Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Segundo voto é o favorito

Na reta final de campanha, as pesquisas eleitorais esquentam o clima e as polêmicas em torno dos favoritos para o pleito de 3 de outubro. Quem está na frente comemora, e quem está atrás contesta.

As pesquisas realmente ditam o ritmo das eleições. Seja porque podem influenciar o voto daqueles que estão indecisos, seja porque podem mobilizar ou desmobilizar os militantes e cabos eleitorais que trabalham na busca dos votos. Num dia, o resultado de uma pesquisa pode mudar completamente o ânimo de quem está envolvido numa campanha, para o bom ou para o mau humor.

Já o eleitor precisa ficar atento pois as pesquisas medem um determinado momento da campanha. Como o universo pesquisado é bem menor do que o real número de eleitores estas informações devem ser entendidas como um recorte de um espaço do tempo.

Em alguns casos, as pesquisas ainda tem a dificuldade de contabilizar os dados. A eleição do Senado, por exemplo. Este ano são dois votos. E nas pesquisas são consultadas as intenções para o primeiro e para o segundo voto. Somar tudo não dá e dividir por dois também não. Portanto é muito difícil prever o resultado.

O que eu acredito que é certo, é que nesta eleição de dois votos para o senado, o tal segundo voto é que vai decidir tudo. As vezes nem mesmo entre os candidatos de uma mesma chapa existe o apoio incondicional ao companheiro na disputa. Na prática, quase todos pedem pelo segundo voto.

Pois acompanhe este raciocínio. O primeiro voto de cada um, geralmente é diferente, já o segundo voto, muitas vezes coincide. Um eleitor, por exemplo, vota em candidato A no primeiro voto e no candidato C no segundo voto. Outro eleitor opta em candidato B no primeiro voto e no candidato C no segundo voto. Quem levou mais votos? O candidato C, que é a segunda opção de muita gente. E assim essa história segue.

Portanto, melhor do que acompanhar as pesquisas, o ideal é saber as ideias e propostas que cada candidato representa, não esquecer que a eleição tem dois turnos para governador e presidente e que cada eleitor tem direito a dois votos para o senado. O restante, é pura especulação.

Eleições 2010: Rogério Novaes (PV) fala sobre saúde

A Unisul TV exibiu mais um programa "A Hora do Voto Entrevista", que ao longo deste período eleitoral vem recebendo os candidatos ao governo do estado. Por ordem de sorteio, o convidado foi Rogério Novaes, do PV. Durante um hora, ele falou sobre diversas questões e agora vamos exibir um trecho da entrevista. Como critério, o mesmo utilizado em semanas anteriores, selecionamos a resposta dada a uma das perguntas feitas pela população

Entrevista por e-mail: candidato a deputado estadual Douglas Antunes (PSC)

Douglas Antunes (PSC
Confira a sexta entrevista da série que este blog está publicando com todos os candidatos a deputado estadual e federal da região. As entrevistas serão publicadas por ordem de chegada das respostas. Caso queira ler outras entrevistas clique na tag 'Por e-mail'

BLOG DO RAFAEL MATOS - Quais as principais propostas que você tem apresentado ao eleitor?
DOUGLAS ANTUNES - Estamos apresentando a proposta de criar um gabinete móvel em um trailer, que atenderá as pessoas e lideranças em todas as cidades sem precisar ir a capital; colocar duas vans à disposição dos grupos; uma reforma na educação, a começar por processo seletivo para diretores de escola de dois em dois anos, oportunizando a todos os professores formados e pós graduados o acesso à direção escolar sem vínculo político, assistência social a grupos, igrejas e entidades; trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa região.

BRM – Caso seja eleito, como pretende colocar em prática estas propostas?
DA - Sendo eleito tomarei iniciativas, sem esperar pelos outros deputados, pois entendo que se eu não fizer o que propus, serei mais um. Nosso gabinete móvel já será entregue no segundo dia de nosso mandato.

BRM – A ausência da verticalização nestas eleições permitiu um quadro bem confuso para candidatos e eleitores. Em alguns casos, diferenças históricas tiveram de ficar de lado. Qual a sua opinião sobre isso?
DA - Vejo que a reforma política tem que acontecer urgentemente, mas entendo que não pelos deputados e senadores, mas sim por plebiscito.

BRM – Durante a campanha, o candidato circula mais, vai a lugares que nunca, ou pouco, tinha ido e se depara com situações inusitadas. Qual situação nesta campanha lhe chamou mais a atenção até agora?
DA - Me chama atenção o fato de ver que os eleitores querem ganhar tudo na campanha e esquecem dos próximos quatro anos, o que nos trás uma realidade política decepcionante e um futuro comprometedor.

BRM – No TRE o senhor declarou que poderá arrecadar até R$ 2 milhões nesta campanha. Pretende divulgar o nome dos apoiadores e doadores?
DA - Com certeza, tudo que estamos fazendo em nossa campanha é dentro da legalidade, sendo eu cristão, não poderia ser diferente. Estarei prestando contas de tudo que fiz à nossa população. Mas fico triste, quando vejo eleitores dizendo que estão recebendo gasolina, dinheiro para colocação de placas e adesivos de certos candidatos, onde a pergunta que faço é a seguinte: Da onde vem esse dinheiro “sujo” e “corrupto”? Será que é declarado? Ficam essas perguntas para o eleitor analisar.

Ângela Amin participa de comício em Tubarão

A candidata ao governo pelo PP, Ângela Amin estará em Tubarão nesta terça feira, véspera de feriado, para uma reunião-comício. Na oportunidade, ela irá apresentar propostas para governar o estado de Santa Catarina, em especial para Tubarão e região. O encontro está previsto para às 20 horas, na Hangar
Eventos. Prefeitos, vereadores e lideranças de toda Amurel estarão presentes e os candidatos a deputado estadual e federal da região aproveitarão o evento para mobilizar a militância.

Lula inaugura lotes duplicados da BR-101

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Criciúma para inaugurar quatro lotes duplicados da BR-101 e ainda lançar editais para execução de novas obras na rodovia. Uma delas a autorização da licitação da ponte de Cabeçudas, em Laguna

Prioridades do Sul: saúde pública precisa de melhorias em Braço do Norte

Até o fim das eleições, a Unisul TV exbie uma série de reportagens que vai mostrar a expectativa dos eleitores em relação a investimentos em diversas áreas dos municípios do Sul do estado. Hoje, acompanhe as reinvindicações de moradores da cidade de Braço do Norte na área de saúde pública. Esse é um dos pedidos que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina também apresentou aos candidatos que concorrem às eleições deste ano numa cartilha elaborada pela instituição

Novaes defende desenvolvimento sustentável

O investimento em atividades menos poluentes, a chamada economia criativa, é uma das propostas defendidas pelo candidato a governador pelo PV, Rogério Novaes. Para ele é possível encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental buscando alternativas que permitam substituir o atual processo produtivo, sem barrar o crescimento econômico. Novaes foi o convidado desta segunda-feira (13/9) do programa A Hora do Voto – Entrevista da Unisul TV.

Durante o programa o candidato verde também explicou a proposta de redução das atuais 36 SDRs para 10, acompanhando o mapa das regiões hidrográficas do estado, e de redução das secretárias estaduais de 21 para 18.

– Organizando a gestão desses órgãos, acreditamos que as funções e atribuições serão melhor definidas e por consequência a aplicação dos recursos tratá mais benefícios para a população – explica Novaes.

Durante o programa, o candidato também respondeu a perguntas do público, de representantes da sociedade entre prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas e jornalistas. O candidato aproveitou as perguntas para falar do Plano SIM – Sistema Inteligente em Movimento, que ele acredita que se for colocado em prática irá contemplar as necessidades de cada região do estado.

Charge - Nunes

 
Mais charges do Nunes em Revista Hei!

Em campanha 14/9

Estadual
Joares Ponticelli (PP) - De manhã faz visitas em Imbituba. À tarde faz caminhada em Tubarão com saída do bairro Oficinas. À noite tem reunião com o PP de Jaguaruna e depois participa do encontro com Ângela Amin.

Douglas Antunes (PSC) - Dedica o dia para visitas a lideranças e empresas de Tubarão.

José Nei Ascari (DEM) - faz campanha em Garopaba pela manhã e contatos na Amurel à tarde. Encerra as atividades de terça-feira com ato de campanha em Siderópolis.


Federal
Edson Firmino (PDT) - Durante a manhã o candidato tem reunião com lideranças comunitárias. À tarde visita o Jornal Diário do sul. À noite participa da reunião da Comissão de Orçamento e Finaças  na Câmara de Vereadores e depois segue para o encontro com Ângela Amin, Manoel Dias e correligionários.

Romanna Remor (DEM) - concede entrevista Rádio Santa Catarina, em Tubarão, e depois segue para Imbituba e Imaruí onde realiza panfletagens e reuniões.

Senado
Wesley Collyer (PPS) - grava entrevista na Unisul TV.

Governo
Ângela Amin (PP) - à noite participa de encontro de campanha na Hangar Eventos, em Tubarão.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores