Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Presídios em condições de recuperar

Pesquisas divulgadas nos últimos dias apontam a redução de assassinatos em grandes cidades e o aumento nas cidades do interior. Em Santa Catarina a taxa é a menor do Brasil com média de 11,3 assassinatos por 100 mil habitantes, contra 17,8 da média nacional.

Isso quer dizer a situação por aqui está sob controle?

Estamos longe disso, especialmente em Tubarão, onde começamos hoje o quarto mês do ano e já estamos perto do índice anual.

Mas considerar que uma taxa de 11,3 homicídios por 100 mil habitantes é aceitável, até por ser o menor índice do pais não é normal.

O ideal era esta taxa ser zero, mas infelizmente, do jeito que a sociedade se comporta isso é impossível.

E é impossível porque temos muito para melhorar. Em toda esta discussão da violência em Tubarão se fala muito nas questões de prevenção. O que é corretíssimo!

É preciso melhorar a economia, para que a renda das famílias melhore e assim também melhorem as condições sociais, com educação de qualidade, saúde de qualidade, empregos com boa remuneração e entre tantas outras coisas boas que podem ocorrer.

Mas falar em segurança é também falar do sistema prisional. O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet (PMDB), que deixa o cargo para reassumir o mandato de deputado estadual, sempre fala que o atual governo dobrou a capacidade dos presídios no estado. Só que a quantidade de gente presa também aumentou, portanto, não se dá conta de construir presídio.

Aqui em Tubarão, depois de anos de discussões, finalmente se está construindo um novo presídio. Mas ele já tem previsão de ficar lotado acima da capacidade no primeiro dia de funcionamento.

Então, só construir presídio também não basta. É preciso trabalhar num sistema prisional que recupere os apenados para que eles não voltem mais. Hoje do jeito que é, são apenas depósito de gente que a sociedade quer ver longe. Mas temos que pensar mais na frente. Na ressocialização, em ensinar algo de bom e exigir uma mudança de comportamento.

Só varrer a sujeira para debaixo do tapete não basta.

Leia mais...
Índices de homicídio no País não se alteram entre 97 e 2007
SC tem menor taxa de homicídios

Um, dois, ou três? A dúvida do PP

O Partido Progressista poderá ter um, dois ou até três candidatos a deputado federal no Sul do Estado nas eleições de outubro. De acordo com o deputado estadual Valmir Comin (PP) tudo depende das chances dos pré-candidatos. Se não for encontrado um nome que apareça com reais chances de eleição, o partido pode ter um candidato em cada microrregião, a exemplo do que será feito na disputa de vagas à Assembleia Legislativa.

Um dos nomes que se apresentava para a disputa já foi descartado esta manhã. O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, em reunião do diretório local, decidiu que não vai renunciar ao cargo.

Continuam nas discussões os vereadores de Tubarão André May, o Deka, e de Criciúma Giovanni Zapellini.

O PP tem a projeção de eleger três deputados federais este ano e independente das chances dos nomes escolhidos no sul, o desempenho deles é importante para garantir a legenda necessária. Seria um risco calculado.

Os deputados Comin e Joares Ponticelli também têm interesse direto na escolha, pois um candidato a deputado federal forte ajuda na conquista de votos para estadual.

O deputado Comin diz ainda que é muito difícil avaliar o impacto que uma candidatura de última hora terá nas campanhas dele e de Ponticelli, mas ele acredita que o voto regional, que vem sendo incentivado por diversas entidades de classe na região deve contribuir para que não ocorra uma evasão de votos.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores