Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Fim do jornalismo! Por que isso é um risco para a sociedade?

No artigo de hoje vou logo começando com uma pergunta que tem me incomodado nos últimos tempos. O fim do jornalismo é um risco para a sociedade? E você pode me questionar ‘como assim, você acredita no fim do jornalismo?’. Do jeito que as coisas andam, acredito sim. E do jeito que as coisas andam, entendo também que isso é muito ruim.

Jornais, TVs, rádios e até mesmo os portais de notícias perdem espaço a cada dia para as redes sociais. O que se percebe, é que as pessoas preferem se informar no Facebook, por exemplo, do que ler um jornal ou uma revista. Para alguns a explicação é que preferem beber direto da fonte do que ter que passar por intermediários como os veículos de mídia e seus jornalistas. Para outros é falta de credibilidade e simplesmente uma mudança de comportamento.

E aqui talvez caiba outra pergunta. Será que o que está exposto nas mídias sociais é jornalismo, ou simplesmente uma versão dos fatos? Temos a denúncia, a crítica (uma premissa básica do jornalismo), mas será que temos a reflexão, o contraditório? Seria ingenuidade demais achar que não há interesses subentendidos por ali também.

O jornalismo mal feito já prestou muito desserviço em nossa sociedade. Mas o bom jornalismo, feito com ética, também já contribuiu para o debate de assuntos e fatos importantes e por isso ele segue sendo necessário e importante. O seu fim é um risco para a sociedade.

Ainda em 2013, em artigo no Observatório da Imprensa, Antônio Brasil escreveu: “Mas será que ainda teremos “jornalistas” nesse admirável mundo novo? Se não há mais sequer um consenso sobre a definição de “jornalismo”, tentar prever o que vai acontecer no futuro é ainda mais incerto. Mas pensar no futuro nunca foi tão importante e necessário”.

Frank La Rue, relator especial sobre a Liberdade de Opinião e de Expressão da ONU também advertiu: “É difícil imaginar um mundo sem jornalistas. Sem seu trabalho, a humanidade seria reduzida ao silêncio”.

No momento atual, este silêncio virou gritaria em lados opostos. Todo mundo fala, ninguém escuta. 

Eu sigo pensando junto com o que disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson: “Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”.

E você, o que prefere ou pensa?

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores