Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2018

Partidos WhatsApp

Com a janela partidária aberta esta semana e que vai durar até 7 de abril vamos ver diversos políticos detentores de mandatos eletivos trocando de sigla. Este período permite que eles façam essa troca sem correr o risco de perder o mandato.

A janela coloca por água abaixo aquela premissa de que o mandato pertence ao partido e não a quem se elegeu. Como manter essa regra de fidelidade estava muito difícil, os próprios políticos que decidem as leis, e não os partidos, encontraram um jeitinho para que eles não se prejudicassem. Tadinhos.

A janela parece mais uma situação que acontece no dia a dia das pessoas que integram grupos no aplicativo de mensagem do WhatsApp. Vira e mexe, alguém insatisfeito com algo que foi dito ou com algum membro, sai do grupo e cria outro praticamente igualzinho, mas sem aquele que o estava incomodando. Qualquer semelhança com o mundo político não é mera coincidência.

Novo velho DEM

O deputado federal João Paulo Kleinubing deixou o PSD para voltar Ao Democratas. De cara já assumiu a direção estadual do partido e foi lançado como pré-candidato a governador. Com ele devem migrar muitos outros ex-pessedistas que um dia já foram do DEM. Vale lembrar que quando foi eleito governador em 2010, Raimundo Colombo era filiado ao DEM. Naquele pleito a sigla elegeu três deputados federais e sete estaduais. Kleinubing era prefeito de Blumenau.

Ministério do PTB

O jornal O Globo denunciou: um jovem de 19 anos administra contratos de quase R$ 500 milhões de reais no Ministério do Trabalho. A indicação foi do PTB, partido que controla a pasta. A informação revela alguns dos diversos absurdos que ocorrem na política nacional. Além do rapaz que ocupa um cargo de tamanha importância sem a devida experiência ou qualificação, há também o controle total e irrestrito de um partido político sobre um ministério. Só para lembrar o PTB e esta pasta são protagonistas das trapalhadas de nomeações que vem ocorrendo há alguns meses. Lembra da Cristiane Brasil? Aquela que foi indicada para o cargo, mesmo sendo processada na Justiça Trabalhista.

Coleta eletrônica

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira a proposta que permite a coleta de assinaturas eletrônicas de eleitores para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular. Atualmente, somente é permitida a coleta de assinaturas manuscritas. O que significa 1% do número de eleitores (quase 1,5 milhão de assinaturas). Do jeito atual, é mais fácil criar um partido político do que propor uma lei por iniciativa popular.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores