Páginas

domingo, 5 de agosto de 2018

E quatro candidaturas viraram duas

Como já era de se imaginar, as definições das chapas para a disputa das eleições ao governo de Santa Catarina ficaram para a última hora. As convenções foram sendo realizadas desde o dia 20 de julho, mas com atas abertas, homologações aprovadas e candidato nomeados, tudo ficou para os últimos minutos do dia 5 de agosto. E a decisão final ainda coube ao PSDB, que com reunião convocada para o domingo de manhã levou o assunto até o final da tarde.

No final, PSD e PP voltaram a se entender e o PSDB coligou com o PMDB. Após diversas reuniões e possiblidades de composição, Gelson Merísio (PSD) será o candidato a governador com João Paulo Kleinubing (DEM) de vice. Para o senado, Raimundo Colombo (PSD) e Esperidião Amin (PP). Já Mauro Mariani (MDB) será candidato a governador, tendo como vice Napoleão Bernardes (PSDB). Disputam o senado Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR). O PT vai de chapa pura com Décio Lima para o governo, Kiko de vice, e Lédio Rosa e Ideli Salvatti para o senado.

Desta forma teremos oito candidatos na disputa pelo governo de Santa Catarina. Além dos já citados acima, teremos ainda: Ângelo Castro (PCO), Carlos Moises da Silva (PSL), Ingrid Assis (PSTU), Leonel Camasão (PSOL), e Rogério Portanova (Rede).

Boeira fora

Para a região Sul, além da falta de representatividade nas chapas majoritárias, ainda terá a baixa do deputado federal Jorge Boeira (PP), que tentou ser candidato ao senado e sem conseguir, não vai disputar a reeleição.

Alianças sem projetos

Com as negociações até o fim do prazo legal, fica mais uma vez evidente que os partidos procuram se acertar nos nomes, e o projeto político fica em segundo plano. O tempo de televisão conta mais. Vemos alianças com siglas de histórico socialista com outras liberais. As chapas puras se formaram muito mais por isolamento do que por ideologia. E isso não é um problema só em nosso estado. As formações das chapas para presidente seguiram quase o mesmo ritual. Enquanto o eleitor se deixar iludir dessa forma, assim será.

PT com Décio Lima

O deputado federal Décio Lima foi confirmado como candidato a governador de Santa Catarina pelo PT. A homologação veio na convenção realizada neste domingo (5/8), em Blumenau. Para o senado foram confirmadas as candidaturas de Lédio Rosa e Ideli Salvati. A vaga de vice ficou indefinida, numa tentativa do partido de atrair o PCdoB para a aliança.
Décio Lima foi confirmado como o candidato do PT ao governo de Santa Catarina
Na Amurel, o partido terá apenas duas candidaturas, o ex-prefeito de Tubarão Olavio Falchetti volta ser candidato a deputado estadual, e o suplente de vereador de Tubarão Claudemir da Rosa será candidato a deputado federal. O gravatalense Vânio dos Santos, hoje residente em Florianópolis também poder ser candidato a suplente de Senador.

Ainda pelo Sul do Estado são candidatos a deputado estadual, o vereador Lauro Nogueira (Içara) e Sayonara Araújo Pessoa (Araranguá). Para deputado federal, o vereador de Forquilhinha Célio Elias também foi homologado.

Leia mais...
PSL com Carlos Moisés
PSOL com Leonel Camasão
MDB e DEM decidem candidaturas, mas aguardam PSDB
PSDB confirma Bauer e mantém ata aberta
PP confirma Amin, mas também deixa ata aberta
Merísio confirmado, mas ata fica aberta
PSTU com Ingrid Assis
Rede com Portanova

PSL com Carlos Moisés

A convenção do PSL catarinense que o partido disputará as eleições com chapa pura. O comandante Carlos Moisés da Silva será o candidato a governador de Santa Catarina pela sigla. A advogada de Chapecó Daniela Cristina Reinerh será a candidata a vice-governadora.
Daniela, Lucas e Moisés formam a chapa majoritária do PSL de SC
A convenção também homologou o vereador de Tubarão Lucas Esmeraldino como candidato a Senador. Para o legislativo, foram homologados o candidato a deputado federal Daniel Freitas (Criciúma), e os candidatos a deputado estadual Felipe Estevão (Laguna), Jessé Lopes (Criciúma) e Rodrigo Turatti (Araranguá).

Leia mais...
PSOL com Leonel Camasão
MDB e DEM decidem candidaturas, mas aguardam PSDB
PSDB confirma Bauer e mantém ata aberta
PP confirma Amin, mas também deixa ata aberta
Merísio confirmado, mas ata fica aberta
PSTU com Ingrid Assis
Rede com Portanova

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores