Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Stüpp ganha direito de resposta no horário eleitoral

O candidato a prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB) terá direito a um minuto de direito de resposta dentro do programa eleitoral do candidato Pepê Collaço (PSD). O tempo deverá ser usado nos programas desta quarta-feira, 26/9, de acordo com decisão da Juíza Eleitoral Cleusa Maria Cardoso.

Stüpp pediu direito de resposta sobre afirmações feitas em dois programas eleitorais, dos dias 17/9 e 19/9, em que foram veiculadas “informações sabiamente inverídicas, com relação ao já comentado Convênio celebrado entre o Município de Tubarão com o DNIT para retirada dos trilhos da Avenida Marcolino Martins Cabral” e “está acionado na justiça o ex-prefeito para que ele devolva o valor atualizado de dois milhões e duzentos mil reais aos cofres públicos”.

A juíza entendeu que somente a segunda afirmação foi ofensiva e por isso concedeu um minuto de direito de resposta.

Nota atualizada às 10:54 (25/9/12):
Nova comunicação do Cartório Eleitoral confirmou que o cumprimento da decisão deverá ser feito na quarta-feira, 26/9, dia de exibição das propagandas majoritárias. A primeira comunicação dava conta de que o cumprimento seria na nesta terça-feira, 25/9

Contra os números e o tempo

A divulgação de mais uma pesquisa eleitoral no sábado consolidou o quadro atual em Tubarão. Durante a semana foram publicadas outras pesquisas com o claro objetivo de confundir o eleitor e desacreditar o trabalho realizado pelos jornais. Mas os números do Diário do Sul, semelhantes aos dos Notisul, confirmam a situação do momento: liderança de Olavio Falchetti (PT) acima dos 40%, empate técnico entre Carlos Stupp (PSDB) e Edinho Bez (PMDB) na faixa de 17% e Pepê Collaço (PSD) com 9%.

Se há algum número para ser contestado a dúvida é apenas com o segundo colocado. Na pesquisa IPC, do jornal Notisul, Edinho é o segundo com seis pontos de vantagem, e na pesquisa Mapa, do Diário do Sul, Stupp figura em segundo com menos de dois pontos de diferença.

Mas a pergunta que fica após este fim de semana é se a quinze dias da eleição ainda há espaço para uma virada do quadro. Desde que os nomes dos candidatos ficaram definidos a preferência do eleitor, manifestada nas pesquisas, não mudou. O número de indecisos vai diminuindo e o tempo também.

Números altíssimos de rejeição também poderiam explicar as dificuldades que as candidaturas tem revelado para mudar a situação. Em média, Edinho, Stupp e Pepê tem índices acima de 20%.

Interessante mesmo, seria saber porque o eleitor não quer de volta o ex-prefeito, não quer votar num parlamentar de seis mandatos ou ainda não quer manter o atual prefeito. Teria sido uma estratégia equivocada a divisão dos partidos que integram a tríplice aliança em nível estadual? Como ninguém ganha antes da hora, os próximos dias prometem ser de muito trabalho para as equipes de campanha.

Reflexo do momento

Os dois candidatos a prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) e Moacir Rabelo (PP) fizeram, na Unisul TV, um debate bastante acirrado e com troca de farpas. Como os dois já foram prefeitos tivemos muitas comparações entre os mandatos. O programa não foi nada mais do que um termômetro de como está a campanha no município. Por lá, nem pesquisa é divulgada tamanha é a instabilidade das preferências. Difícil dizer quem está na frente e expectativa de uma eleição definida com pequena diferença de votos.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores