundo Social e que está afetando diretamente as Apaes atendidas pela lei Julio Garcia.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores