Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Partidos devem prestar contas até o fim do mês

Os diretórios estaduais e municipais dos partidos de Santa Catarina devem apresentar suas contas relativas às movimentações do exercício financeiro de 2010 até as 19 horas do dia 30 de abril. As prestações dos diretórios estaduais devem ser encaminhadas ao TRE-SC, enquanto os diretórios municipais devem apresentar as suas informações aos juízes eleitorais de primeiro grau.

O blá-blá-blá da BR-101

O Fórum Parlamentar Catarinense, composto por deputados e senadores, tem no início da tarde audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), e diretores do Dnit. Em pauta o cronograma de obras da BR-101. O governador Raimundo Colombo (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa Gelson Merísio (DEM) e deputados estaduais da região sul, entre outras lideranças, também vão estar presentes no encontro.

A região mais uma vez reforça a cobrança por agilidade e solução para as obras de duplicação da BR-101. Só que os limites da paciência já foram ultrapassados há um bom tempo.

Há pelo menos quinze anos a nossa região tem sido tratada com descaso nesse assunto. Desde que a duplicação foi dividida entre trecho norte e trecho sul nós já ficamos de lado. O trecho norte foi realizado e concluído primeiro e as obras do trecho sul, que só começaram um bom tempo depois, sabe-se lá quando vão terminar.

Esse descaso não impediu que fosse instalada uma praça de pedágio e que uma das situações mais absurdas que se possa imaginar ocorra. Quem viaja no sentido Norte-Sul tem que pagar para trafegar numa rodovia em obras. E pior do que inacabada é não ter nenhuma garantida de que os prazos anunciados serão cumpridos.

Com um cronograma totalmente irregular, que resulta em trechos finalizados há três anos, e outros com praticamente nada feito, ainda temos pontos preocupantes e sem perspectivas de solução. Corremos o risco de ter a estrada duplicada e mesmo assim com filas quilométricas por causa do Morro do Formigão, Canal de Cabeçudas e Morro dos Cavalos que não tiveram ainda uma pá de areia movimentada para as obras de túneis e pontes que serão necessárias.

O valor da obra já extrapolou em muito o que foi orçado, mas o prejuízo à economia da região é muito maior. Sofremos com o descaso e com o atraso ao nosso desenvolvimento. Quem vai pagar esta conta?

Os nossos representantes que vão mais uma vez ouvir relatos e desculpas esfarrapadas devem cobrar e fazer pressão hoje à tarde. Mas também é preciso algum tipo de ameaça. Caso contrário vamos ficar novamente só na promessa de um prazo que todos sabem não será cumprido.

Só quem trafega pela BR-101, encarou filas, teve a vida de um familiar, de um amigo perdida, sabe do que estamos falando. Realidade que está muito distante dos gabinetes de Brasília e do alto dos helicópteros.

Lago de óleo em Capivari de Baixo

Problema que dura vários anos em Capivari de Baixo e que foi relatado em novembro de 2010 pela Unisul TV continua sem solução. Um lago de óleo abandonado por um empresa é uma séria ameaça ao meio ambiente. Moradores do local pedem a atenção das autoridades e também que providências sejam tomadas.

Abaixo você confere uma imagem do Google Earth e também a reportagem exibida pela Unisul TV.


Comissões especiais para temas ambientais

Os vereadores de Tubarão aprovaram na sessão de ontem a formação de duas Comissões Especiais para tratar de questões ligadas ao meio ambiente. Os vereadores Dionísio Bressan (PP), Jairo Cascaes (DEM) e Eraldo Pereira (PPS) forma a comissão que terá o objetivo de realizar estudos sobre a criação de sistema de alerta para catástrofes climáticas. Cascaes, Pereira e Deka May (PP) foram a outra comissão que realizará estudos sobre a qualidade do ar do município.

Esqueceram a lei

Asfalto é bom e quase todo mundo gosta. Mas o vereador Dionísio Bressan (PP) fez uma alerta ontem na Câmara de Tubarão ao descumprimento de Lei Municipal que regula a pavimentação das ruas da cidade. A Lei 3349 de 23/09/2009 determina que em vias locais o município só utilizará ou exigirá a utilização de pavimento fragmentado, permitindo assim, uma maior permeabilidade do solo, ou seja, não é permitido o asfaltamento. Bressan lembrou que algumas ruas estão recebendo pavimentação asfáltica sem a observação da Lei. O asfalto é permitido para as vias consideradas arteriais, principais e coletoras, que são as de maior movimentação. Será que se esqueceram da Lei, ou é mais uma daquelas que aprovam sem ler?

Ligação Lagoa do Mirim com o mar

Requerimento assinado por todos os vereadores de Imaruí pede ao Superintendente Regional do Dnit de Santa Catarina, João José dos Santos, que seja reaberto o canal na localidade de Guaiúba, em Imbituba, fazendo a ligação entre a Lagoa do Mirim e o oceano.

A alegação é de que após as obras de duplicação da BR-101, houve um considerável estrangulamento da passagem de águas vindas do oceano, responsáveis pela renovação e salinização das águas da Lagoa. Os vereadores argumentam ainda que após a construção do aterro, houve uma diminuição de cerca de 70% da passagem de água, o que vem prejudicando ao longo dos anos a sobrevivência das espécies existentes no ecossistema e a completa extinção de vários peixes e crustáceos.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 12/4

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas
Em pauta: A Comissão de Finanças e Tributação vai usar o primeiro horário para votar o projeto de minirreforma administrativa, que voltará à CCJ

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Lançamento do livro “A ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina”, de Angelina Wittmann
Local: Hall
Horário: 19 horas

Agenda do Governador, 12/4

8:00 - Café da Manhã = Com Assinatura do Protocolo de intenções acerca da
criação de um Polo de Saúde em Santa Catarina.
Local: Casa d"Agronômica.
Convidados.
-Sec. SDS - PAULO BORNHAUSEN;
-Sec. Fazenda - UBIRATAN REZENDE;
-Sec. SAI - ALEXANDRE FERNANDES;
-Integrantes de Laboratórios.

14:30 - Participação em Evento = Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense,
com DNIT.
Assunto: Trecho Sul BR 101.
Local: Plenário 12, anexo 02 - Câmara dos Deputados - Brasília.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores