Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Socorro a Raimundo

Com diversos municípios atingidos pelas chuvas e contabilizando prejuízos, diversos prefeitos também procuram o governador do estado, Raimundo Colombo (DEM), para pedir ajudar. Ontem, o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) não conseguiu o encontro, exatamente porque Colombo e o vice Eduardo Moreira (PMDB) mudaram a agenda para acompanhar os atingidos em Mirim Doce.

Nesta terça-feira, o prefeito de Gravatal Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei, teve mais sorte. Acompanhado do deputado estadual Manoel Mota (PMDB) foi recebido por Colombo. Levou um relatório cheio de fotos para mostrar como o município foi atingido.

É nessa hora que se pergunta: para que servem as SDRs mesmo?

O lixo de cada um de nós

Os alagamentos registrados na região são causados pelas fortes chuvas, mas o rastro deixado pela água revela que a população também tem responsabilidade no assunto. O que se vê nos dias seguintes é muito lixo. E o lixo só é trazido pela chuva. A natureza não joga ou deixa lixo no lugar errado.

Cobramos diversas vezes neste espaço a responsabilidade dos órgãos públicos sobre as soluções para a prevenção de enchentes e alagamentos. Só no rio Tubarão a espera por uma nova redragagem é de quase 30 anos.

Mas a população também precisa pensar e agir de forma responsável para contribuir com a parte que lhe cabe.

Só para dar um exemplo, quem passou pela praia do Mar Grosso no fim de semana viu o quanto de lixo e entulho foi jogado no mar e depois foi parar na areia. Troncos e galhos de árvores é praticamente impossível de evitar, agora o lixo que apareceu por lá, não tem explicação a não ser falta de responsabilidade da população. O Mar Grosso é só um exemplo e isso ocorre em diversas outras praias.

Quem acompanhou um pouco a imprensa no ano passado, ouviu falar dos protestos contra a instalação de uma fosfateira no município de Anitápolis. Com algumas manifestações populares e ações na justiça se conseguiu parar o projeto.

E contra o lixo? Será que ninguém vai fazer nada? Agora inclusive é Lei. Todos devem reciclar o lixo já em casa. Mas quem vai fiscalizar?

Alguém pode dizer que o exemplo que vem de cima não inspira a população a fazer a sua parte. Mas então que o exemplo venha de baixo. Uma grande mudança de comportamento e atitude, quem sabe, será capaz de amenizar um problema sério e que como a gente vê a cada forte chuva, tem consequências bem graves.

Prefeitura de Laguna inicia limpeza nas praias após chuvas

Atenção para os trechos da BR-101 ainda não duplicados

Além dos trechos com desvio em que a duplicação da BR 101 não é realidade ainda, os motoristas devem prestar atenção em alguns pontos que há máquinas e operários trabalhando na rodovia. A divisa entre Tubarão e Capivari de Baixo, na ponte da Tractebel, é um exemplo

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores