Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Fala Lula!"

O candidato a deputado estadual Olávio Falchetti (PT) ficou aborrecido com a ausência da candidata ao governo Ideli Salvatti (PT) no debate da Unisul TV, mas nada que lhe tirasse o bom humor. Por onde anda, faz questão de deixar o telefone tocar várias vezes para que todos escutem o jingle da campanha. “É Lula e Dilma lá, e ela aqui, Santa Catarina vai ganhar com Ideli”, canta ele junto.

Mais divertido ainda é quando ele atende e grita: “Fala Lula!”. Fica difícil segurar o riso.

Fosfateira: Laguna apoia campanha contra instalação

Ambientalistas mantém firme o propósito de impedir a implantação de uma fosfateira em Anitapólis. Para isso, buscam adesão do poder público em cidades que podem ser impactadas pela indústria. Laguna formalizou o apoio, durante uma reunião com o prefeito Célio Antonio (PT) e representantes da Pastoral da Terra

Alesc discute mudanças no orçamento regionalizado

A elaboração do orçamento estadual de uma forma mais participativa esteve em debate, na Câmara dos Vereadores de Tubarão. Representantes da Câmara de Gravatal também participaram

Obras: sem pressão, nada sai

Desde a criação das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs), há oito anos, o orçamento regionalizado tem sido esvaziado e a participação da sociedade diminui a cada edição. Este ano mesmo, quando foi feita a audiência da Assembleia Legislativa em Tubarão para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, haviam mais funcionários da Alesc, entre assessores e deputados, do que representantes da sociedade.

Você que está em lendo esse texto pode achar que esta mudança que está sendo proposta não tem nenhuma relação com a sua vida, mas tem.

A inclusão de uma prioridade na LDO não é garantia nenhuma para que ela saia do papel. Mas para que a pavimentação de uma rodovia, por exemplo, seja realizada, é preciso incluir no orçamento. E mais ainda, para fazer parte do orçamento é preciso estar incluído no PPA que é o Plano Plurianual de Aplicação.

Estes planos e leis são elaborados a partir de indicações dos municípios que apresentam as prioridades. E se ninguém participa como é que fica?

Por isso a atualização da Lei Complementar 157 está propondo que os vereadores sejam os responsáveis pela mobilização da sociedade para garantir a participação popular.

Bom, existe ainda uma queixa neste processo que é a utilização política do orçamento. Ou seja mesmo que uma obra preencha todos os trâmites não sai do papel por falta de vontade política dos governantes.

Para isso existe uma proposta para tornar o orçamento impositivo, ou seja, o que estiver escrito lá, terá de ser cumprido. Hoje ele é propositivo. O governante faz se quiser, se tiver vontade. Sem pressão da sociedade, nada sai.

Os deputados acreditam que envolver os vereadores na elaboração do orçamento pode favorecer a pressão popular para que realmente as propostas saiam do papel.

Para dar certo será preciso mobilizar os vereadores. Em reunião realizada hoje com técnicos da Alesc, foram convocados todas as câmaras da região e somente compareceram vereadores de Tubarão e Gravatal.

Jaimor Vieira estreia na Câmara de Tubarão

A sessão desta noite (2/9) da Câmara de Tubarão será a estreia do suplente Jaimor Vieira (PSDB) como vereador. Ele assume na vaga de João Fernandes (PSDB) que renovou a licença por mais 30 dias na últimas segunda-feira (30/8). Vieira é o 10º suplente da coligação PSDB-PRB e obteve 268 votos. Antes dele já assumiram no rodízio iniciado em junho João Guerreiro Filho (PSDB), Antônio Marcelino (PSDB), o Toninho da Passagem. Albertina Carvalho (PSDB), a Beth Xuxa, atual líder do governo, permanece na vaga de Jefferson Brunato (PSDB) que atualmente exerce a função de Secretário de Comunicação Social de Tubarão.

Charge - Nunes

Em campanha – 2/9

Estadual
Carlos Stüpp (PSDB) - tem reunião com lideranças de Pedras Grandes, em Tubarão.  Almoça com lideranças politicas em Cocal do Sul. À noite participa de evento da JPSDB em Braço do Norte.

Joares Ponticelli (PP) - reúne-se com lideranças em Santo Amaro da Imperatriz.

Alexandre Moreas (PMDB) - participa de reunião com motoqueiros Bagres do Asfalto.

José Nei Ascari (DEM) - faz contatos em São Bonifácio e Anitápolis, na Grande Florianópolis e encerra a agenda na Amurel, com compromisso em Treze de Maio

Federal
Ademir Mota da Silva - Milo (PT) - realiza panfletagem dobradinha com o candidato a deputado estadual Olávio Falchetti (PT) em frente ao Bloco Pedagógico da Unisul, a partir das 18h45min. Às 20 horas, tem reunião sobre "Escola Indígena" em Termas de Gravatal.

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 2/9

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 2 de setembro, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Na Ordem do Dia, desta Sessão está previsto a deliberação das seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 135/2010, de autoria do Ver. João batista de Andrade, que declara de utilidade pública a Agência de Desenvolvimento Regional da AMUREL – ADRAM. Este projeto em sua segunda votação.

2. PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL N° 02/2010, de autoria dos Vereadores (a), Albertina Carvalho, André Fretta May, Antônio Marcelino, Caio César Tokarski, Dionísio Bressan Lemos, Edson José Firmino, Evandro Souza de Almeida, Geraldo Pereira, João Batista de Andrade, Ivo Stapazzol, que dá nova redação ao artigo 20 da Lei Orgânica Municipal. Este projeto em sua segunda votação.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores