Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rogério Novaes supera barreira de 1%

O candidato ao governo pelo PV,  Rogério Novaes, foi o único entre os pequenos partidos a superar a barreira de 1%. Ele que tem a candidatura ainda sub-judice não teve os números incluídos junto com os outros candidatos. O TRE-SC divulgou um documento com os dados de todos os que estão nesta condição. Novaes obteve 55.697 votos, o equivalente a 1,62% dos votos válidos.

Entre os outros nomes vale destacar os candidatos ao Senado Joaninha de Oliveira (PSTU), que obteve 34.355 votos (0,55%), e Wesley Collyer (PPS), com 10.461 (0,17%).

João Pizzolatti (PP), candidato a deputado federal, obteve 133.181 votos e caso tenha o registro deferido ganha a vaga que até o momento é de Odacir Zonta (PP).

Rizicultura em discussão na Câmara de Imaruí

A manifestação de pescadores de Imaruí na semana passada motivou o retorno do Projeto de Lei nº. 4/2010, de 07 de maio de 2010 à sessão da Câmara de Vereadores. Eles protestaram contra a poluição da lagoa e exigiram alguma providência das autoridades. O projeto que está na pauta da sessão desta segunda-feira (4/10) trata da proibição do lançamento de agrotóxicos e produtos congêneres por aeronaves, nas lavouras cultivadas em imóveis na área territorial do município e dá outras providências.

Em reuniões realizadas na semana passada ficou acertado retorno do projeto à Câmara para aprovação e que depois será sancionado pelo prefeito. Outras discussões realizadas, no mês de junho, entre pescadores e rizicultores não resultaram em consenso.

A sessão desta segunda-feira também marca o retorno da vereadora Elina Roussenq (PMDB), que estava licenciada, e é uma das mais fortes opositoras ao governo municipal.

Leia mais...
Rizicultores e vereadores discutem projeto em Imaruí

Pescadores fazem mobilização contra poluição da lagoa de Imaruí

Eleições 2010: presidência será decidida no segundo turno

A eleição para presidente da república ainda promete esquentar o Brasil nas próximas quatro semanas. A candidata Dilma Rouseff (PT), que vinha disparada nas pesquisas, perdeu pontos na reta final da campanha e acabou não conseguindo vencer a eleição no primeiro turno. Ela e o candidato José Serra (PSDB), terão que trabalhar muito para conquistar os eleitores que depositaram voto em outros candidatos na primeira etapa da disputa

Eleições 2010: Raimundo Colombo vence com 52,7%

A maioria do estados brasileiros decidiu as eleições para governador no primeiro turno. Apenas oito estados, os dois candidatos mais bem colocados terão que se enfrentar novamente nas urnas. Em Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), superou os concorrentes e conseguiu mais da metade dos votos válidos

Eleições 2010: eleitos para o Senado somam 53% dos votos

Os dois candidatos eleitos que vão representar Santa Catarina no Senado levaram juntos quase 53% dos votos

Eleições 2010: região elege três deputados federais

Os catarineneses tambem puderam escolher dezesseis representantes à Câmara Federal. O sul do estado conseguiu eleger três candidatos, dois a mais que nas eleições de 2006

Eleições 2010: Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio

Nesse domingo, os brasileiros usaram o poder de escolha dos seus representantes. Tanto nas grandes metrópoles como nos pequenos município do interior, o direito ao povo pode ser exercido. Aqui na região, o movimento em torno das seções eleitorais foi acompanhado de perto

Eleições 2010: Gravatal e Armazém

Em Gravatal, os eleitores não enfrentaram problemas para votar. Já em Armazém, muita gente deixou pra ir ás urnas na ultima hora

Eleições 2010: Braço do Norte

Em Braço do norte, a eleição também transcorreu sem grandes transtornos. Como em muitos municípios, os locais próximos ás seções de votação ficaram tomados de santinhos

Eleições 2010: Laguna e Imbituba

Voltamos com eleições 2010. Agora, vamos ver como foi o dia de votação, nos municipios de Imbituba e Laguna

Eleições 2010: Tubarão e Capivari de Baixo

Em Tubarão, muita movimentação em alguns colégios que receberam milhares de votantes. Na margem esquerda, alguns eleitores que estavam com o título desatualizado e não encontraram o local da seção. Em Capivari de baixo, houve quem perdeu horário e a chance de votar

Olávio foi bem, mas nada garante 2012

Surpresas com o segundo turno nacional e com a definição em primeiro turno aqui no estado. A expectativa é que poderia ser diferente. Mas eu gostaria de me ater aos resultados de Tubarão.

Há dois anos, quando Manoel Bertoncini foi eleito prefeito, escrevi um comentário em que dizia que o grande vitorioso era Carlos Stüpp, porque fazia o sucessor e com uma grande margem de votos.

Agora, depois dos resultados de ontem aqui na cidade, deve-se dizer que a situação mudou para o ex-prefeito e ele foi um dos maiores derrotados. Não conseguiu se eleger deputado estadual e não foi o mais votado na cidade que administrou por dois mandatos.

Mas toda derrota, só será mesmo arrasadora se ela não servir para nada. O resultado das urnas precisa ser interpretado para corrigir os erros e pensar no futuro, se ainda se pretende algum.

Já Olávio Falchetti manteve a onda crescente iniciada em 2008 e foi o grande vencedor em 2010. Foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade e superou adversários e campanhas mais estruturadas. Sai das urnas com o nome mais forte para a disputa da prefeitura em 2012.

Mas manter esta força já é uma outra conversa. Olávio sempre disse que não aceita coligação e o PT sozinho já mostrou que não é tão forte assim. Como candidato a prefeito e a deputado, Olávio foi muito bem, mas o partido não conseguiu eleger nem vereador em 2008.

Será que o PT toparia uma coligação com o PMDB? Ou melhor, Olávio aceita um acordo desse tipo? Não iria contra o que ele defende?

E o PMDB de Tubarão? Se já estava quebrado e dividido depois de três derrotas consecutivas em pleitos municipais, agora ficou até sem um representante na Assembleia Legislativa. Se ainda tinha cacos para juntar, precisa fazer isso de maneira urgente.

Ontem na Unisul TV, o deputado federal Edinho Bez adiantou que vai assumir o comando da recomposição do diretório do partido prevista para março de 2011. Do jeito que está não pode continuar disse o deputado.

Outro nome que merece ser lembrado pelo desempenho nas urnas é o vereador Edson Firmino que foi o segundo mais votado para deputado federal, só perdendo para Edinho Bez. Qual papel ele poderá ter no pleito de 2012, só o tempo pode dizer. Mas os resultados de ontem apontaram caminhos a ser seguidos para quem está bem, ou precisa de recuperação.

Prioridades do Sul: setor de transportes precisa de infraestrutura

Ações precisam ser realizadas para que Santa Catarina tenha a garantia do desenvolvimento sócio-econômico nos próximos anos. E falar em crescimento sem uma infraestrutura de transportes adequada fica inviável. Por isso, moradores e comerciantes de Imbituba aguardam a construção de um dos acessos à cidade que deve acontecer com a duplicação da BR-101

Prioridades do Sul: atraso nas obras da BR-101 gera problemas para a região

As obras de duplicação da BR-101 entre Tubarão e Laguna estão entre as que mais precisam de agilidade. O atraso não prejudica somente o transporte de cargas, mas a vinda de turistas e o desenvolvimento do setor comercial, por exemplo. O pedido aos futuros eleitos é de uma atenção maior para que a estrada seja concluída

Charge - Nunes


Confira mais cartuns do Nunes na Revista Hei!

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 4/10

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos nesta segunda-feira, 4 de outubro, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Na pauta desta Sessão está previsto a deliberação das seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 137/2010, de autoria do Ver. Ivo Stapazzol, que dispõe sobre a apresentação de prestação de contas quando da celebração de convênios com entidades para repasse de recursos financeiros pelo Município. Este projeto em sua primeira votação.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 142/2010 (085/2010 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, com a interveniência da Policia Militar. Este projeto em sua primeira votação.

3. PROJETO DE LEI DECRETO LEGISLATIVO N° 027/2010, de autoria do Ver. Luiz Fernandes Pereira, que concede o título de cidadão tubaronense ao Senhor Coronel Sérgio de Bona Portão. Este projeto em uma única votação.

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Imaruí, 4/10

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
– Projeto de Lei n° 059/2010, de 22 de setembro de 2010, “Altera a Lei n° 1.428 de 30 de março de 2010 e dá outras providencias”. (Acompanhado de Parecer).

– Projeto de Lei n° 060/2010, de 22 de setembro de 2010, “Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico Social – BNDES através da Caixa econômica Federal – CEF e dá outras providencias”. (Acompanhado de Parecer).


MATÉRIA DO PODER LEGISLATIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
– Projeto de Lei nº.004/2010, de 07 de maio de 2010, “Proíbe o lançamento de agrotóxicos e produtos congêneres por aeronaves, nas lavouras cultivadas em imóveis na área territorial do município e dá outras providências.” (Acompanhado de Parecer).

Bancada do Sul diminui na Alesc e cresce na Câmara

Entre todos os candidatos da região sul, foram eleitos oito deputados estaduais e três federais. Isso significa diminuição na bancada da Alesc e mesmo número na Câmara Federal. Em 2006 a região Sul elegeu 10 deputados estaduais e um federal. As novidades foram José Nei Ascari (DEM), Dóia (PSDB) e Zé Milton (PP). Confira a votação dos candidatos com domicílio eleitoral na região sul.

Amurel

Candidatos a deputado estadual
Eleitos
Ada de Luca (PMDB-Laguna) - 41.906
Joares Ponticelli (PP-Tubarão) - 49.624
José Nei Ascari (DEM-Braço do Norte) - 55.692

Não eleitos
Alexandre Moraes (PMDB-Tubarão) - 3.805
André Igreja (PDT-Imbituba) - 3.614
Araildo Librelatto – PG (PDT-Capivari de Baixo) - 4.393
Arlei da Silva (PPS-Capivari de Baixo) - 3.669
Carlos Stüpp (PSDB-Tubarão) - 23.404
Cleosmar Fernandes (PR-Laguna) - 5.969
Douglas Antunes (PSC-Tubarão) - 2.466
Kelly Oliveira (PSDB-Laguna) - 259
Manoel de Moura – Maneca (PDT-Jaguaruna) - 287
Olávio Falchetti (PT-Tubarão) - 14.850

Candidatos a deputado federal
Eleito
Edson Bez – Edinho (PMDB-Tubarão) – 99.613
Não eleitos
Ademir Mota da Silva – Milo (PT-Gravatal) – 4.612
André May – Deka (PP-Tubarão) - 643
Antônio Chede (PTB-Laguna) - 256
Edson Firmino (PDT-Tubarão) – 13.665
Gilsara Hansen (PTB-Tubarão) - 1.985
Ondina Santos (PT-Laguna) - 542
Rosângela Pereira (PMN-Tubarão) - 567

Amrec
Candidatos a deputado estadual
Eleitos
Adilor Guglielmi – Dóia (PSDB-Criciúma) - 34.667
Altair Guidi (PPS-Criciúma) - 24.202
Valmir Comin (PP-Siderópolis) - 30.223
Não eleitos
Acélio Casagrande (PMDB-Criciúma) - 18.285
Aldo Wagner Fernandes (PRB-Içara) - 210
Antonio Izidório – Toninho (PSC-Criciúma) - 392
Celso Menezes (DEM-Criciúma) - 7.462
Décio Góes (PT-Criciúma) - 21.056
Israel de Andrade (PSTU-Criciúma) - 1.189
Ivo Carminatti (PMDB-Criciúma) - 16.949
Izio Inácio – Hulk (PSB-Criciúma) - 7.909
João Paulo Teixeira (PV-Criciúma) - 1.038
José Paulo Serafim (PT-Criciúma) - 25.305
Rodrigo Minotto (PDT-Forquilhinha) - 11.472
Thatiane Teixeira – Tati (PSDB-Criciúma) - 15.146

Candidatos a deputado federal
Eleitos
Jorge Boeira (PT-Criciúma) – 84.210
Ronaldo Benedet (PMDB-Criciúma) – 87.219
Não eleitos
Antônio Tavares - Tonton (PDT-Orleans) – 5.454
Geovana Benedet (PSDB-Criciúma) – 10.548
Giovanni Zappellini (PP-Criciúma) - renunciou
Glaci Apolinário Fabris (PTB-Criciúma) – 8.520
Nilton Lourenço Jr. (PSOL-Criciúma) - 388
Paulo Squizzato (PDT-Treviso) – 2.777
Romanna Remor (DEM-Criciúma) – 59.672
Seiji Fujita (PV-Criciúma) - 399
Vandresa da Silva (PDT-Orleans) - registro sub-judice 20

Candidato a governador
Amadeu da Luz (PCB) – 2.538

Candidatos a vice-governador
Eleito
Eduardo Moreira (PMDB-Criciúma) – 1.815.304
Não eleito
Valdelir Luiz (PCB-Criciúma) – 2.538

2º Suplente de Senador
Não eleitos
Genésio Spillere (PP-Nova Veneza) – 649.150
Marcelo Serafim (PSTU-Criciúma) - registro sub-judice 34.355

Amesc
Candidatos a deputado estadual
Eleitos
José Milton Scheffer (PP-Sombrio) - 38.542
Manoel Mota (PMDB-Araranguá) - 36.064
Não eleitos
Aldair Kozuchovski - Polaco (PT-Sombrio) - 9.105
Fátima Gonçalves Machado (PMDB) Araranguá - 28
José Mario de Boni (PV-Araranguá) - 221
Mara Gorete Pereira Fregulha (PMDB-Araranguá) - 36

Candidatos a deputado federal
Não eleitos
Edvino Huber (PV-Araranguá) - 914
Rodrigo Lima (PCB-Araranguá) - 379

Candidatos ao senado
Não eleitos
Alex Sander da Silva (PSTU-Criciúma) – 11.370
Maria Elizabeth Tiscoski – Beth (PP-Sombrio) – 321.714

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores