Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Alexandre Moraes quer se apresentar

A situação com o vereador de Capivari de Baixo, Valmiro da Rosa (PMDB), o Bila, ainda não foi resolvida, mas pelo que se percebe o pré-candidato a deputado estadual do PMDB de Tubarão, Alexandre Moraes, não vai esperar para partir em busca de apoios. Ele e o deputado federal Edson Bez (PMDB), o Edinho, planejam um roteiro pela Amurel para fortalecer o nome.

O grupo que apóia Alexandre Moraes quer evitar o que aconteceu com o vereador Jefferson Brunato (PSDB) em 1998, quando disputou o cargo pelo PMDB. Em alguns municípios teve as portas dos diretórios e gabinetes de prefeitos fechadas para a candidatura e o resultado se refletiu nas urnas, com apenas 7.779 votos.

Dessa vez querem a garantia de que o candidato tenha o direito de ser apresentado para as lideranças dos municípios. Mesmo naqueles que já tenham acordado compromisso com outros candidatos. Depois, com o projeto da candidatura apresentado, vão partir para o convencimento daqueles que estiverem indecisos.

Leia mais...
Moraes e Bila mantém conversas sobre pré-candidaturas
Partido grande dividido fica pequeno

Capivari de Baixo na Marcha a Brasília

Além de sessão de hoje (11/5), a Câmara de Vereadores Capivari de Baixo realiza mais uma na sexta-feira (14/5). Esta foi antecipada do dia 18 para permitir que alguns vereadores participem da 13º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 e além do presidente da Câmara, vereador Francisco Justino (PSDB), o Seu Chico, viajam os vereadores Fernando Silva (PMDB) e Elto Ramos (PDT), o Eltinho. A bancada do PP ficou de fora, pois já havia participado do evento em 2009.

As despesas, apesar de não confirmadas pela presidência, serão pagas pela Câmara de Vereadores.

Leia mais...
Vereadores estudam LDO 2001 de Capivari de Baixo

Firmino vice de Ângela?

O presidente estadual do PDT, Manoel Dias, confirmou em entrevista ao jornalista Eduardo Zabot, na Rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM, que o vereador tubaronense Edson Firmino (PDT) é um dos nomes cotados para ser vice na composição com a deputada federal Ângela Amin (PP).

O assunto foi tratado no café da manhã que ele teve com o presidente PP catarinense, deputado estadual Joares Ponticelli. Dias falou que os dois partidos devem confirmar apoio à candidatura de Dilma Roussef (PT) para a presidência. Assim, a ideia em Santa Catarina seria uma chapa com o PP indicando o nome para o governo, o PDT o vice, e Ideli Salvatti (PT) disputaria a reeleição para o Senado.

Cobranças na Câmara de Capivari de Baixo

Sessão da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo de hoje promete algumas polêmicas. Informações sobre uma despesa de R$ 274 mil reais, com fornecedor de Ituporã, e também o e-mail da Secretaria de Comunicação Social, divulgando ações de pessoas de fora da administração muncinipal, vão estar na pauta das discussões.

Leia mais...
E-mail pode derrubar Brunel?

Ministro de C&T abrirá Seminário de Inovação

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (PSB), fará a conferência de abertura do Primeiro Seminário Nacional de Inovação, no dia 19 de maio, em Tubarão. O ministro falará sobre “O Cenário Nacional da Inovação Tecnológica: Perspectivas e Desafios”. O evento é realizado juntamente com a Feincos 2010 e com o Workshop Sul Competitivo – Ciência, Tecnologia e Inovação.

A vinda dele foi viabilizada na semana passada com a confirmação do uso da estrutura da Casa Civil do Estado. Na vinda a Tubarão, o governador Leonel Pavan (PSDB), colocou toda a estrutura à disposição dos organizadores do evento.

Além do Ministro também já confirmaram presença representantes da Fundação Certi, Centro de Inovação da PUC-RS, e empresários.

Imaruí discute o uso de aviões na agricultura

Um Projeto de Lei deu entrada ontem na Câmara de Vereadores de Imaruí e promete polêmica. O proposta, dos vereadores Elina Roussenq e Vanderlei Cunha, o Vand, ambos do PMDB, proibe o lançamento de agrotóxicos por aeronaves nas lavouras cultivadas em imóveis na área territorial do município.

A principal cultura atingida pela lei seria a rizicultura. Em Imaruí, 68 produtores plantam arroz em 3.500 hectares, principalmente na localidade de Vale do Rio D’una. A produção estimada para este ano é de 490 mil sacas de arroz.

Desta localidade sai parte da água que abastece os municípios de Imbituba e Garopaba e a água descartada pelas lavouras desemboca na Lagoa de Imaruí.

Um dos argumentos é também que os agricultores são de fora da cidade, levam os lucros e os moradores ficam com os prejuízos. Então o conflito entre os pescadores e os produtores de arroz é grande.

Os produtos lançados pelos aviões são geralmente inseticidas e fungicidas, mas as aeronaves também são utilizadas para semeadura e aplicação de uréia, que não causam nenhum dano. A quantidade é receitada por técnicos e controlada.

Se não for feita por meio aéreo pode ser feito pela forma costal que usa máquinas terrestres. De forma aérea, argumentam os produtores, é mais rápida, não expõe o agricultor aos produtos e é mais controlada. Somente produtos das classes 3 e 4, que são as menos poluentes são permitidas.

Uma outra alternativa seria o investimento na agricultura orgânica, mais aí a produtividade é menor. Portanto o assunto é complicado e mexe com a cultura das pessoas. Para os produtores seria um erro optar pela proibição. Já para os pescadores seria uma forma de proteger a lagoa e a atividade pesqueira.

É um assunto isolado no município de Imaruí, mas que merece uma discussão ampliada. Não é apenas um tema econômico, mas ambiental.

Partidos pequenos e sumidos

Os partidos pequenos têm reclamado do pouco, ou nenhum, espaço que recebem na mídia sobre as pré-candidaturas. Mas acompanhe um exemplo de como é difícil, pelo menos para mim que moro em Tubarão-SC, escrever sobre eles.

O PCB, anunciou no final do mês de abril, a pré-candidatura a presidente do secretário geral, Ivan Pinheiro. Bom, como um blogueiro local, tento repercutir o assunto com gente daqui. O fato é que em nenhum município da Amurel o PCB tem diretório ou comissão provisória instalada e dessa forma fica difícil achar alguém.

Este é apenas um exemplo, pois o problema ocorre com os outros partidos pequenos. Consolidar estas candidaturas em partidos que não têm estrutura nos estados e municípios é uma condição muito difícil. Seria mais um sinal da necessidade de se fazer uma reforma política?

Leia mais...
Esquecidos pela mídia, pré-candidatos reclamam de cobertura eleitoral

PCB lança pré-candidato à Presidência da República

Plano de Carlos e Salários fica para outubro

O Plano de Cargos e Salários da Prefeitura de Tubarão deve ser votado no mês de outubro. A data foi anunciada pelo secretário municipal de Administração, Carlos Eduardo de Bonna Portão (PP), o Preto, durante a sessão da Câmara de Tubarão de ontem (10/5). Ele esteve na casa para responder aos questionamentos dos vereadores e disse que as sugestões enviadas serão incorporadas na medida do possível.

Com informações da AI/CVT

Evandro em Brasília

O vereador Evandro Almeida (PMDB) viaja para Brasília nesta terça-feira (11/5) acompanhando o deputado federal Edson Bez (PMDB), o Edinho, onde tratará de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil para obras de infraestrutura para Tubarão.

Na quarta-feira (12/5), participa de uma reunião com a Aprocat (Associação dos Profissionais do Ramo de Transporte) no Ministério dos Transportes, às 17 horas. Na quinta-feira(13), não participa da sessão legislativa, pois segue de Brasília direto para Chapecó.

Com informações da AI/EA

Leia mais em...
Acesso Sul de Tubarão: Dnit sinaliza obra complementar

Ultimato 1 – por Nunes

A estreia de hoje do blogue é a série de quadrinhos Ultimato, do cartunista Maurício Nunes de Souza. Esta é a primeira publicação deste estudante de Publicidade e Propaganda da Unisul. Os quadrinhos da série vão estar por aqui às terças e quintas-feiras, num total de 16 episódios. Nunes também vai aparecer no blogue com algumas charges.

Para o Ultimato, Nunes conta que a inspiração veio da Guerra do Afeganistão.

– Na época alguns soldados enviavam vídeos em câmeras digitais para familiares e amigos. Ao mesmo tempo grupos terroristas difundiam vídeos torturando prisioneiros.
Recebi um em que eles, todos encapuzados, degolavam um prisioneiro. Vídeo bem bizzaro. No caso, eu adaptei a ‘situação’ da tortura e o registro em vídeo – relembra.

Fã de Millor Fernandes, o cartunista Nunes gosta quando tem que interromper a leitura pra conter o riso. Também lê Angeli, desde a época da revista Chiclete com Banana, e acredita que foi uma grande influencia. Laerte e o xará Maurício de Souza também foram outros desenhistas que o atraíram. Entre os novatos, André Dahmer chama a atenção.

Nunes também é música e integra a banda Cavaleiros Marginais.

Abaixo você acompanha o primeiro quadrinho da série Ultimato.

No cardápio, as eleições

O presidente estadual do PP, deputado estadual Joares Ponticelli, iniciou a semana discutindo as eleições 2010. Nessa segunda-feira (10/5) jantou com o presidente do PR, deputado federal Nelson Goetten. Nesta terça-feira (11/5), começa o dia com um café da manhã com o presidente do PDT Manoel Dias. Nos dois encontros o cardápio fica em conversas sobre as intenções de coligação e propostas a serem apresentadas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores