Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Empresa de Tubarão vence prêmio MPE Brasil 2012

A empresa N Serviços de Conservação Patriomonial, com sede em Tubarão, foi a Campeão Estadual na Categoria Serviços do Prêmio MPE Brasil 2012. O resultado classificou a empresa para a etapa nacional.

O prêmio MPE idenfifica as micro e pequenas empresas com excelência em gestão e é dividido em sete categorias: comércio, indústria, educação, agronegócio, serviços, serviços de saúde e serviços de TI.

A N Serviços existe há sete anos e tem nove funcionários.

Sul x Norte: um atraso de décadas

O estudo sobre o Impacto Econômico do Atraso nas Obras de Duplicação da BR-101 Sul Sobre o Desenvolvimento Econômico no Sul de Santa Catarina apresentado pela Fiesc colocou um número sobre uma situação que era evidente. O trabalho realizado por pesquisadores da Unisul indica prejuízos financeiros na casa dos R$ 32 bilhões.

Mais do que números, a pesquisa indica que a região deixou de crescer, de receber novos empreendimentos e até a autoestima dos mais de 900 mil habitantes da região sul foi atingida com esta situação.

A BR-101 é a maior obra de infraestrutura da região, mas a demora para começar ou terminar outras também ajudam a piorar o quadro. Vai desde a indefinição sobre o futuro do Porto de Imbituba, discussões sobre a Ferrovia Litorânea, Rodovia SC 100, Aeroporto Regional, passando pela Rodovia Serra Mar, Santuário Santa Albertina e até a conclusão da BR-285 que liga o litoral sul com a Argentina, tudo reforça a ideia de que a região não é tratada com o devido respeito.

Um outro fator muito importante se deu lá na década de 90 quando foi tomada a decisão de duplicar o trecho Norte e deixar o trecho Sul para depois. Para muitos foi dada a sentença de subdesenvolvimento e de prejuízos para a região sul.

Mas uma situação, que talvez não tenha sido levada em conta no estudo, é quais foram os motivos que levaram a esta decisão de divisão. Será que havia a demanda suficiente para que as obras fossem realizadas? Se tivéssemos estas demandas as atenções não teriam se voltado para cá? Se buscarmos no tempo, vamos ver que o atraso do Sul em relação ao Norte é bem mais antigo esta celeuma sobre a duplicação da 101.

De qualquer forma, a Fiesc, que tem feito levantamentos sobre o andamento das obras e confrontado os prazos para a conclusão, motivou mais um estudo que indica que sem pressão os prejuízos não vão parar por aí. É fato que existe uma desigualdade histórica e ela precisa ganhar condições de ser corrigida.

PR luta contra o tempo

Advogados do PR de Tubarão mantêm a esperança que os vereadores eleitos envolvidos em Ação Judicial de Investigação Eleitoral não sejam diplomados. O partido fez a representação judicial interessado no inquérito policial que investiga o fechamento de posto de gasolina na véspera das eleições.

Esta manhã, um dos advogados, Alison Murilo, disse na rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM que caso a diplomação seja feita a estratégia será pedir que os possíveis recursos ao processo sejam realizados com os envolvidos afastados dos cargos. O PR tem interesse no caso, pois se houver perda dos mandatos e for recalculado o quociente eleitoral, o partido ganha uma vaga na Câmara de Vereadores.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores