Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Passou batido

O relatório da sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão de ontem (10/12) indica que o assunto envolvendo o presidente da casa, João Fernandes (PSDB), passou batido. Nenhum pedido de investigação foi feito pelos demais vereadores sobre as denúncias feitas pelo jornal Diário do Sul.

Fernandes passou a semana dando entrevistas em emissoras de rádio, explicando o assunto e garantindo que não há nenhuma irregularidade. Uma investigação oficial sobre o assunto é muito importante. Seja dos vereadores, do Ministério Público, é fundamental esclarecer os fatos.

O regimento interno da Câmara diz no Capítulo V, Art. 114, que o vereador, em viagem a serviço da Câmara para fora do Município, com autorização da mesa e conhecimento do plenário, é assegurado o ressarcimento dos gastos com locomoção, alojamento e alimentação, exigida sempre que possível, a sua comprovação, na forma da lei.

Portanto, o que João Fernandes foi fazer em Fortaleza deveria ser de conhecimento de todos. A responsabilidade de cobrar é de todos também.

O presidente do PSDB de Tubarão Antônio Bittencourt, o Toni, disse que trabalha sempre para contornar os problemas que surgem e que vai aguardar o desenrolar do caso para tomar alguma posição. Mas, o constante envolvimento de Fernandes em polêmicas tem tornado o trabalho dos tucanos cada vez mais difícil.

Pauta da Assembleia Legislativa, 11 de dezembro

1 – 3ª edição do Troféu Olívio Lamas de Fotojornalismo – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Associação Catarinense de Imprensa
Local: Hall da Assembleia Legislativa
Horário: 19 horas

A interiorização da UFSC e o Sistema Acafe

Por Leonel Camasão*

O recente seminário para debater um novo marco regulatório para as universidades comunitárias revelou a verdadeira situação do sistema Acafe em Santa Catarina: ele está à beira da falência. O evento contou com vários debates sobre o financiamento e a viabilidade econômica dessas instituições, ameaçada por vários motivos.

Enquanto o movimento estudantil acusa as reitorias de má-gestão e até mesmo de corrupção, propostas como a do deputado Darci de Matos (DEM) objetivam retirar dinheiro das universidades comunitárias para entregá-las às universidades privadas. Para piorar o quadro, a interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está sendo feita de maneira atropelada, ouvindo apenas a classe empresarial , aumentando o número de vagas sem estrutura para tal, com o objetivo de garantir mais recursos do Reuni. Isso mostra como os governos estão errando a mão nas políticas de ensino superior para a região.

Em Joinville, por exemplo, a Univille agoniza esperando que a prefeitura pague a dívida de R$ 21 milhões para bolsas de estudo. O pagamento foi suspenso no governo tucano de Marco Tebaldi e mantido pelo governo petista de Carlito Merss. Enquanto a Univille apela por socorro, a implantação da UFSC em Joinville já se demonstrou corroída por casos de corrupção na compra do terreno, denunciado pelo Ministério Público.

Escolheram uma área rural para construir a nova universidade, área essa que não possuí nem rede de água, esgoto ou energia. A localização da UFSC vai gerar crescimento desordenado, trânsito, acidentes e outros problemas nas proximidades da curva do arroz, o que não nos parece muito inteligente.

Dito isto, fica a pergunta: o que é mais caro hoje, federalizar a Univille, que tem 10 mil alunos e mais de 35 cursos, em todas as áreas, com toda a estrutura, ou torrar dinheiro público para construir uma universidade mal localizada, de um curso só? O que é custo-benefício para o governo? O que é custo benefício para a sociedade, para os professores, para os alunos?

Situação semelhante vive todo o sistema Acafe. Lideranças políticas querem criar a modalidade de público não-estatal, ou seja: financiar as universidades privadas com dinheiro público para garantir a rentabilidade do empreendimento.

Esse debate traz a chance de recolocarmos a política do ensino superior no caminho certo: federalizar Univille e o sistema Acafe, evitando a sua falência vai democratizar, de fato, o acesso ao ensino superior de qualidade em Santa Catarina. Interiorizar a UFSC, seus cursos e suas potencialidades, hoje, passa pela federalização das universidades comunitárias.

Leonel Camasão é jornalista e membro da Executiva Estadual do PSOL-SC

Senador Neuto de Conto fica ferido em acidente na BR-282

ESTÁ NO DIÁRIO.COM
O senador Neuto de Conto (PMDB), 71 anos, e Caroline Maldaner, 22 anos, ficaram feridos num acidente de trânsito à 1h20min desta sexta-feira na BR-282 em Bocaina do Sul, no Planalto Serrano.

Leia mais...
Senador Neuto de Conto fica ferido em acidente na BR-282 em Bocaina do Sul

Unisul ganha terreno para ampliar hospital de São José

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, esta semana, Projeto de Lei que concede um terreno de 300 metros quadrados à Unisul. Para a próxima terça-feira (15) está sendo prevista a aprovação da matéria em Plenário. A cessão é gratuita e terá duração de 20 anos.

O local será usado para a ampliação do prédio que abriga o Hospital Regional de São José, Homero de Miranda Gomes. A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), que enviou o projeto ao Legislativo no período em que governou o Estado.

No artigo segundo do projeto de lei está definido: “A presente concessão de uso tem por objetivo a disponibilização de área física, visando a permitir o acesso às tecnologias e o funcionamento de trabalhos de apoio pedagógico, grupos de estudos e estágios aos alunos dos cursos da área de saúde ofertados pela Unisul, inclusive para internato médico do Curso de Medicina”.

Com informações da AI/JM

Havan chega e Farol Shopping supera mil empregos

A rede de lojas de departamentos Havan inaugura neste sábado, 12 de dezembro, às 10 horas, no Farol Shopping, em Tubarão, a 16ª filial, como âncora do empreendimento. A loja de 3 mil metros quadrados representa um investimento de R$ 10 milhões do Grupo Havan no Sul do Estado, com a geração de 150 empregos diretos. Com ela o Farol Shopping supera a marca de 1.000 vagas de empregos diretos.

PT realiza reunião do Diretório Estadual e encontro com prefeitos

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina realiza duas atividades nesta sexta-feira em São José. A primeira delas é uma reunião do Diretório Estadual, que entre outros assuntos, avaliará o Processo de Eleições Diretas (PED), ocorrido no mês de novembro. Também definirá a data do Congresso Estadual do PT, quando a atual presidente do partido, Luci Choinacki, transmite o cargo ao presidente eleito, José Fritsch. No encontro ainda haverá um debate a respeito da política de candidaturas proporcionais – deputados estaduais e federais -, com mapeamento dos possíveis nomes à disputa de 2010.

Outra atividade que ocorre paralelamente é o encontro estadual de prefeitos e vices-prefeitos do PT, que conta com a presença de Olavo Noleto Alves, da Subchefia da Secretaria de Assuntos Federativos da Casa Civil do Governo Federal. Noleto assumiu o cargo de Alexandre Padilha, atual ministro de Relações Instituicionais.

O encontro de prefeitos e vices-prefeitos trata da relação da Secretaria de Assuntos Federativos do Governo Federal com as administrações municipais; da formulação de projetos para captação de recursos; e o calendário de apresentação de projetos em 2010, diferenciado por se tratar de ano eleitoral.

As atividades seguem até às 18h no Golden Executive Hotel, localizado na Rua São Benedito, 50, Serraria, São José, à margem da BR-101.

Com informaçõs da AI/PT

Triunfo que fracassa

A Construtora Triunfo, que de triunfo não trouxe nada para a região, será questionada hoje por vereadores de Tubarão junto ao Procurador Geral da República, Celso Antônio Tres. Eles vão tentar uma solução sobre o fracassado desempenho da empresa na obras de duplicação da BR-101, principalmente no trecho urbano de Tubarão.

De acordo com os veredores, o Governo Federal informa que todos os pagamentos estão em dia, no entanto os prazos para conclusão são marcados, remarcados e nunca terminam.

Pavan muda agenda em Tubarão

O envolvimento do vice-governador de Santa Catarina Leonel Pavan em inquérito da Polícia Federal já começa a mudar a agenda. Ele deve chegar mais tarde em Tubarão neste sábado para participar do encerramento da campanha de filiações Maratona 45 do diretório municipal. Com isso serão canceladas as participações no programa Grandes Temas da Unisul TV, que seria gravado às 9 horas e no programa Frente a Frente da Rádio Bandeirantes Tabajara AM, ao vivo, às 10 horas. O presidente da Assembleia Legislativa Jorginho Mello (PSDB) foi escalado pelo partido para substituí-lo.

O evento do diretório do PSDB de Tubarão está mantido e a expectativa é que sejam registradas 450 novas filiações.

- No primeiro momento vamos abonar as novas filiações que foram conquistadas ao longo desta nossa campanha. São nomes de peso que com certeza vão somar muito em busca das vitórias no ano que vem e o mesmo evento será uma confraternização entre todos os tucanos da região, para fecharmos este ano com chave de ouro, comemorando as conquistas que obtivemos, principalmente em relação à consolidação do Projeto do Partido de conquistar um representante tucano na Alesc - destaca o Coordenador Regional, Sargento Batista.

- Estamos contando com a contribuição de todos os filiados, que estão convidando seus parentes, vizinhos e amigos a fazerem parte do PSDB - acrescenta o presidente do PSDB de Tubarão Antônio Bittencourt, o Toni.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores