Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Brunel quer ampliar a base

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), ainda não escolheu o novo secretário da Indústria e Comércio do município. Disse que não tem pressa para definir e que pretender aproveitar a saída do ex-secretário Nilton Pereira (PTC), o Niltinho, para atrair um partido de fora da atual base aliada.

PSD: adesões e traições

As principais lideranças do DEM estão de saída do partido para participar da fundação do PSD, entre elas o atual governador Raimundo Colombo. Do jeito que está deviam apenas mudar o nome de DEM para PSD, quase do mesmo jeito que foi de PFL para DEM.

Mas o fato é que muita gente sente-se traída nesta história toda. E não são só os eleitores do DEM que votaram no partido porque ele representava oposição ao governo federal. Membros de outras siglas também estão com o mesmo sentimento.

O prefeito de Imbituba, Beto Martins (PSDB), por exemplo, lamentava sobre qual explicação iria dar para os eleitores e que pela segunda vez estava levando bola nas costas. Em 2006, pediu votos para Djalma Berger que depois deixou o PSDB para entrar no PSB. Em 2010 pediu votos para Jorginho Melo que agora pode seguir para o PSD. Em conversa com a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) pediu para que ela resistisse aos convites e que iria valer a pena continuar e manter a aliança com o PSDB, da qual o DEM também faz parte. Carmem disse que fica no partido, nem que seja para apagar a luz.

Entre as lideranças que decidiram mudar de partido a missão agora é garantir a adesão de prefeitos e vereadores. O secretário regional de Laguna, Christiano Oliveira já decidiu que segue para o PSD. Ele deve liderar o processo naquela região. Já conversou com o prefeito de Imaruí Amarildo Souza que ficou de conversar com a base de apoio, mas também deve aderir ao novo partido. Seguem também os vice-prefeitos de Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes e vereadores.

A outra prefeita do Democratas da região, Leonete Back de São Martinho, será procurada pelo deputado estadual José Nei Ascari. O deputado, inclusive, teve um encontro ontem com demistas da região de Araranguá. Lá são dois prefeitos e quatro vice-prefeitos do partido. Sentiu que a adesão será grande. Ascari também conversou com lideranças do partido em Criciúma, Içara, Forquilhinha, Urussanga e Orleans.

Em Tubarão, o grupo do vereador Jairo Cascaes já havia decidido na semana passada que seguiria os passos do governador Raimundo Colombo. Portanto o PSD já nasce na cidade com uma cadeira na Câmara de Vereadores.

A troca de siglas é um direito que as pessoas têm e que está sendo exercido a partir de uma brecha existente na legislação. Para fugir da infidelidade partidária fundam um novo partido agora e lá na frente ainda poderão fazer uma fusão, dando novamente liberdade para um troca-troca.

Tem jeito para acabar com esta situação? Tem, mas é difícil que ele apareça. A forma de acabar com este circo e com o total enfraquecimento dos partidos políticos é acabar com as coligações. Sem elas, por exemplo, o PSD terá nas eleições de 2012 um tempo muito pequeno em rádio e televisão. Mas como ninguém acredita que esta decisão seja tomada, o novo partido já tem até aliado definido para a próxima campanha eleitoral, o PSB, que vai lhe garantir a visibilidade.

E fica mais difícil ainda de acreditar no fim das coligações porque são os próprios parlamentares que decidem o que entre e o que não entra na reforma política. Alguém espera que eles decidam contra algo que os favorece?

Modelo de visitas será modificado

Outro motivo para deixar o Secretário Haroldo Silva (PSDB), o Dura, contente é que provavelmente nenhuma outra SDR terá a presença do governador durante tanto tempo. O modelo aplicado na semana passada no Sul do Estado dificilmente será repetido nas visitas que serão feitas para as outras 33 SDRs.

Se for mantido o mesmo ritmo as visitas só irão terminar em julho ou agosto. A proposta deve ser aprimorada, com agendas reduzidas e mais SDRs contempladas num mesmo dia.

Dura sorridente

Secretário de Desenvolvimento Regional Haroldo Silva (PSDB) era, e com razão, um dos mais sorridentes na passagem do governador Raimundo Colombo (DEM) por Tubarão. Dura organizou um prestigiado jantar na véspera e depois no dia da visita participou de uma agenda concorrida e objetiva. Agora aguarda para essa semana a noemação do restante da equipe da SDR para tocar, efetivamente, o trabalho.

Eleições nos novos municípios

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Torres Paladino, e a assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, reuniram-se nesta segunda (2/5) com a Comissão de Emancipação de Balneário Rincão para decidirem os procedimentos das eleições no novo município, localizado no Sul do estado.

Apesar de a criação do município ter sido convalidada em 18 de dezembro de 2008, quando foi promulgada a Emenda Constitucional nº 57, o pleito para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores só será possível em 2012 porque as eleições devem acontecer de modo simultâneo em todo o País, conforme prevê o artigo 29, inciso I, da Constituição Federal.

- E essa regra é a mesma que se aplica ao novo município de Pescaria Brava - observou Fávere.

A assessora-chefe esclareceu que não será necessária a criação de cartórios eleitorais, pois os novos municípios ficarão vinculados aos cartórios já existentes de Içara (Balneário Rincão) e Laguna (Pescaria Brava). O TRE-SC expedirá ainda um regulamento para esclarecer, por exemplo, como serão o procedimento de transferência de eleitores e as regras para os partidos.

PRTB sem Fundo Partidário por nove meses

A temporada de cortes no Fundo Partidário dos partidos políticos com problemas na prestação de contas recomeçou. O PRTB de Santa Catarina teve as contas de 2009 reprovadas e por isso ficará sem o repasse do FP por nove meses. Ontem encerrou o prazo para a entrega das prestações de contas referentes a 2010.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Charge do João Manoel

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 3/5

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Reunião da Comissão do Mercosul
Local: Sala de Imprensa
Horário: 18 horas
Em pauta: Eleição do vice-presidente

5 – Comissão de Transportes – Audiência pública “Situação das rodovias estaduais”
Local: Sala das Comissões
Horário: 18 horas
Em pauta: Foram convidados Valdir Cobalchini, secretário de Infraestrutura, e Paulo Meller, diretor do Deinfra

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores