Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

E agora?

A morte do prefeito Manoel Bertoncini desencadeou uma forte comoção na cidade pelo exemplo de homem público e pela perseverança com que ele lutou contra a doença. Bertoncini deixou um legado ético e de um profissional que, sobretudo, amava a sua cidade.

E agora?

Pepê Collaço assume como prefeito e reinicia-se um processo eleitoral que pode apresentar muitas novidades. Agora como prefeito e a caneta na mão, Pepê não deixará de reforçar o seu sonho de se efetivar prefeito por mais quatro anos? O cenário muda porque, se Pepê for candidato, divide o eleitorado com Carlos Stüpp e mesmo com Edinho Bez.

Mas fica uma indagação no ar: qual será o comportamento do governador Raimundo Colombo, que lidera o mesmo partido do Pepê, o PSD. Vai interessar ao governador apoiar um candidato para disputar com Edinho Bez?

A esta altura, a caneta do governador pode pesar mais que a caneta de Pepê. A convenção do P.S.D. foi marcada para a próxima quarta-feira. Vamos aguardar.

O carisma de Manoel

A morte do prefeito Manoel Bertoncini não o transformará no melhor prefeito da história de Tubarão. Até porque o seu governo teve problemas que se assemelham aos diversos prefeitos pelo Brasil afora.

Mas não se pode negar que a forma com que ele encarou os problemas pessoais para continuar trabalhando deixaram um exemplo para quem fica. Ele não teve plena saúde durante nenhum dia de seu mandato e mesmo assim procurou manter o compromisso que lhe foi conferido pelas urnas em 2008.

Contrariou as previsões negativas, a vontade da família, ignorou as dores e sequelas do tratamento do câncer e trabalhou até o último dia em que teve forças. Publicamente sempre atendeu a todos da melhor maneira possível. Respondia o que lhe perguntavam de bom, ou ruim. E sempre, sempre conseguia sorrir. Ao fazer isso, Manoel apenas confirmou o carisma que teve em sua curta carreira política.

Enfrentou três eleições apenas. Foi o segundo vereador mais votado em 2004 com 2.767 votos. Obteve 21.839 votos para deputado estadual em 2006, sendo 13.524 em Tubarão, mais do que o ex-prefeito Carlos Stupp conquistou em 2010. E foi eleito prefeito em 2008 com 30.128 votos, superando o total de votos dos adversários.

Como gestor público não teve o nome envolvido em nenhum escândalo. Foi um político ´ficha limpa´. Não fez tudo o que pretendia, é verdade, mas foi fiel ao seu grupo político mantendo posições e nomeações nem sempre correspondidas.

O pagamento do Piso Nacional aos professores, início das obras da Arena Multiuso, do Pronto Atendimento 24 horas, da macrodrenagem da margem esquerda, Central do Cidadão, entre outras, são ações que deverão ser lembradas no futuro.

Mas com certeza, a imagem de quem não desistiu ou fraquejou diante de problemas que vão além da nossa compreensão é que estão sempre ligadas ao agora saudoso prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini. Que ele descanse em paz.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores