Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gravatal já tem 64 pontos de táxi

O mais novo ponto de táxi aprovado pela Câmara de Vereadores de Gravatal não é o de número 64, mas sim o 65. O número de permissões já aprovadas foi confirmado pela prefeitura do município. O vereador Vilmar Mendonça (PMDB), que não votou o projeto errou a conta por um número. O 65º ponto será vetado pelo prefeito Rudnei Fernandes (PMDB), o Nei. O Ministério Público bem que poderia olhar o assunto mais de perto também.

Leia mais...
Gravatal poderá ter 64º ponto de táxi

Abuso do poder econômico: revisão

É certo que nos últimos anos evoluiu muito a fiscalização sobre as campanhas eleitorais. Mas, como é natural, alguns aspectos precisam evoluir. As punições por abuso de poder econômico, por exemplo. Você já viu candidato derrotado ser condenado por isso. Infelizmente só os vencedores são condenados e perdem o cargo. Em seu lugar assume o segundo colocado, que não responderá a acusações semelhantes porque o crime já estaria prescrito.

Suplente do PSD terá direito a assumir mandato?

Na discussão sobre se a vaga de suplente pertence ao partido ou à coligação, sempre entendi o que ficou decido pelo STF: as vagas são da coligação. Mas agora com a criação do futuro novo partido do Gilberto Kassab cuja sigla é PSD, e não PGK, passei a repensar a situação.

O PSD não participou das eleições de 2010, portanto não teve candidatos e não elegeu ninguém. Mas agora deverá receber filiados de todos os lados, com e sem mandato. Alguns deles, como deputado estadual Maurício Eskudlark (PSDB) exercem o mandato como suplente.

Ao migrar para o PSD, Eskudlark também estaria pulando fora da coligação? E como fica a situação dos deputados do DEM que também mudarão de partido? Estou começando a concordar com a tese de que coligação não vale nada mesmo.

Estado de Carajás

Todo o destaque em cima da decisão do STF sobre a união dos homoafetivos deixou em segundo plano uma decisão da Câmara que também merece atenção: plebiscito para a criação de um novo estado.

Em até seis meses o Tribunal Superior Eleitoral terá de realizar plebiscito para decidir sobre a criação do Estado de Carajás, com o desmembramento de parcela do sul e sudeste do Estado do Pará.

A união dos homoafetivos não representa custo algum aos cofres públicos, já um novo estado significa muito. Serão criados Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e mais um monte de cargos que vêm pendurados em cada um deles.

Renovar com caras novas, não com as manjadas

Uma das justificativas para a criação do futuro novo partido do Gilberto Kassab cuja sigla é PSD, e não PGK, é a falta de um projeto político nacional e também de renovação.

Quanto ao projeto político nacional, ainda não se viu nada, mas quando se fala em renovação, ela realmente é necessária. Não se sabe como ainda o PGK, quero dizer PSD, será renovador com a presença de tanta gente manjada, mas em Santa Catarina, uma das lideranças emergentes surgiu num lampejo de renovação do antigo PFL.

A atual vereadora de Criciúma Romanna Remor, que também é suplente de deputada federal, foi candidata a prefeita de Criciúma nas eleições de 2000, então com 25 anos. Não venceu, mas desde então se consolidou no cenário político.

O antigo PDS, atual PP, também contribuiu na década de 90. O atual deputado estadual José Nei Ascari (ainda DEM), foi eleito prefeito de Grão-Pará em 1992 com 25 anos. E reeleito em 2000, pelo PFL já com 33 anos.

Alguém conhece uma sigla que tenha coragem de lançar candidatos tão jovens para o executivo?

O que vai sobrar do DEM

O futuro novo partido do Gilberto Kassab cuja sigla é PSD, e não PGK, está fazendo em Santa Catarina um grande rombo do DEM. Mas em outros estados do país o estrago ainda não é tão grande. Tanto que os líderes nacionais da sigla divulgam pretensões de lançar candidatos a prefeito no maior número de municípios possível. Isso é claro, onde sobrarem filiados.

“Ecad é maior que o Ministério da Cultura”, diz senador

Empresários do ramo de entretenimento musical, comunicações e artistas devem estar interessados na instalação de uma CPI com o objetivo de investigar as atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad). O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) é quem está recolhendo as assinaturas necessárias.

Segundo o senador, a CPI vai investigar supostas irregularidades praticadas pelo Ecad na administração dos direitos autorais e a possibilidade de existência de cartel no arbitramento de valores de direitos de artistas. A CPI também permitiria conhecer o modelo de gestão da organização.

Segundo o senador, a CPI não tem a ver com “qualquer intenção de extinguir o Ecad”, mas busca incentivar a transparência no escritório. Segundo Rodrigues, a movimentação financeira do Ecad é superior ao orçamento do Ministério da Cultura.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Agenda do Governador, 6/5

8:00 / 14:00 - Agenda interna

14:00 - Reunião com os Secretários da Fazenda, da Administração, da
Comunicação, da Educação e com o Procurador Geral do Estado.
Local: Gabinete do Governador - Centro Administrativo do Governo.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores