Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quem se importa com o futuro?

Mais um assassinato registrado em Tubarão evidencia os problemas sociais da região e as causas da criminalidade continuam sem atenção. Pelo menos é a impressão que a gente tem.

Décimo terceiro assassinato do ano em Tubarão, 28º em toda a região o que significa que o problema não é isolado. Por isso querem que a gente se conforme com a situação porque a criminalidade cresce em todo o país e é assim mesmo. Com o desenvolvimento também vem a violência e coisa tal.

Só que não precisa ser assim, ou pelo menos não devia ser. Com planejamento e responsabilidade da classe política e gestores públicos e com cobrança, participação e envolvimento da sociedade poderíamos ter ações mais concretas nas causas e prevenções dos problemas sociais. Só que realmente estamos longe disso

Dois eventos esta semana dão um pequeno exemplo disso. Em Imbituba foi realizado na terça-feira (14/9) um encontro para discutir o desenvolvimento integrado, proposto pelo projeto Prosperidade Sul Catarinense. Lá foram abordados projetos para os próximos 30 anos, que é um tempo razoável quando se pensa em futuro. Neste tempo, por exemplo, estima-se que o município de Imbituba fique igual ou maior que Tubarão. Será que Imbituba vai ter que se conformar com o aumento da violência por lá também?

Mas pergunte quantos prefeitos ou vereadores, por exemplo, participaram do Seminário. Só um prefeito apareceu, e ainda chegou atrasado, mesmo sendo o anfitrião.

Ontem (16/9) aqui em Tubarão foi realizada uma audiência pública para discutir o déficit habitacional da cidade. Mais de três mil famílias precisam de moradia, o que demanda investimentos de 150 milhões de reais. Isso tem a ver com segurança, pois comunidades organizadas, urbanizadas, com escolas, posto de saúde, áreas de lazer tendem a afastar a criminalidade.

Os vereadores de Tubarão chegaram a realizar a sessão de ontem mais cedo com a justificativa de participar da audiência. Mas quantos ficaram lá até o final?

E olha que estou falando de pessoas que tem mandato, porque na hora da campanha, todos mostram interesse e depois somem das discussões.

Os temas que dizem respeito ao combate às causas da insegurança pública até estão sendo colocados em pauta. O envolvimento de todas as partes responsáveis ainda precisa melhorar e muito. Isso precisa mudar, caso contrário, vamos ficar só lembrando do tempo em que tínhamos poucos crimes.

Leia mais...
Seminário discute o sul mais dinâmico

Em forma para acompanhar caminhadas

Depois de quase uma campanha eleitoral inteira, os três principais candidatos ao governo do estado resolveram baixar em Tubarão quase que ao mesmo tempo. A cidade até agora não registrou nenhum comício dos candidatos, que tiveram somente passagens relâmpago por aqui.

Ideli Salvatti (PT) abre o desfile de caminhadas nesta sexta-feira à tarde e depois segue para Braço do Norte. No sábado, praticamente no mesmo horário, Ângela Amin (PP) realiza caminha em Capivari de Baixo e depois segue para Tubarão para entrevista na Rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM, enquanto que Raimundo Colombo (DEM) participa de caminhada em Tubarão e depois segue para Braço do Norte.

Se quiser acompanhar, o eleitor precisará estar em forma, pois as caminhadas têm quase ritmo de maratona. Os eventos servem para motivar a militância e medir forças e quase nada para divulgar propostas, com exceção é claro, da entrevista.

Entrevista por e-mail: candidato a deputado federal Edinho Bez (PMDB)

Confira a oitava entrevista da série que este blog está publicando com todos os candidatos a deputado estadual e federal da região. As entrevistas serão publicadas por ordem de chegada das respostas. Caso queira ler outras entrevistas clique na tag 'Por e-mail'


Edinho Bez (PMDB)
BLOG DO RAFAEL MATOS - Quais as principais propostas que você tem apresentado ao eleitor?
EDINHO BEZ - Dar continuidade ao meu trabalho, que é reconhecido por todos. Continuar a propor as reformas importantes para o País, como a Política, da Previdência, Tributária, da Segurança Pública, da Educação, Trabalhista e outras necessárias; lutar por um Projeto Agrícola definitivo, além de outras melhorias na área de infraestrutura. Também continuarei na luta para o resgate da credibilidade dos políticos, combatendo, entre outras mazelas, a corrupção

BRM – Caso seja eleito, como pretende colocar em prática estas propostas?
EB - Utilizando meu trabalho, minha experiência e a minha respeitabilidade na esfera federal, em especial no Congresso Nacional.

BRM – A ausência da verticalização nestas eleições permitiu um quadro bem confuso para candidatos e eleitores. Em alguns casos, diferenças históricas tiveram de ficar de lado. Qual a sua opinião sobre isso?
EB - Fazer a Reforma Política urgente, sob pena de diminuir o número de políticos sérios e comprometidos com a sociedade.

BRM – Durante a campanha, o candidato circula mais, vai a lugares que nunca, ou pouco, tinha ido e se depara com situações inusitadas. Qual situação nesta campanha lhe chamou mais a atenção até agora?
EB - Não é o meu caso, pois trabalho durante os 4 anos em Brasília e em Santa Catarina, em especial no sul do Estado. Além de conhecer muito bem Santa Catarina.

BRM – No TRE o senhor declarou que poderá arrecadar até R$ 4 milhões nesta campanha. Pretende divulgar o nome dos apoiadores e doadores?
EB - Não foi eu quem declarou, e sim os partidos da coligação que autorizaram a captação de até este valor, de acordo com a legislação. No entanto, ainda não sei quanto irei arrecadar, mas afirmo que ficará muito distante do autorizado. Quanto a divulgar os doadores, isto tem de estar registrado na prestação de contas que entregamos ao TRE.

Prioridades do Sul: Hospital de Laguna pede atenção

A atenção maior das autoridades políticas ao Hospital de Laguna que já foi referência na região e hoje atua com deficiência financeira é uma das reinvidicações da cartilha elaborada pela Facisc apresentada aos candidatos que concorrem às eleições deste ano. Como parte da série A Hora do Voto que a Unisul TV vai exibir até o fim das eleições, a instituição de saúde foi visitada para mostrar a expectativa em relação aos investimentos nessa área

Charge - Nunes

Mais charges do Nunes em Revista Hei!

Em campanha 17/9

Estadual
Joares Ponticelli (PP) - Realiza visitas e encontros em Laurentino, Agrolândia, Atalanta, Petrolêndia, Chadão do Lageado, Vidal Ramos e Aurora

Olávio Falchetti (PT) - acompanha a candidata ao governo Ideli Salvatti, em caminhada por Tubarão

Federal
Edson Firmino (PDT) - segue com a rotina de visitas, durante a manhã se reune com novos apoiadores da campanha. À tarde recebe estudantes para falar das propostas. À noite realiza panfletagem e reunião no Bairro Madre, Em Tubarão.

Ademir Mota da Silva - Milo (PT) - participa da caminhada com Ideli Salvatti, candidata ao governo, em Tubarão e Braço do Norte. Em Capivari de Baixo participa de reunião com moradores do bairro Santo André junto com o candidato a deputado estadual Olavio Falchetti.

Senado
Paulo Afonso Piovezan (PSOL) -  grava entrevista na Unisul TV

Governo
Ideli Salvatti - À tarde participa de caminhadas em Tubarão e Braço do Norte. À noite participa de comício em Araranguá e visita a Festa das Etnias em Criciúma.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores