Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A fase dos boatos

Com a proximidade do dia das eleições, pesquisas reveladas e não reveladas, a onda de boataria começa a circular. Uma delas atingiu a candidata ao senado Beth Tiscoski (PP) e foi publicada na coluna Informe Político do Diário Catarinense desta quinta-feira (9/9). O texto dava conta de um boato de que Beth renunciaria, a pedido da candidata a governadora Ângela Amin (PP), para direcionar o segundo voto para Cláudio Vignatti (PT). Parte do dia da candidata foi dedicado a reafirmar a candidatura, que segundo ela deve estar incomodando, pois caso contrário ninguém estaria cobiçando o segundo voto dela. Para esta sexta-feira (10/9) ela também espera uma outra nota na mesma coluna, reparando a informação.

Contra o ócio

Nota publicada na coluna Visor, no Diário Catarinense, reforça a necessidade de oferecer atividades para os jovens e também permitir que eles trabalhem legalmente. Rafael Martini conta um exemplo de um tiroteio ocorrido num dos morros de Florianópolis e que foi observado por diversos jovens que estavam apenas “olhando o movimento” quando foram abordados pelos policiais.

O deputado Edinho Bez (PMDB) tem defendido na Câmara uma revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para que casos como o citado no DC, sejam cada vez menores. Ele propõe que menores acima de 12 anos possam trabalhar meio período com a autorização dos pais. Segundo o deputado, esta é uma das maneiras de tirar o menor do ócio, afastá-lo das drogas e dar noção de responsabilidade desde cedo.

Muita gente pode torcer o nariz para propostas como essa. Mas o que é melhor? Ter o tempo ocupado ou ficar “olhando o movimento”?

Só devolver o dinheiro é suficiente?

Os membros da Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores entregaram ontem o relatório sobre a investigação do uso indevido das diárias do vereador Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão e uma funcionária da casa.

Agora é aguardar pelo conteúdo oficial e que ele determine alguma ação mais concreta.

Pelas informações que já circularam nos jornais de hoje uma das orientações será a recomendação da devolução dos recursos gastos na viagem pelo vereador e pela assessora. É o que está ao alcance dos membros da comissão.

Mas os desdobramentos não precisam parar por aí.

Se o relatório da comissão confirmar que os recursos foram gastos de forma irregular e devem ser devolvidos, isso também confirma que houve quebra do decoro parlamentar e as punições podem ser mais severas, como a perda dos cargos por exemplo.

A percepção de vantagens indevidas, é uma das características da quebra de decoro parlamentar, que é nada mais nada menos, a conduta individual exemplar que se espera dos políticos.

Mas com a finalização deste relatório, outra pergunta fica no ar. Só este caso vai ser avaliado?

Veto aprovado em Capivari de Baixo

Como estava previsto, o veto do prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) à emenda do vereador Aílton Bitencourt (DEM) ao artigo 25 da LDO, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (8/9) na Câmara de Capivari de Baixo. O vereador Fernando da Casan (PMDB) não compareceu e não apresentou justificativa.

Na primeira votação da emenda ele havia votado favorável ao texto que limitava os poderes do poder executivo na execução do orçamento. Outro que também mudou de ideia e de opinião durante o processo foi o vereador Arlei da Silva (PPS). Com a emenda qualquer mudança na aplicação teria que ser aprovada pelos vereadores. Com o veto aprovado ontem, o executivo terá pleno controle sobre eventuais mudanças.

O auditório da Câmara ficou lotado na sessão de ontem e agora resta saber como irão reagir os funcionários da Casan que contavam com a oposição de Fernando por conta da intenção de Brunel em municipalizar o sistema em Capivari de Baixo.

Leia mais...
LDO de Capivari: veto na pauta

Entrevista por e-mail: candidato a deputado estadual José Nei Ascari (DEM)

José Nei Ascari (DEM)
Confira a terceira entrevista da série que este blog está publicando com todos os candidatos a deputado estadual e federal da região. As entrevistas serão publicadas por ordem de chegada das respostas. Caso queira ler outras entrevistas clique na tag 'Por e-mail'

BLOG DO RAFAEL MATOS - Quais as principais propostas que você tem apresentado ao eleitor?
JOSÉ NEI ASCARI – Entendo que o poder público precisa se aproximar cada vez mais do cidadão. Por isso defendo o fortalecimento dos municípios e das instituições locais. É nos municípios que as pessoas residem. É neles que efetivamente as coisas acontecem. Já as entidades prestam um relevante serviço à sociedade. Por isso merecem nosso apoio.

BRM – Caso seja eleito, como pretende colocar em prática estas propostas?
JNA – Hoje, os recursos financeiros e as ações do governo estão muito centralizadas. É possível dar aos municípios maior autonomia administrativa e financeira. É possível descentralizar ainda mais as ações, atribuindo aos municípios e instituições maiores responsabilidades. Para tanto, os municípios precisam receber mais recursos. Penso que isso é possível.

BRM – A ausência da verticalização nestas eleições permitiu um quadro bem confuso para candidatos e eleitores. Em alguns casos, diferenças históricas tiveram de ficar de lado. Qual a sua opinião sobre isso?
JNA – Mesmo nos municípios com divergências históricas, as lideranças partidárias estão entendendo o momento e apóiam a composição. As lideranças estão abrindo mão dos interesses partidários locais em favor de um projeto maior para Santa Catarina. Mas o que precisamos mesmo é da reforma política. Ela é prioridade. Nada disso estaria acontecendo se ela já tivesse sido aprovada.

BRM – Durante a campanha, o candidato circula mais, vai a lugares que nunca, ou pouco, tinha ido e se depara com situações inusitadas. Qual situação nesta campanha lhe chamou mais a atenção até agora?
JNA – Não me deparei, ainda, com nenhuma situação inusitada. Mas o que mais marcou a caminhada, até agora, foram as manifestações de apoio, grande parte delas vindas de pessoas que nem conheço, mas que de uma forma ou de outra se identificam com nosso projeto.

BRM – No TRE o senhor declarou que poderá arrecadar até R$ 2 milhões nesta campanha. Pretende divulgar o nome dos apoiadores e doadores?
JNA – Com certeza.

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - jbguedes.blogspot.com

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 8/9

O Legislativo Tubaronense estará reunido na quinta-feira, 9 de setembro, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa. Na Ordem do Dia, desta Sessão está previsto a deliberação das seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 04/2010, de autoria do Vereador Ivo Stapazzol, que dispõe sobre os critérios para concessão de licença especial para atendimento ao portador de necessidades especiais. Este projeto em sua primeira votação.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 136/2010, de autoria do Vereador Evandro Souza de Almeida, que declara de utilidade pública o Grêmio Recreativo Escolar de Samba Mocidade Acadêmica Fabio Silva. Este projeto em sua primeira votação.

Em campanha 9/9

Estadual
Joares Ponticelli (PP) - Pela manhã faz visitas a fábricas. À tarde visita o Padre Itamar - Humaitá, participa da Festa da Melhor Idade. Acompanhado do candidato ao senado Hugo Biehl, visita a Unividros e à noite participam de confraternizações

Carlos Stüpp (PSDB) - Visitas lideranças e apoiadores da campanha em Braço do Norte, Orleans e São Ludgero.

Alexandre Moraes (PMDB) - realiza visitas ao Giassi e Prolincon e à noite tem reunião em Braço do Norte.

Federal
Edson Firmino PDT - Pela manhã faz visitas em Pedras Grandes, Braço do Norte e Imbituba. À tarde tem reunião em Capivari de Baixo e entrevista no Notisul. À noite participa de eeunião de ideias e visitas no Bairro Recife.

Senado
Hugo Biehl (PP) - grava entrevista na Unisul TV. Depois acompanha Joares Ponticelli em visita a Unividros e à noite participam de confraternizações.

Beth Tiscoski (PP)
- grava entrevista na Unisul TV.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores