Joares Ponticelli (PP) - foto de Miriam Zomer |
O jornalista Eduardo Zabot entrevistou o deputado estadual reeleito Joares Ponticelli (PP) para a Unisul TV. O conteúdo da entrevista está descrito abaixo
EDUARDO ZABOT - Qual a avaliação que senhor faz da votação obtida?
JOARES PONTICELLI - Nós fizemos um planejamento para chegar a 50 mil votos. Toda a campanha foi planejada em cima deste número. Chegamos a 49.624, faltando somente 376 votos para chegar no número raso de 50 mil. Então eu considero a campanha plenamente exitosa e vitoriosa. Estou muito satisfeito e muito agradecido e feliz com toda a equipe de trabalho que teve a coordenação geral do vereador Deka May (PP), com Laércio Botega na parte executiva da campanha. Em nome deles agradeço todo o time da linha de frente, do pessoal do galpão, das placas, as formiguinhas, enfim, todo o time que se mobilizou durante a campanha.
EZ - O partido, apesar da derrota da chapa majoritária, saiu fortalecido em nível municipal?
JP - O envolvimento do vereador Dionísio Bressan Lemos (PP), do vice-preefeito Pepê Collaço (PP), dos suplentes de vereadores, e aqui eu preciso fazer um agradecimento muito especial também. À exceção de um (Cascão), todos os demais suplentes de vereadores do nosso partido pegaram junto trabalharam muito. Surgiram muitas lideranças comunitárias nesta eleição. Nós saímos da eleição além de vitoriosos e com a votação praticamente dobrada em Tubarão. Eu fiz pouco mais de 5 mil votos na última eleição e nessa fiz quase 10 mil, portanto recuperamos os nossos votos na cidade. E além disso saímos com uma nominata de mais de 20 pré-candidatos a vereador. Estou muito satisfeito por isso. O partido saiu com uma nominata extraordinária de candidatos em potencial, por conta desse time que me fez campeão de votos em muitas urnas da nossa cidade.
EZ - Que outros números o senhor pode destacar desta eleição?
JP - Na Amurel eu tinha feito em torno de 18 mil votos em 2006 e agora passamos para 22 mil votos, portanto crescemos aqui na amurel também. No Sul do Estado tivemos um crescimento muito grande. De 25 mil votos passamos para 32.332 mil. Portanto eu já saí do Sul do Estado eleito, uma vez que o último dos nossos chegou com 25 mil e aqui no Sul passamos de 32 mil. Além disso vieram mais 17 mil votos de outras regiões. Quase seis mil na Grande Florianópolis. Na capital eu fui o terceiro deputado do partido mais votado o que foi um crescimento muito bom também. Esperava 1.500 e deu 2.531 votos. No Alto Vale do Itajaí, eu tinha feito 1.700 votos em na eleição anterior e agora chegamos a 5 mil e na Serra, Planalto Norte, Vale e Oeste também chegamos a uma votação expressiva. No total quase 50 mil votos que reforçam o nosso compromisso com a nossa região, com Santa Catarina. Como eu dizia durante a campanha, vamos fazer dessa a melhor campanha para se constituir na melhor eleição e fazer deste o melhor mandato. Esse é o meu quarto e último mandato a deputado estadual e quero fazê-lo bem feito.
EZ - Esses números espalhados pelo estado já o projetam para uma posição na chapa majoritária em 2014?
JP - Eu só tenho uma decisão: não vou mais ser candidato a deputado estadual. Quatro mandatos, essa era a nossa meta e agora vamos nos preparar para empreender um desafio maior. Evidente que vou trabalhar muito para ser um dos nomes para a majoritário em 2014. Se não conseguirmos já em 2014 chegar na majoritária, aí vamos disputar uma cadeira na Câmara Federal, para depois voltar em 2018. Sou persistente, tenho esse projeto de disputar um cargo majoritário em Santa Catarina e vou me preparar para isso.