Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Uva Goethe: produtores solicitam laudo

Secretário estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eroni Barbieri, teve audiência com os representantes da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, que reúne produtores da região de Urussanga e Pedras Grandes. No encontro foi solicitado o laudo, conforme a lei da Região do Vale da Uva Goethe, de autoria do deputado estadual Décio Góes (PT), que reconhece a Uva Goethe como exclusiva da região.

O laudo será importante para a Associação obter a Indicação Geográfica no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estiveram na audiência, o presidente Renato Damian, Sérgio Maestrelli, Rafael Sorato e o deputado Góes.

Encontro regional do PP

Sábado, o PP encerra a série de encontros regionais na Amurel com evento em Tubarão. Os pepistas esperam pelas presenças da pré-candidata ao governo do estado Ângela Amin, do presidente estadual do PP, deputado estadual Joares Ponticelli, e dos deputados federais Odacir Zonta e João Pizzolatti, além do secretário nacional de Saneamento Ambiental Leodegar Tiscoski. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes também estarão presentes. O evento será no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, às 9 horas. Os questionários com propostas para o plano de governo, que foram preenchidos nos encontros anteriores, serão entregues à pré-candidata.

Encontro reúne pré-candidatos petistas em Capivari de Baixo

Membros do PT de Capivari de Baixo estiveram reunidos na segunda-feira (7/6) para tratar de estratégias de crescimento da sigla na cidade. Mas como qualquer reunião política nesta época o tema eleições sempre é abordado e quem é pré-candidato aproveita para se aproximar dos correligionários.

Do encontro participaram Olávio Falchetti, Décio Góes e Ademir Motta da Silva, o Milo. Outros pré-candidatos terão espaço para dialogar com os membros do diretório, já que os petistas de Capivari de Baixo não pretender fechar com uma única candidatura.

Recursos para prevenção de cheias e implantação do Ifet

Na entrevista de sábado, publicada aqui no blog, com o deputado federal Jorge Boeira (PT), ele informou que o município irá receber R$ 1,1 milhão para “Obras para Prevenção de enchentes e desastres”. O assessor interistitucional da prefeitura de Tubarão, Felipe Felisbino (PSDB), confirma a informação e acrescenta que o convênio também teve a participação dos deputados federais Edson Bez (PMDB), o Edinho, Acélio Casagrande (PMDB) e José Carlos Vieira (PR).

Felisbino informa que os recursos serão investidos num projeto de prevenção e contenção de cheias e que o projeto executivo será entregue no Ministério da Integração Nacional, que é a fonte do repasse.

O assessor acrescenta ainda que o deputado federal também empenhou uma emenda individual de R$ 1 milhão para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) em Tubarão.

Aproveito a postagem para lembrar que há 27 anos, sete meses e 20 dias a população da região aguarda por novas obras de dragagem no Rio Tubarão.

Perguntas...

Mais uma da série ‘perguntar não ofende’. Porque num município um secretário deixa o cargo por causa de um e-mail enviado do lugar errado e noutro, onde o secretário recorre de uma condenação na justiça por falsidade ideológica nada acontece?

Entendo que os dois casos precisam ser esclarecidos e que o mais correto seria o afastamento do cargo enquanto os problemas são resolvidos. Todos têm o direito de esgotar os recursos que a justiça oferece, mas bem que podia ser longe dos cargo públicos.

Pedido de voto pelo twitter

Pelo que se sabe, até agora, a internet está liberada para os candidatos nas eleições de 2010. Mas será que nos dias que antecederão o pleito será possível pedir voto? Nos Estados Unidos, hoje é dia eleição, e pelo Twitter o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger pede que os eleitores compareçam às urnas e votem numa proposta específica.

No meu entendimento não tem como controlar o incontrolável. Portanto, acho que só a baixaria e o anonimato devem ser punidos. As demais manifestações, devem ter a garantia de liberdade de expressão.

O número mágico de cada um

A janela de convenções partidárias abre na quinta-feira, dia 10, e os partidos tem até o dia 30 de junho para definir os candidatos. Muita gente já está definida e também fazendo contas. Todos calculam e projetam a quantidade de votos necessária para se eleger.

Como exemplo, vamos ficar com os candidatos a deputado estadual. Já temos cerca de dez pré-candidatos aqui na Amurel. Quantos votos são necessários para se eleger? Quem são os reais adversários de cada um?

Esta questão dos números é discutida em Tubarão a partir da desistência de disputar a reeleição do deputado Genésio Goulart. Quem ficaria com os votos de Genésio? É muito difícil prever.

Mas o fato é que os adversários de cada candidato estão dentro dos próprios partidos. Alexandre Moraes por exemplo. Ele disputa voto com os outros candidatos do PMDB. Muitos já ocuparam espaço na região com o vazio criado pela desistência de Genésio. O pré-candidato tubaronense luta para recuperar este espaço e a projeção de votos fica dentro disso.

Em 2006, a última vaga do PMDB foi ocupada por Ada de Luca que fez 30.192 votos. Hoje ela já projeta passar dos 60 mil e ser uma das mais votadas. Então qual deve ser a meta de Moraes? Com certeza é passar de 35 mil votos. Qualquer número abaixo disso dificulta e muito conquistar uma vaga.

Já o ex-prefeito Carlos Stupp, por exemplo, que é pré-candidato pelo PSDB. O último dos tucanos em 2006 foi Marcos Vieira com 35.072 votos. Portanto as projeções de Stupp também devem ser superiores a 40 mil.

Olávio Falchetti, que disputará a eleição pelo PT, deve projetar mais de 25 mil votos para se eleger, já quem em 2006, Décio Góes entrou na Alesc com 23.010.

Então como se percebe, o número mágico de cada um é bem diferente. Temos pré-candidato projetando se eleger com menos de 15 mil votos.

Mas, mais do que uma disputa entre os nomes da região, é preciso que o eleitor tenha consciência para votar em representantes que sejam daqui. A Amurel, hoje, tem apenas três representantes na Assembleia. O ideal seria aumentar este quadro, diminuir seria muito ruim, mas diante da atual situação, se conseguir manter o que já tem será satisfatório.

Orçamento regionalizado é discutido em Tubarão

Todos os anos a Assembleia Legislativa percorre o estado para discutir as prioridades de cada região que deverão fazer parte do orçamento de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (7/6) deputados estiveram em Tubarão para definir as prioridades da região sul

Nucleação de escolas em Imaruí

O clima esquentou ontem em Imaruí com os protestos de pais e professores sobre a nucleação das escolas do município. Em conversa, por telefone, a secretaria de educação Rosane Gonçalves explicou que a decisão foi difícil de ser tomada, mas que não era mais possível esperar. O processo deve iniciar já no segundo semestre.

Rosane disse que o município tem cerca de 1400 alunos distribuídos em 19 escolas. Com a nucleação, que é prevista no artigo 25 da LDB, serão apenas cinco. A demissão de professores ACTs também será inevitável.

– Hoje Imaruí tem uma relação de um professor para cada seis alunos. É uma situação insustentável – diz.

Mas segundo a secretaria, a principal decisão foi tentar garantir condições iguais e de qualidade para todos os alunos da rede municipal. Com a nucleação, ela afirma que os estudantes estarão em escolas com melhores condições de atendimento.

– Hoje temos classes multiseriadas no interior do município. Enquanto que em escolas maiores os alunos têm aulas de inglês e sala de informática, por exemplo. Condições que não são possíveis oferecer para todos – completa.

Leia mais...
Pais e professores protestam contra nucleação de escolas

Ultimato 9 - por Nunes

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores