Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Laguna: Santos indica integrantes da equipe de transição

O prefeito de Laguna Célio Antônio (PT) recebeu no gabinete, o prefeito eleito Everaldo dos Santos (PMDB). A reunião serviu para detalhar os trâmites relacionados à transição de governo. A partir de agora, quatro integrantes de sua equipe de Santos manterão os diálogos referentes ao período: o economista Marcos Aurélio Barzan, o advogado Victor Baião, Luís Felipe Remor e Antônio dos Santos. Os procedimentos para consultas continuam sendo os mesmos, ou seja, através de protocolo enviado à Procuradoria Jurídica do Município, porém, reuniões semanais serão marcadas com a atual administração, para o repasse de informações. Segundo a procuradoria do município, nesta semana, o prefeito deverá baixar um decreto normatizando os tramites para a transição, tanto em Laguna quanto em Pescaria Brava, onde deverá ser escolhida uma comissão do governo atual para o período de transição.

Leia mais...
Transição em Laguna: respostas só em 17/12

Prefeito de Tubarão e vereadores discutem projetos

O prefeito de Tubarão esteve reunido no final da manhã com os vereadores da cidade para discutir os trabalhos realizados durante o mandato e pedir o apoio dos representantes da câmara. Alguns assuntos pendentes como obras e licitações estiveram em pauta

Um voto por vez

Perguntado pela jornalista Vera Mendonça, da rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM, sobre o que é preciso para eleger o presidente da Câmara de Tubarão, o vereador Edson Firmino (PMDB), foi simplório na resposta. "São necessários nove votos". O que Vera realmente queria saber é como PMDB e PP, que juntos tem sete votos, vão buscar os dois votos que faltam. PSDB, PSD e PT tem três votos cada um e o PPS mais um voto, por isso na teoria seria o menos cobiçado. Mas como na prática dos últimos tempos as bancadas nem sempre agem em bloco, se conquistar o voto de Eraldo Pereira (PPS), fica faltando apenas um para garantir a vitória na eleição que ocorrerá em 1º de janeiro de 2013.

Trabalhando demais

Em Itajaí, o Ministério Público recomendou ao prefeito Jandir Bellini (PP) a demissão do secretário de Saúde por incompatibilidade do execício do cargo público com as atividades particulares. Longe de querer interferir nas escolhas do prefeito ou estar preocupado com a saúde do secretário por estar trabalhando demais, o MP exige apenas o cumprimento da lei. O secretário Sérgio Liberato é medico, especialista em medicina do tráfego em dois Centros de Condutores. Nestas funções gasta 38 horas por semana, o que, Segundo a promotoria o impossibilita de cumprir a jornada de 40 horas no cargo comissionado.

Laguna-Tubarão

A Câmara de Vereadores de Tubarão realizará um seminário para debater e discutir alternativas para os congestionamentos na BR-101 no trecho entre Laguna e Tubarão. Antes da temporada de verão a situação já está complicada e deve piorar até o final do ano. A Audiência Pública Sobre Estratégias e Medidas Para a Amenizar os Problemas com a Duplicação da BR-101 entre Tubarão e Laguna será realizada na próxima segunda-feira, 5/11, no auditório da Amurel.

Uma solução para as praias de Jaguaruna

Um estudo muito importante para o futuro de Jaguaruna deve começar na próxima semana. Uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será responsável pelo levantamento do gerenciamento costeiro do município.

Esta trabalho é de extrema importância pois o desenvolvimento dos balneários de Jaguaruna está estagnado nos últimos cinco anos. Por conta de diversas irregularidades não são permitidas reformas, construções, pavimentações e novos loteamentos nas praias da cidade.

A economia local também sofre com a situação, pois os empregos e negócios ligados à construção civil e ao setor imobiliário não se desenvolvem. Pouco se constrói, pouco se contrata, pouco se compra e pouco se vende. Os recursos financeiros não giram no comércio, a cidade arrecada menos e todos perdem com esta inércia.

O que todos esperam a partir deste levantamento é que seja definido o que será e o que não será permitido nos 37 quilômetros de orla marítima de Jaguaruna. É preciso encontrar um equilíbrio para o desenvolvimento sustentável.

A cidade que é sede do Aeroporto Regional precisa desta resposta. O prefeito eleito Luiz Napoli (PP) sabe que este será um dos desafios de sua administração.

E quando se fala numa definição para a situação deve-se buscar também quais seriam os caminhos possíveis a serem percorridos o que se espera para o futuro. Jaguaruna não pode pensar apenas na regularização de loteamentos e construção de mais casas em seus balneários. Deve-se avaliar a possibilidade de instalação de empreendimentos turisticos que possam aproveitar todo este potencial.

Afinal de contas não é toda cidade que conta com um aeroporto no quintal de casa e 37 quilômetros de praias. Só com planejamento e responsabilidade será possível transformar estas oportunidades em desenvolvimento e crescimento para todos.

Vagas em Brasília

Dos 18 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo, dez foram eleitos prefeitos. Ao todo, 25 deputados federais candidatos saíram vitoriosos nesta eleição abrindo vagas para os suplentes. O desempenho foi 9,4% superior ao da eleição de 2008. Neste ano, 87 deputados federais se lançaram às urnas (81 candidatos a prefeito e seis a vice-prefeito) e 25 foram eleitos (28,7%). Em 2008, foram 93 candidatos e 18 eleitos (19,3%). Na bancada catarinense não haverá mudanças já que os cinco deputados que disputaram eleições não conseguiram se eleger.

Energia mais barata

A redução no custo da energia elétrica entrará em vigor a partir de fevereiro de 2013. O abatimento na conta vai girar em torno de 20%, sendo que os consumidores residenciais terão redução média de 16,2% em suas contas de luz, e as indústrias, de até 28%. Essa redução na tarifa de energia poderá ser ainda maior após a conclusão de estudos que estão sendo realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até março do próximo ano. Para conseguir esse abatimento, o Governo Federal vai renovar por mais 30 anos as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de reduzir os encargos setoriais que incidem sobre a conta de luz.

Suinocultura

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB) destacou em Brasília a recuperação da suinocultura catarinense nas últimas semanas. Segundo ele o preço do quilograma do suíno em pé chegou a R$ 2,86 em outubro depois de atingir os índices mais baixos no mês de abril. Apesar a recuperação o deputado lembro que o poder público não pode ficar omisso e precisa adotar políticas públicas de subsídio, do frete aos insumos, para garantir a competitividade de quem trabalha no setor.

Pauta da Alesc, 30 de outubro de 2012

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura
Local: Sala de Imprensa
Horário: 15 horas
Em pauta: AQUAPESCABRASIL – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura. Participação de Giovani Monteiro, presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores