Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Melhorar o transporte coletivo é melhorar o trânsito

Dois assuntos ganham destaque na imprensa local e tem total relação um com o outro. O primeiro deles é a possibilidade de sair até o final do ano a licitação para concessão do serviço público de transporte coletivo de Tubarão. Uma proposta bem feita e viável pode não só atrair o interesse das empresas como também oferecer um melhor serviço ao usuário.

Se fala muito que Tubarão é uma cidade em crescimento e com grande potencial para se desenvolver. Mas você já parou para pensar como vai ficar a cidade com uma população maior e sem boas condições para se locomover.

Com todo respeito às empresas que atuam na área e principalmente aos gestores públicos de toda a história da cidade. O serviço prestado tem problemas de qualidade, de informação e de preço. É certo que o sonho de todo usuário é poder ter um veículo próprio para não depender mais de um ônibus, mas é preciso pensar no benefício coletivo.

Grandes cidades do mundo oferecem mapas detalhados de cada uma das linhas existentes. Quem não mora por lá, consegue informação para se locomover. Os horários são cumpridos e quando há problemas de engarrafamentos, e isso há a toda hora, o usuário é informado no próprio ponto quanto tempo vai demorar para chegar o próximo ônibus.

Se dá para fazer numa cidade com milhões de habitantes e milhares de ruas, porque não é possível em Tubarão e seus cerca de 100 mil moradores. Quem sabe até uma proposta que consiga regionalizar o transporte público. É possível e basta ter vontade.

Caso contrário, e aí entramos no segundo assunto, ficaremos cada vez mais engarrafados e sem estacionamento. A tremenda demora para resolver o estacionamento rotativo de Tubarão é algo que merece uma explicação. As pessoas fogem do transporte público, as ruas ficam abarrotadas de veículos, não há vagas para estacionar e o caos urbano só vai aumentando. E isso numa cidade com cerca de 100 mil habitantes.

Sem uma devida regulação e sem ter onde parar, as pessoas vão se afastando do centro da cidade. E depois não adianta as discussões entre os lojistas do centro e do shopping. Regular o transporte público e o estacionamento é muito importante para manter níveis aceitáveis de mobilidade urbana e permitir que a cidade continue se desenvolvendo, para todos os lados. Caso contrário só vamos nos amontoando.

Armazém: propostas de cada um

Desde 2010 os candidatos aos cargos executivos são obrigados a apresentar propostas de planos de governos. Elas não precisarão ser cumpridas à risca, mas servem de informação para o eleitor interessado. Em Armazém, os dois candidatos Jaime Wensing (PSDB) e Teté (PP) cumprem esta obrigação de forma bem distinta. O atual prefeito Jaime Wensing, que tenta a reeleição apresenta as propostas de forma resumida. Para a saúde, aponta quatro ítens com destaque para a transformação do hospital em fundação hospitalar. Já Teté apresenta as propostas de forma mais detalhadas. Além do que que fazer, explica ainda como fará, quem será responsável, estipula prazos e custos. Na saúde, o projeto mais caro é a desvinculação da Assistência Social, ao custo de R$ 20 mil por mês.

Experiência e renovação

Em Santa Rosa de Lima, a candidata mais jovem ao cargo de vereador é Ana Gabriela (PT), de 21 anos. Natural de São Paulo disputa uma eleição pela primeira vez. Já o candidato mais experiente é Lourivaldo (PSD), de 60 anos. Natural de Rio Fortuna, foi candidato a prefeito de Santa Rosa de Lima em 1996 pelo PFL e derrotado por Bertilo Heidemann (PMDB).

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores