A Federação Catarinense de Municípios (
Fecam) elege no próximo dia 15 de janeiro o novo presidente da entidade para a gestão 2019/2020. A expectativa é que o Sul do Estado seja protagonista neste pleito. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), aparece como um dos nomes mais prováveis para a disputa, honrando um acordo feito no início dos atuais mandatos e firmando um rodízio entre os partidos com mais prefeitos.
Tubarão é a maior cidade do estado administrada pelos filiados ao PP e a liderança de Ponticelli também pode prevalecer. Quando deputado estadual presidiu a
Alesc, chegando a assumir o governo do estado interinamente, e também a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (
Unale).
O último prefeito do Sul do Estado a presidir a Fecam foi ex-prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, na época também filiado ao PP no ano de 2012. O único nome da Amurel a presidir a entidade foi o ex-prefeito de Tubarão, Estener Sorato, entre 1990 e 1991.
Na pauta da Amurel
O processo eleitoral da Fecam, inclusive, faz parte da pauta da Assembleia Geral Extraordinária da
Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), convocada para esta segunda-feira pelo presidente, prefeito de São Martinho, Robson Back (MDB). Ele, juntamente com a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont e o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, integra a Comissão Eleitoral, que ficará responsável por analisar, impugnar, homologar e publicar as chapas registradas.